Capa do livro: EDUCAÇÃO EM FOCO:<br>questões e diálogos conexos

EDUCAÇÃO EM FOCO:
questões e diálogos conexos

Autores: Raquel Alves Sobrinho - Jurandir de Almeida Araújo - Deyse Luciano de Jesus Santos (Orgs.).

A escola, enquanto espaço de formação para a vida e para o mundo do trabalho, ou seja, de formação para o exercício da plena cidadania, influencia e sofre influência das mudanças que ocorrem na sociedade, como bem chama a atenção John Dewey (2007) no livro “Democracia e Educação”. Por essa ótica, o livro “Educação em Foco: questões e diálogos conexos” reúne uma coletânea de artigos, originados de pesquisas que versam sobre temas atuais no campo da educação brasileira. Temas emergentes que requerem um olhar mais atento, uma escuta sensível e um debate mais amplo e aberto por parte de todos os envolvidos com o processo educacional. Um debate que não se reduz apenas ao âmbito da pesquisa científica e ao espaço acadêmico, extrapola os muros das escolas e das universidades.

Impresso
de R$ 79,51 por
R$ 61,16
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 45,87

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1835-2
DOI: 10.24824/978854441835.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 278
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO EM FOCO:<br>questões e diálogos conexos

ORGANIZADORES

JURANDIR DE ALMEIDA ARAÚJO
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) pela Justiça Social – ABRAPS. Ex-Bolsista do Programa Internacional de Bolsa de Pós-Graduação da Fundação Ford. Professor da Fundação Visconde de Cairu. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Justiça Social, Educação Infantil, Educação das Relações Étnico-Raciais, Religião, Movimentos Sociais e Organizações Sociais Negras.

RAQUEL ALVES SOBRINHO
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma Del Sur – UNASUR. Especialização em Gestão e Auditória Ambiental pela Faculdade de Ciências Econômica da Bahia – FACCEBA. Graduada em Ciências com habilitação em Biologia pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA/CESA. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI). Tem experiência na elaboração e execução de projetos, nas áreas educacional, social e ambiental. É docente e coordenadora de cursos do magistério superior e de cursos técnicos profssionalizantes, lecionando disciplinas ligadas ao meio ambiente, social e metodologia científca, atuando nos seguintes temas: Organizações Sociais, Educação Infantil e Meio Ambiente. Está coordenadora de Projetos Sociais do Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo.

DEYSE LUCIANO DE JESUS SANTOS
Doutorado e mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Graduação em História pela Universidade Católica do Salvador – Ucsal. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e em História e Cultura Afro-Indígena Brasileira pela Faculdade

São Tomaz de Aquino. Membro do grupo de pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade. Professora da Rede Estadual da Bahia, da Faculdade Maurício de Nassau e da UNIME. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais, Religião e Religiosidade.

AUTORES

JONATHAS HENRIQUE BRITTO PORTO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, especialização em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, especialização em Avaliação Educacional pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias e mestrado Stricto Sensu no Programa de Postgrado em Maestría en Ciencias de la Educación pela Universidad Americana (Asunción – PY) além de ser graduando no curso de Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Atualmente ocupa o cargo de Especialista em Educação na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Feira de Santana/BA.

RUY BORGES CARNEIRO
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade do Noroeste de Minas Gerais – FINOM. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autonoma Del Sur – UNASUR.

CARLOS EDUARDO ALVES DA SILVA
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma Del Sur – UNASUR. Licenciado em Geografia pela UCSal. Professor da rede privada e da rede pública estadual e municipal de ensino de Camaçari-BA.

DEYSE LUCIANO DE JESUS SANTOS
Docente da educação básica da Rede Estadual de Educação da Bahia. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC-UNEB, Mestre em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC-UNEB, Psicopedagoga Institucional UFBA, Especialista em História e Cultura Afro-indígena Brasileira FSTA, Licenciada em História UCsal.

