Capa do livro: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA <br>leitura, produção e métodos

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
leitura, produção e métodos

Autores: Denílson Pereira de Matos. (org.)

Resultado de pesquisas realizadas em pós-graduação, a obra “Língua Portuguesa leitura, produção e métodos” reflete sobre questões relacionadas às aulas de língua, tendo como motes: a leitura, a produção escrita e as possibilidades metodológicas que urgem motivadas pelos desafios de se ensinar e aprender o idioma nacional.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1932-8
DOI: 10.24824/978854441932.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA <br>leitura, produção e métodos

BETÂNIA FERREIRA DE ARAÚJO
Mestre em Linguística e Ensino pela UFPB, Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Santa Fé, Especialista em Docência do Ensino Superior e em Ciência da Educação pela FATIM, graduada em Pedagogia pela UFPE. Com publicações em congressos nacionais. Desenvolve pesquisa na área de linguística atua como Analista em Gestão Educacional no Governo no Estado de Pernambuco e na Secretaria de Educação de Olinda no Departamento de Política e Projetos Educacionais.

EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1982), mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). É professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, membro da Pós-Graduação de Linguística (PROLING) da UFPB, atuando na área de Aquisição de Linguagem. Interessa-se pelos processos de aquisição e desenvolvimento da fala e da escrita. Coordena o Núcleo de Estudos em Alfabetização em Linguagem e em Matemática, numa parceria com professores do Centro de Educação da UFPB. No Núcleo, ligado ao PROLING, atua na pesquisa e na extensão. Na extensão, desde 2014, na UFPB, coordena o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que é resultado de um compromisso formal assumido pelos governos federal, do distrito federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.  Foi avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e faz parte do banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

CARLOS WILSON J. PEDREIRA
Mestre em Linguística e Ensino pela UFPB/PB, Especialista em Língua Portuguesa pela FAPR/PR, Especialista em Pesquisa em Educação pela UNEB/BA e Graduado em Letras pela UPE/PE. Professor do Ensino Básico no Estado da Bahia. Publicações Revista GELNE, Revista Diadorim e no XI Conhecimento em Debate.

DERMEVAL DA HORA
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Lingu
ística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Livre de Amsterdam pela segunda vez ao longo do ano de 2010. Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia e sociolinguistica variacionista. Atualmente, como bolsista de Produtividade do CNPq 1B, desenvolve o Projeto “Variação Linguística no Estado da Paraíba – fase III: variação, estilo, atitude e percepção”. Foi Presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) no período de 31 de agosto de 2007 a 31 de agosto de 2009. Desde julho de 2007, é delegado da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) no Brasil. É Coordenador da Área de Letras e Linguística da CAPES (período 2011-2017).

NORMA DA SILVA LOPES
Pós-doutora pela Universidade Estadual de Feira de Santana, doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (com bolsa sanduíche em Macau, na China), Mestre em Letras e graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Bahia, atualmente é professor pleno da Universidade do Estado da Bahia, professora permanente do Programa de Pós-Graduação de Estudo de Linguagens (PPGEL), da Universidade do Estado da Bahia.Tem experiência na área de Sociolinguística.

CÍCERO JOSÉ DA SILVA
Mestre em Linguística e Ensino pela UFPB, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela FAFICA, Graduado em Letras-Inglês pela FAFICA, Professor da especialização na FBJ (Faculdade do Belo Jardim), Supervisor do PIBID pela FBJ, Professor de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de PE, Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de São Caetano, Integrante do grupo de pesquisa TLB, desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Textual e Linguística Funcional.

ONIREVES MONTEIRO DE CASTRO
Possui graduação em Letras (1984), Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior (1987) e Doutorado em Letras (Língua Portuguesa e Linguística) pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Estágio Pós-Doutoral pela UFPB, concluído 2013. Foi coordenador do Profletras da UFCG – CFP -Universidade Federal de Campina Grande. Foi Professor do Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Ensino – UFPB. Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão da UFCG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua materna e linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: educação – leitura – escrita, letramento; ensino – educação, discurso, linguística e alteridade.

FÁBIA SOUSA DE SENA
Mestre em Linguística e Ensino pela UFPB, Especialista em Supervisão Educacional pela FIP (Faculdades Integradas de Patos), Graduada em Pedagogia pela UFPB, graduanda em Letras/ Português pelo IFPB, Professora de Educação Básica e Supervisora Educacional da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, Tutora EaD do CLELP/UFPB, Integrante do grupo de Pesquisas TLB (Teorias Linguísticas de Base), desenvolve pesquisas na área da escrita e letramento do surdo.

MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Lingu
ística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, manhês, ensino-aprendizagem, subjetividade e interação. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

FABIANA GOMES CARVALHO
Mestranda em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Língua Portuguesa pela UERJ (2015).  Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Petrópolis (2014). Graduada e Licenciada em Letras Português-Francês pela UERJ (2010). Pesquisadora com interesse centrado nas questões referentes à estrutura e ao funcionamento da Língua Portuguesa.

