Capa do livro: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br>indícios de mudanças 2<br>Volume 32

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
indícios de mudanças 2
Volume 32

Autores: Valdilene Aline Nogueira - Uirá de Siqueira Farias - Daniel Teixeira Maldonado (Orgs.)

Esta obra tem como objetivo abrir as portas para que professores e professoras de Educação Física que ministram as suas aulas na escola possam narrar histórias sobre a organização do seu trabalho pedagógico. Ao ler os relatos de experiências aqui descritos, os interessados pela temática poderão compreender como docentes desse componente curricular tematizam com os estudantes projetos educativos relacionados com diversificadas manifestações da cultura corporal de movimento. Ainda terão o prazer de observar nos capítulos do livro experiências pedagógicas que relacionam os conteúdos da Educação Física com questões de gênero, econômicas, políticas, sociais e saberes da cultura afro-brasileira. Projetos educacionais com ações didáticas interdisciplinares e que se materializam na área de linguagens também fazem parte dos textos que serão lidos nesta obra. Após ter contato com todas essas experiências produzidas por estudantes e docentes que trabalham e estudam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos e em escolas não seriadas, podemos dizer que a Educação Física Escolar começa a ser pensada com uma nova tradição didático-pedagógica, onde as professoras e os professores do componente se preocupam em refletir com os/as estudantes sobre diversos conhecimentos que podem estimular a sua cidadania, além de pensar em novas estratégias de ensino e diferentes recursos didáticos, avaliar com diversificados critérios e instrumentos, organizar os conteúdos que serão desenvolvidos em diferentes anos/séries e desenvolver diversas práticas corporais durante os encontros.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1982-3
DOI: 10.24824/978854441982.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br>indícios de mudanças 2<br>Volume 32

ADMIR SOARES DE ALMEIDA JÚNIOR
Possui Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Especialização em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS, em Lazer pela EEFFTO e Mestrado em Educação pela PUC-MINAS. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atuou por mais de 20 anos na docência em Educação Física na Educação Básica. Vem atuando na formação inicial e continuada de professores de Educação Física. Professor Adjunto A do Departamento de Educação Física da EEFFTO da UFMG. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede na EEFFTO/UFMG. Docente do Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação (FAE-UFMG), na linha de Educação Física. Coordenador do Subprojeto de Educação Física do PIBID FAE/UFMG. Membro do grupo de Especialistas do Componente Curricular Educação Física responsável pela elaboração da versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular.

ALINE RODRIGUES SANTOS
Licenciada em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009) e especialista em Educação Física Escolar pela mesma universidade (2011). Formada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2015) e mestranda no Programa de Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Atua como professora e coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Vinhedo e se dedica estudar sua prática pedagógica, principalmente nos seguintes temas: metodologia de projetos, educação física escolar e formação de professores.

ANNA CAROLINA TAVARES
Graduanda em Pedagogia (UNOPAR). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES).

CLÁUDIO APARECIDO DE SOUSA
Mestrando em Educação. Bacharel e Licenciado em Educação Física. Licenciado em Pedagogia, ambos pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde pela Universidade Gama Filho. Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Professor de Educação Física no Ensino Fundamental I nas prefeituras de São Bernardo do Campo e Santo André.

CLÁUDIO MÁRCIO OLIVEIRA
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutor em Educação pela UFMG no ano de 2011. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, pertencente à Faculdade de Educação da UFMG (DMTE/FAE/UFMG), lecionando nos cursos de Educação Física e Pedagogia. Atuou também como Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo coordenador da subárea de Educação Física do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, vinculado à CAPES) nesta mesma instituição entre 2013-2016. Filiado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde 1994, ocupou o cargo de Secretário do CBCE em Minas Gerais (gestão 2014-2016) e atuou por duas gestões no comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Educação Física/Esportes e Escola (GTT-Escola, 2003-2005 e 2005-2007). Tendo atuado como professor por 16 anos em diferentes modalidades de ensino da Educação Básica, possui experiência nas áreas de Educação Física e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente desenvolve suas ações com ênfase nos seguintes temas de pesquisa e intervenção: Educação Física Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; relações entre corpo e educação; processos formativos e educação dos corpos/sentidos na cidade.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Especialista em Educação Física Escolar e em Pedagogia dos Esportes pela Universidade Gama Filho. Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo - GEPEFEC.

