Capa do livro: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DEBATE:<br> pesquisa e formação

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DEBATE:
pesquisa e formação

Autores: Tânia Regina Dantas - Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin - Sandra Aparecida Antonini Agne (Orgs.).

A presente obra resulta do trabalho de pesquisadores no contexto das edições dos Encontros Internacionais de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e caracteriza-se por um aprofundamento dos debates e sínteses realizados durante os encontros, como produtos de diversas pesquisas dos autores. Nessas pesquisas e debates, os autores propõem reflexões sobre o fazer docente, as políticas de EJA e a formação docente. Os capítulos estão organizados em três eixos: o primeiro situa pesquisas voltadas a Debates Teóricos e Políticos sobre a Educação de Jovens e Adultos; o segundo discute estudos sobre a Formação Docente para a Educação de Jovens e Adultos e; o terceiro apresenta Desafios das Práticas Escolares e Pedagógicas. As produções, expressas nesta obra, buscam constituir-se em uma oportunidade singular de estudos que integram pesquisadores em uma área de expansão e de constituição político-pedagógica, como é o caso da Educação de Jovens e Adultos. É nesse sentido que se justifica e ressalta o potencial acadêmico da presente obra, que articula investigações sobre diferentes aspectos da Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade da Educação Básica e como campo investigativo. É uma obra recomendada para professores, gestores, estudantes que trabalham, militam e/ou estudam sobre/na EJA ou que se interessam sobre esta temática.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1918-2
DOI: 10.24824/978854441918.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DEBATE:<br> pesquisa e formação

ALFREDO DA MATA
Pós-doutor em Educação a Distância pela Universidade do Porto, Portugal. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia/Université Laval, Canadá. Pesquisador do CNPQ. Professor do DMMDC e PPGEDUC da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

ANDRÉ VALENTE MAIA
Graduando em História Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

ANTONIO AMORIM
Pós-Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia; Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha. Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia com atuação no Mestrado em Educação de Jovens e Adultos. Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão, organização, tecnologia e políticas públicas em educação, com registro no CNPQ.

ANTONIO DIAS NASCIMENTO
Bacharel em Filosofa pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1977), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1985), Doutor em Sociologia com ênfase em Educação Popular pela – The University of Liverpool (1993), Inglaterra. Pós-doutor em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professor titular da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e atuante junto ao Curso de Comunicação Social e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação do Campus I.

CRISTIANE QUIMELLI SNOEIJER
Graduanda em História Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

CRISTINA MARIA COIMBRA VIEIRA
Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal. É investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS 20) e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM). Faz parte do Conselho Nacional de Educação, em representação das Organizações Não Governamentais de Mulheres. É Membro da Direção da Sociedade Europeia para a Investigação em Educação de Adultos (ESREA).

DANIEL BERGER
Licenciado em Geografa (UFSC,1995). Especialista em Educação de Jovens e Adultos na Modalidade Proeja Médio (CEFET, 2007). Mestre em Educação na Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores (PPGE/UFSC, 2009). Professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, licenciado para aperfeiçoamento profssional no curso de Doutorado em Educação Doutorando em Educação (PPGE/UFSC). Membro do Grupo do Grupo de Pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos – EPEJA (PPGE/UFSC). Membro da Coordenação do Fórum Estadual de EJA de Santa Catarina.

EDITE MARIA DA SILVA DE FARIA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (1997), Especialização em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2001), Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Professora Adjunta do Departamento de Educação – Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia e Professora Permanente do Mestrado Profssional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)/UNEB.

ELISON ANTONIO PAIM
Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vice-líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC-UFSC), vice-líder do Grupo de Pesquisas Rastros (USF), membro do Grupo de Pesquisas Kairós (Unicamp).

HANEN KANAAN
Mestre em Educação pela UNIVILLE (2016) com Especialização em Políticas Públicas (UDESC/2004) e Licenciatura em História (UNESC/2001). Formadora do sindicato dos Metalúrgicos de Joinville. Desenvolve atividades formativas em coletivos de mulheres em Joinville e programas educacionais com recorte de gênero.