MARIA TERESA TEDESCO VILARDO ABREU
Professora associada de Língua Portuguesa, Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutora em linguística pela UFRJ (2002); Mestre em linguística pela UFRJ (1992); especialista em linguística aplicada pela UERJ (1989). Pós– Doutoramento pela Universidade de Colônia, Alemanha (2017). Tem capítulos e artigos publicados em livros representativos da área. Pesquisadora com interesse centrado nas questões referentes à formação docente e ao processo ensino-aprendizagem de leitura e de escrita em língua materna.

JOELMA DOS SANTOS BARBOSA LINHARES GARCIA
Graduada em Ciências Econômicas (URCA/CE); Matemática (UECE/CE); Direito (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras/PB). Tem Especializalçao em:  Administração de Empresas (AED/PE); Metodologia do Ens. Fund. E Med. (UVA/CE); Docência do Ens. Sup. (Faculdade Kurius/CE); Direito Penal (FAFIC/PB). Mestrado em Ciências da Educação (Universidad Politécnica Y Artística Del Paraguay). Mestranda em Linguística (UFPB).

CÉLIA REGINA TEIXEIRA
Professora Doutora da Universidade Federal da Paraíba (2010). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1991), Especialista em Didática e Currículo do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992, 1998), Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é membro do núcleo docente estruturante do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Parecerista da Editora da Universidade Federal da Paraíba, Revista Brasileira de Educação, Teoria e Prática (Unesp), Cadernos de Pedagogia(Ufscar), Revista Internacional de Investigación en Educación e Revista Mágis. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas Educativas, Currículo e Cultura (CNPq). As publicações em periódicos estão inseridas no macro campo da Educação, discutindo os micro temas: Formação de Professores, Currículo e Avaliação Educacional. Projetos de Pesquisas e Orientações versam sobre o papel da escola e a importância do oficio docente, avaliação da aprendizagem, ensino e aprendizagem, escolas públicas e gestão escolar.

JOSÉ WALBÉRICO DA SILVA COSTA
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Especialista em Linguística Aplicada pela FUNESO/UFPB (2013). Licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Professor do Ensino Fundamental II, Médio e EJA. Atualmente é tutor do CLELP/UFPBVirtual e membro integrante do Grupo de Pesquisa TLB: Teorias Linguísticas de Base/CNPq/UFPB.

DENILSON PEREIRA DE MATOS
Doutor em estudos Linguísticos pela UFF, mestre pela PUC/RJ, Especialista em L Portuguesa UERJ e em EaD pelo SENAC e graduado pela UERJ. Prof. Adj.UFPB. Desenvolve pesquisa em Linguística Funcional e Linguística aplicada, esta, principalmente, nas discussões sobre letramento e trabalho e Língua e linguagem na EaD. Líder Gr. Pesq. TLB – Teorias Linguísticas de Base. Livros e DVDs publicados. Publicações em congressos nacionais e internacionais. Coord. Pós-graduação Lato sensu – EaD (CLEaD/CLELP)–UFPBVirtual. e PROLicen/UFPB.

LYEDJA SYMÉA FERREIRA BARROS CARVALHO
Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino, Mestra em Linguística em Ensino, UFPB,2017. Possui graduação em Licenciatura em Letras (1992), Graduação em Pedagogia UPE, (2014) Especialização em Língua Portuguesa UPE (1998), Especialização em Avaliação Institucional em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2003), Especialização Mídias na Educação pela UFRPE (2011), Especialista em Politica e Gestão Educacional em Redes Públicas, pela UFPE,(2012), Mestrado em Linguística e Ensino, pela Universidade Federal da Paraíba, (2017). Com experiência na EaD, como professora pró-tempore no curso de Pedagogia Virtual da Universidade de Pernambuco (UPE), nas disciplinas de projeto de pesquisa e Avaliação Educacional, prática pedagógica do ensino de língua portuguesa, linguagem e ensino e Formação de professores. Possui experiência na área de Administração e Planejamento Educacional, exerceu a função de Secretária Municipal de Educação, (2001-2004), com experiência na tutoria e gestão em EAD, exerce a função de coordenador de polo UAB Tabira-PE (2008 até o presente).

MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Doutora em Linguística, Mestre em Letras e Especialista em Língua Portuguesa. É Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, lotada no Departamento de Metodologia da Educação. É vinculada aos Mestrados Profissionais, um na área básica de Língua Portuguesa – Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, e outro em Linguística e Ensino – MPLE, ambos sediados na UFPB. Faz parte do Grupo de Pesquisa “Grupo de Estudo sobre Hipertexto, Arquivos Eletrônicos e Tecnologia Educacional – GEHAETE”, cadastrado no CNPq, em que pesquisa as práticas sociais de linguagem na era digital, com foco nos letramentos, no uso da tecnologia em sala de aula e na formação de professores.

NICETTE NAVARRO ALMEIDA DA SILVA
Mestre em Linguística e Ensino pela UFPB, Especialista em Psicopedagogia (FIP) Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar (UNINTER) Centro Universitário Internacional e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú/CE. Professora de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino do Estado da Paraíba.