EVERTON UCELA ALVES
Graduado em Educação Física pela (FEFISA) Faculdades Integradas de Santo André (2004). Especialista em Educação Física Escolar na (FEFISA) Faculdades Integradas de Santo André (2007) e em Lazer e Recreação na (FEFISA) Faculdades Integradas de Santo André (2008). Mestrando em Ciências da Educação – Educação Inclusiva na (UFP) Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Atuou como Coordenador de Lazer em diversos projetos públicos e privados, também foi Tutor do curso PROINFO Integrado do Ministério da Educação. Como Professor de Educação Física Escolar atua desde 2007 com Educação Infantil e Ensino Fundamental I, na Prefeitura de Santo André e, a partir de 2012, atua no Ensino Fundamental II e Médio pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

FÓSFORO QUADROS
Graduado em Educação Física pela UNICAMP em 2013. Educador na Escola Projeto Âncora.

GISELE DA SILVA SOARES
Mestranda na Universidade Municipal de São Caetano do Sul em Educação. Graduada em licenciatura plena de Educação Física na Faculdade de Educação Física de Santo André (2005) e Pedagogia pela Universidade Nove de julho (2011). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luis (2013) e em lazer e Recreação na Faculdade de Educação Física de Santo André (2008). Atuou na área da Educação Física Escolar: no ensino fundamental I, II e médio pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, como Coordenadora de lazer e Recreação no Projeto Expresso Lazer da cidade de Santo André e Professora de Informática e Tecnologias na EJA da Prefeitura de Santo André. Atua desde 2007 como Professora de Educação Física Escolar da Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura de Santo André.

 

ISABEL PORTO FILGUEIRAS
É licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Educação pela USP. Atuou no curso de Educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 2003 a 2015 no qual foi docente de graduação e pós-graduação Lato Sensu. Atualmente é professora do programa de Mestrado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e assessora da área de linguagens no Instituto Ayrton Senna.

JOÃO PAULO SANTA BARBARA
Licenciado e Bacharel em Educação Física (Uniban), Educador do Projeto Âncora há 7 anos. É membro e produtor do grupo Dagbá Ijó, que tem como proposta a formação e o estudo das danças afro-brasileiras em diálogo com a arte e a educação.

JULIANA DO NASCIMENTO
Bacharel em Direito pela Universidade Braz Cubas – Mogi das Cruzes – SP (1996). Graduada em Educação Física – Licenciatura pela Faculdades Integradas de Santo André (FEFISA, 2007). Especializada em Exercícios Físicos Aplicados a Grupos Especiais (FEFISA, 2010) e Psicopedagogia Institucional (Faculdade de Educação São Luís, 2014). Atuou pelo período de 10 anos na área jurídica, 05 anos na Educação Física e Natação Adaptada em Escola Especial e atualmente há 08 anos como Profª de Educação Física Escolar do ensino infantil e fundamental I, na Prefeitura de Santo André. Autora do capítulo “Desmistificando a Africanidade na Educação Física Escolar” do livro Práticas Pedagógicas Inovadoras nas Aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças, coautora do capítulo “O Planejamento Compartilhado: a ressignificação da prática pedagógica durante as aulas de Educação Física Escolar” do livro Educação Física Escolar: Diferentes Olhares para os Processos Formativos e autora do artigo científico “Entre a tradição e o contemporâneo: o jogo de queimada e as diferentes possibilidades de utilização pedagógica na Educação Física Escolar”.

JULIANA FERREIRA NUNES DE ARAÚJO
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008), pós-graduada em Condicionamento Físico e Reabilitação Cardíaca para grupos Especiais, na Faculdades Metropolitanas Unidas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar. Já atuou como professora de Educação Física na rede Municipal de ensino de Barueri e hoje atua na rede Estadual de São Paulo.

