Capa do livro: EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE:<br>lugares, saberes, práticas e conflitos

EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE:
lugares, saberes, práticas e conflitos

Autores: Raquel Alves Sobrinho - Jurandir de Almeida Araújo - Deyse Luciano de Jesus Santos (Orgs.).

Conquanto uma nação multicultural e pluriétnica, o Brasil – nas suas relações sociais, étnico-raciais, econômicas, políticas, culturais – é injusto, desigual e permeado porpráticas e atitudes racistas, sexistas, homofóbica, entre outras formas de opressão e discriminação, como pondera Araújo (2017). A escola que deveria ser um espaço de desconstrução de tais situações estigmatizastes, não indiferentes as outras instituições sociais, reproduz e, em muitas situações, se omite ou promove as desigualdades entre os sujeitos por ela atendidos. A partir dessa compreensão, o livro “Educar na e para a Diversidade: lugares, saberes, práticas e conflitos”reúne uma coletânea de artigos que traz para o debate temas diversos que abordam o pensar e o fazer educacional a partir da perspectiva da diversidade de sujeitos e culturas que se fazem presentes no ambiente escolar.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1879-6
DOI: 10.24824/978854441879.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE:<br>lugares, saberes, práticas e conflitos

JURANDIR DE ALMEIDA ARAÚJO
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) pela Justiça Social – ABRAPS. Ex-Bolsista do Programa Internacional de Bolsa de Pós-Graduação da Fundação Ford. Professor da Fundação Visconde de Cairu. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Justiça Social, Educação Infantil, Educação das Relações Étnico-Raciais, Religião, Movimentos Sociais e Organizações Sociais Negras.

DEYSE LUCIANO DE JESUS SANTOS
Doutorado e mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Graduação em História pela Universidade Católica do Salvador – Ucsal. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e em História e Cultura Afro-Indígena Brasileira pela Faculdade São Tomaz de Aquino. Membro do grupo de pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade. Professora da Rede Estadual da Bahia, da Faculdade Maurício de Nassau e da UNIME. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais, Religião e Religiosidade.

RAQUEL ALVES SOBRINHO
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma Del Sur – UNASUR. Especialização em Gestão e Auditória Ambiental pela Faculdade de Ciências Econômica da Bahia – FACCEBA. Graduada em Ciências com habilitação em Biologia pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA/CESA. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI). Tem experiência na elaboração e execução de projetos, nas áreas educacional, social e ambiental. É docente e coordenadora de cursos do magistério superior e de cursos técnicos profissionalizantes, lecionando disciplinas ligadas ao meio ambiente, social e metodologia científica, atuando nos seguintes temas: Organizações Sociais, Educação Infantil e Meio Ambiente. Está coordenadora de Projetos Sociais do Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo.