Capa do livro: CONTRIBUIÇÃO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SINDRÔMICA:<br>significando o ensino da consulta de enfermagem

CONTRIBUIÇÃO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SINDRÔMICA:
significando o ensino da consulta de enfermagem

Autores: Cláudia Maria Messias - Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas

A obra apresenta o significado do ensino da Consulta de Enfermagem com Abordagem Sindrômica para Enfermeiros, docentes e assistenciais compreendida através da entrevista fenomenológica. Foi possível construir os “motivos-para” apreendendo o que se mostrou significativo em categorias concretas do vivido demonstrando e dando oportunidade de praticar a Consulta de Enfermagem com Abordagem Sindrômica no Contexto de Saúde, compartilhando assim a intencionalidade do ensino da Consulta de Enfermagem. A partir da ação em curso dos sujeitos, foi possível interpretar o “motivo-porque” na contextualização, compreendendo que nos hospitais de ensino, independente da abordagem, a Consulta de Enfermagem é realizada pelos Enfermeiros a partir das necessidades dos clientes. Neste contexto, os enfermeiros, sejam eles docentes/assistenciais, na sua intencionalidade, significam a ação do ensino da Consulta de Enfermagem como algo intrínseco, independente da abordagem praticada, pois o objetivo dos Enfermeiros é sempre oportunizar o desenvolvimento e a obtenção de conhecimento dos graduandos e pós-graduandos durante as relações de ensino.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1806-2
DOI: 10.24824/978854441806.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 66
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CONTRIBUIÇÃO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SINDRÔMICA:<br>significando o ensino da consulta de enfermagem

CLÁUDIA MARIA MESSIAS
Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa-UFF; Doutora em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Possui Especialização em Centro Cirúrgico; Enfermagem Obstétrica; Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão Avançada em Sistema de Saúde e Docência na Saúde. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Barra Mansa – RJ. Atualmente é professora auxiliar da Universidade Castelo Branco e funcionária pública do Hospital Municipal Miguel Couto e Hospital Federal Servidores do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Sindrômica adolescência, HIV, Consulta de Enfermagem, Ensino e Saúde do trabalhador.

ANN MARY MACHADO TINOCO FEITOSA ROSAS
Enfermeira. Professora Associada do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ). Mestrado (1999) e Doutorado em Enfermagem (2003) pela EEAN/UFRJ. Coordenadora do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher do Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (HESFA/UFRJ). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Enfermagem certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).