LILIAN RAFAEL PEREIRA
Professora de Educação Infantil e Fundamental efetiva no município de Santo André. Pedagoga pela Faculdade Anchieta SBC (2009) e realiza Especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Conchas, FACON (2017).

LUCIENE FARIAS DE MELO
Coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Faculdade Piaget, graduada em Licenciatura plena em Educação Física pela Faculdade Integrada de Guarulhos, é especialista em Educação Física Escolar pela FMU, Mestre em Pedagogia do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esportes da USP e Doutora em Educação Física, nas áreas de Escola, Esporte, Atividade Física e Saúde pela Universidade São Judas Tadeu. Possui experiência profissional como professora de Educação Física em escolas da rede particular de Guarulhos, na Educação Básica, durante 8 anos. Atua como docente do Magistério Superior há 4 anos em diversos Cursos de Pós-graduação e na Graduação.

MARIA CELESTE ROCHA
Professora do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo e também professora de Educação Física na Educação Básica na Prefeitura Municipal de Vitória-ES. É formada em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui Mestrado em Educação Física (PPGEF - UFES). É também membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF), desenvolvendo pesquisas nas áreas de concentração: ‘Teorias pedagógicas da Educação Física’ e ‘Epistemologia da Educação Física’.

MARIA DAS DORES GONÇALVES CODECEIRA
DOS SANTOS
Professora de Educação Física e atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino.

MARIE LUCE TAVARES
Doutoranda em Estudos do Lazer, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Estudos do Lazer, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), e, Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Professora de Educação Física do Instituto Federal de Educação de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES), e membro do Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional em Lazer - ORICOLÉ. Possui experiência e atua nas áreas de Educação Física Escolar; Educação Física e Esportes; Educação Física e Pessoas com Deficiência; Lazer e Grupos Sociais; Gênero e Sexualidade; Lazer e Terceira Idade; Lúdico e Educação. Pesquisas nas áreas de Educação Física e Gênero, Atividade Física e Pessoas com Transtornos Psiquiátricos; Lazer e Idosos Institucionalizados; Lazer e Meio Ambiente; Lazer e Terceiro Setor; Esporte, Lazer e Políticas Públicas; e Lazer e Público LGBT.

MAURO STORANI PACHECO
Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fisioterapeuta pela Faculdade de Reabilitação da ASCE. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior Faculdade de Reabilitação da ASCE. Pós-graduado em Administração Escolar pela Universidade Veiga de Almeida. Pós-graduado em Educação Física Escolar – Educação Básica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concursado, ministrando desde 2007 aulas de Educação Física para o ensino médio e fundamental na Rede Estadual de Ensino. Concursado, ministrei de 2010 a 2012 aulas de Educação Física para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Rio Bonito. Desde 2014 atuando como professor do ensino médio da Escola de Referência do Estado (Colégio Estadual Chico Anysio), validando o projeto Dupla Escola, desenvolvido com metodologia diferenciada pelo Instituto Ayrton Senna de São Paulo (IAS).

MIRVANE DIAS DE SOUZA
Professora de Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1993), Belo Horizonte, MG. Pedagoga pelo Faculdade Mozarteum de São Paulo (2016). Especialização em Psicomotricidade pela Faculdade Campos Elíseos, São Paulo-SP (2015). Professora de Educação Física Escolar na Prefeitura de Santo André -SP, desde 2013. Atua na área da Educação Física Escolar desde 2006. Seus interesses e temas de pesquisa estão voltados para a discussão no campo da Educação Física Escolar, Infância/ corpos em movimento e esporte educacional.

OSVALDO LUIZ FERRAZ
Licenciado e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Pós Doutorado no Department of Education and Curriculum Studies - School of Education, University of Massachusetts, UMass-Amherst, Estados Unidos.

PETERSON AMARO DA SILVA
Professor do Estado de São Paulo desde 2009 e da Prefeitura de São Paulo desde 2014. Licenciado em Educação Física pela Faculdade Brasília de São Paulo/FABRASP (2008). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco/UNICASTELO (2012). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo/UNICID (2010). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Cidade de São Paulo/UNICID (2012). Especialista em Ensino Lúdico pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015).