ISABEL SOFA FERNANDES MOIO
Licenciada e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e bolseira de investigação/doutoranda na mesma área, na especialidade de Educação Permanente e Formação de Adultos, na mesma instituição, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), no Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais. Possui Pós-Graduação em Orientação Vocacional e em Economia Social.

JAQUELINE PEREIRA VENTURA
Doutora em Educação pela UFF. Docente da Faculdade de Educação da UFF e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. É pesquisadora integrante dos grupos Neddate/UFF, EJA Trabalhadores/UFF e LIEJA/UFRJ. Pesquisa nas áreas de Trabalho e Educação e Educação de Jovens e Adultos.

JOAQUIM LUÍS MEDEIROS ALCOFORADO
Doutor em Ciências da Educação, especialidade em Educação Permanente e Formação de Adultos e Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sendo Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária e Membro da Coordenação do Doutoramento em Ciências da Educação. É Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS 20), integrando projetos e grupos de estudo, nacionais e europeus, relacionados com Políticas Públicas de Educação e com Educação e Formação de Adultos.

MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997), Especialização em Planejamento e Gestão Educacional, Psicopedagogia escolar, mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Professora e orientadora do programa de Mestrado Profssional de Jovens e adultos da UNEB.

MARIA HERMÍNIA LAGE FERNANDES LAFN
Graduada em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Atualmente é professora Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, políticas públicas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA – EPEJA.

MARIA MARGARIDA MACHADO
Pós-doutora e doutora em Educação. Pesquisadora e professora da Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Educação. Dialoga com os seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos trabalhadores, experiência municipal de EJA, formação de professores, políticas educacionais e política de educação em Goiás.

MARIA OLIVIA DE MATOS OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Mestrado em Calidad Educativa pela Universidade Autónoma de Barcelona (2001). Doutorado em Calidad y Procesos de Innovación Educativa – Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2012). Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB) e do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC).

MARISE NOGUEIRA RAMOS
Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profssional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal (2012). É Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Docente credenciada no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e de Educação Profssional em Saúde (EPSJV/Fiocruz), do qual foi coordenadora no período de 2008 a 2012.

PAULA CABRAL
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2007). Especialização lato sensu em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (2009). Mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013). Doutoranda em Educação na linha Ensino e Formação de Educadores na UFSC. Rita de Cassia Pacheco Gonçalves Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (1975), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), graduação em Licenciatura de 1º grau em Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2011). Professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e participa do Instituto de Educação Permanente.

SILVIA MARIA DE OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É sócia do Instituto de Educação Permanente, atuando na Formação de Professores, com ênfase em educação de jovens e adultos, alfabetização e letramento.

SANDRA APARECIDA ANTONINI AGNE
Pós-doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bióloga. Doutora em Agronomia pela UPF Universidade de Passo Fundo/RS. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Docente do Instituto Federal de Santa Catarina.

TÂNIA REGINA DANTAS
Doutora em Educação pela Universidad Autonoma de Barcelona, Mestre em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII-Vincennes, Mestre em Didática pela Universidade Autônoma de Barcelona, Especialista em Educação de Adultos, Licenciada em Filosofa pela UFBA, Líder do Grupo de Pesquisa Formação, Autobiografa e Políticas Públicas, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia.

VALCINEIDE SANTOS DE ALMEIDA
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2003) e Especialização em Política do Planejamento Pedagógico: Currículo, Didática e Avaliação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2006).Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC/UNEB. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação – SMED acompanhando o Programa Mais Educação – SMED/MEC.Coordenadora Pedagógica da Gerência Regional de Educação de Itapuã (GRE Itapuã/SMED). Atualmente é coordenadora pedagógica na Gerência Regional de Educação de São Caetano (GRE São Caetano/SMED) e professora da Rede
Municipal de Ensino de Salvador.

VALDO HERMES DE LIMA BARCELOS
Pós-Doutorado em Antropofagia Cultural Brasileira (2009), Doutorado em Educação (UFSC, 2001), Mestre em Educação (UFSM, 1996). Pesq. Produtividade-1-CNPq. Prof. Associado-IV-CE-PPGE-UFSM. Membro da Academia Santamariense de Letras (ASL). Ocupando a Cadeira n. 26 cujo Patrono é o Escritor Cyro Martins.