CLAUDIA FREITAS GÓES
Tutora à Distância da UNEB e FTC. Pesquisadora e Especialistas nas áreas de Educação Profissional e Educação a Distância, Historiadora sobre as relações afro-brasileira, Psicopedagoga, Pós-graduanda em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFBA. Graduada em História e Graduanda de Licenciatura em Pedagogia – FACIBA.

JOÃO ANTONIO DOS SANTOS GRILO
Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur – UNASUR. Graduado em Filosofia pela UCSAL. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e em Coordenação e Gestão Escola pela FACCEBA. Professor da Rede Municipal de Educação de Camaçari e da Rede Municipal de Educação de Dias d´Ávila.

LUIZ HENRIQUE DE SOUZA TEIXEIRA
Mestre Ciências da Educação pela Universidad Del Sur – UNASUL. Pós-graduado em Metodologia Para a Educação Profissional – UNEB, Especialista em Gestão Escolar – FBB e em Supervisão educacional – UNIVERSO. Licenciado em História – UCSAL. Professor da Rede Estadual de Ensino baiano.

SILENE ALENCAR PEREIRA ARRUDA
Mestre em Ciências da Educação pela Uinversidad Autónoma Del Sul – UNASUR. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Metropolitana de Camaçari.

JORGE MOREIRA DE OLIVEIRA
Mestre em Ciências da Educação. Graduado em Educação Física. Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

PATRÍCIA DOS SANTOS COSTA DE OLIVEIRA
Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialista em Educação Básica Integral pela Universidade Federal da Bahia. Gestora Escolar.

VANESSA SANTANA DA SILVA
Graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia: Institucional, Clínica e Hospitalar, pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA); Pós Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM); Mestrado em Ciência da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur (UNASUR).

ELINETE BRANDÃO MENEZES
Graduação em Educação Artística pela Universidade Católica do Salvador – Salvador, Bahia, Brasil – Especialização em Arte Educação pela FINOM-Minas Gerais; Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma del Sur – UNASUR.

MARIANA PORTELA MENDES
Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Especialista em Geografia e Meio Ambiente (FINOM) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur (Unasur).

DEISE PRISCILA DA COSTA DE SIQUEIRA
Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur – UNASUR. Graduada em licenciatura em matemática, professora de matemática.

MÔNICA TEIXEIRA AMORIM
Graduada em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Arquivologia e as Novas Tecnologias Documentais pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma del Sur.

MIRIÃ CONCEIÇÃO COSTA DA SILVA
Mestre em Educação pela Universidad Autónoma Del Sur – UNASUR.

GERSON ALVES DE SANTANA
Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur – UNASUR. Professor de Ensino Médio na Escola Estadual Maria Dagmar Miranda.

HÉNEL FRANCISCO L. DA SILVA FILHO
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana Del Paraguay. Professor de Ensino Médio no Colégio Estadual Governador Roberto Santos.

SILVANA FERREIRA DA SILVA
Doutoranda em Educação pela Universidad Nacional do Rosário. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

JURANDIR DE ALMEIDA ARAÚJO
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Pedagogia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps). Professor Formador do curso de Pedagogia EAD/UEFS.

RÚBIA MARA DE SOUSA LAPA CUNHA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado da Bahia – UFBA. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora efetiva da UNEB, Campus IV.

MARIA EVA VIEIRA NEVES
Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur – UNASUR. Graduada em Pedagogia pela FEBA. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Hospitalar pela UNESI. Coordenadora Pedagógica.

SANDRA MARIA DO AMARAL N. DE ARAÚJO
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Salvador, Bahia, Brasil; Especialização em Mídias Educacionais (lato sensu). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB Vitória da Conquista. Brasil. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma del Sur (UNASUR – Asunción – Paraguay).

MARISETE DE JESUS CERQUEIRA CRUZ
Licenciada em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Católica de Salvador. Licenciada em Letras, Língua Inglesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade São Bento da Bahia. Mestra em Educação, interdisciplinaridade e Subjetividade, pela Universidad Autónoma Del Sur – UNASUR. Professora de Arte da Rede Municipal de Educação de Salvador.