RENAN LÜTKE GEHRKE
Entusiasta do Esporte. Mestrando em Educação Física (linha de pesquisa Fenômeno Esportivo). Pós graduado em Pedagogia do Esporte Educacional. Graduado em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, treinamento esportivo e basquetebol. Foi atleta da modalidade basquete. Atualmente trabalha com Educação Física Escolar.

RENATA SILVA BERGO
Professora Doutora do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF, na área de Educação Infantil e Estágio. Desenvolve ações de pesquisa e extensão principalmente nos temas: infância, antropologia e educação, cultura, processos de aprendizagem, formação de professores.

RENATO LEITE JÚNIOR
Licenciatura em Educação física pela FEFISA, Bacharelado em Educação Física pela USCS e pós-graduado em Educação Física pela Faculdade Gama Filho.

SANDRA REGINA BARBOZA DE OLIVEIRA
Possui graduação em Educação Física Licenciatura pelo Centro Universitário Católico de Vitória - UCV. Atua no âmbito da educação não-formal desenvolvendo atualmente Oficina de Capoeira no Centro Social de Educação e Cultura Fé e Alegria pelo projeto de Ocupação Social da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT). Dedica-se a estudos nas áreas de concentração Teorias e práticas pedagógicas da Educação Física e Formação inicial da Educação Física.

SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA
Graduada em Educação Física e em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar, ambas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo e doutorado em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Universidade São Judas Tadeu. Atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física. Coordenou o ECOLE - Espaço de Conhecimento do Lazer e do Esporte na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em aspectos pedagógicos e curriculares, principalmente nos temas: educação física escolar, currículo, didática, formação profissional e motricidade humana. Coordenou Projeto de Cooperação Internacional SEME-UNESCO para aprimoramento do programa Clube Escola. Avaliou e propôs indicadores de monitoramento e avaliação do Programa Residência Docente da CAPES em cooperação com a UNESCO.

 

SHEYLAZARTH PRESCILIANA RIBEIRO
Doutoranda em Estudos do Lazer pela UFMG (2013 - ). Mestre em Lazer pela UFMG (2010-2012). Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente é formadora do Programa Esporte e Lazer da Cidade e Vida Saudável do Ministério do Esporte em parceria com a UFMG. Participante dos grupos de pesquisa GESPEL e ORICOLÉ. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de lazer, formação profissional, currículo, PST - Programa Segundo Tempo.

THIAGO DA SILVA MACHADO
Professor do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo. Licenciou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Possui Mestrado em Educação Física (PPGEF - UFES), onde, atualmente, realiza seu curso de Doutorado em Educação Física. É também membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF), desenvolvendo pesquisas nas áreas de concentração: ‘Teorias pedagógicas da Educação Física’ e ‘Epistemologia da Educação Física’. Faz parte da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, no Estado do Espírito Santo.

UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Licenciado em Educação Física pela Faculdade Diadema. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho – SP e em Educação Física Escolar pela Universidade Estácio de Sá. Atua a sete anos na área da Educação Física Escolar no ensino infantil, fundamental, médio e EJA. É professor concursado na rede Municipal de Santo André e de São Paulo. Atualmente realiza o mestrado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu.

VALDILENE ALINE NOGUEIRA
Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Educação, com ênfase nas questões de Gênero e Raça também pela Universidade Federal de Viçosa. Pedagoga pela Universidade de Uberaba. Mestra e Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atuou como professora de Educação Física na Cooperativa Educacional de Viçosa na Educação Infantil, no Ensino Fundamental II e Médio. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de São Paulo e dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Universidade de Guarulhos - SP e do Instituto Piaget Brasil - Campus Suzano - SP.

VINICIUS DOS SANTOS MOREIRA
Professor de Educação Física escolar da rede municipal de Santo André e São Paulo, com experiência na educação infantil e ensino fundamental. Mestrando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Especialista em Educação Física escolar pela Universidade Estácio de Sá (2015), licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2008) e Bacharelado pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro - UNIÍTALO (2010).

WAGNER PULZI
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2014). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - UniFMU (2003), com Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (2006). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Assunção - UniFAI (2009), com Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Estácio de Sá (2015).