Capa do livro: PARADIGMA CULTURAL II:<br> gênero, educação, trabalho e etnias

PARADIGMA CULTURAL II:
gênero, educação, trabalho e etnias

Autores: Edonilce da Rocha Barros - Carla Conceição da Silva Paiva

As autoras/organizadoras apresentam uma coletânea de textos, dividida em duas partes, ambas com seis artigos cada, defendendo a relevância de expor a formação de profissionais da educação quanto às temáticas sobre sexualidade, relações de gênero e sua compreensão no contexto escolar, ampliando também essa proposição para outros espaços sociais que se apresentam como potenciais espaços educativos e do exercício profissional. Parte-se do princípio de que é preciso promover movimentos exploratórios de renovação, crítica, expansão e revisão das mais variadas perspectivas históricas, teóricas, epistemológicas, empíricas e pedagógicas sobre as relações entre gênero, educação, trabalho e etnia, como semente de um outro paradigma cultural possível, que reduza ações preconceituosas, injustas e intolerantes e trabalhem na perspectiva da aceitação das diferenças e no reconhecimento da força da pluralidade, em todos os sentidos, na construção de um nova sociabilidade.  Para tanto, priorizou-se um conjunto de artigos que não consolidasse apenas uma visão simplista, monolítica sobre as questões estudadas; ao contrário, procura-se acolher uma diversidade de temas, matrizes teóricas e metodológicas, bem como formativas de autores e autoras que pesquisam, nos processos sociais, as questões que envolvem gênero, educação, trabalho e etnia.

Impresso
de R$ 50,28 por
R$ 43,08
Digital
de R$ 50,28 por
R$ 35,20

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1889-5
DOI: 10.24824/978854441889.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PARADIGMA CULTURAL II:<br> gênero, educação, trabalho e etnias

ALFRACIO FERREIRA DIAS
Doutor em Sociologia (UFS). Professor Adjunto do Departamento de Educação – DEDI e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED da Universidade Federal de Sergipe. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero – CNPq. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEPIMG/UFS). Editor-executivo da Revista Tempos e Espaços em Educação. Desenvolve pesquisa e extensão nos seguintes temas: Gênero e educação; Formação docente e diversidade sexual; Sociologia do corpo; Estudos Queer e Educação.

ANA PAULA SANTOS GRANJA RIBEIRO
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e pós-graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão e em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro pela UNEB.

CARLA CONCEIÇÃO DA SILVA PAIVA
Professora Assistente na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro, leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA e na graduação em Jornalismo em Multimeios. Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Mestre em Educação e Contemporaneidade, Especialista em Relações Públicas e Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

CERES MARISA SILVA DOS SANTOS
Professora Assistente na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro, leciona na graduação em Jornalismo em Multimeios. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade de São Paulo – USP, Mestre em Educação e Contemporaneidade e Especialista em Direitos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo e licenciatura em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DANILO BORGES E SILVA DE ARAÚJO
Estudante de graduação em Jornalismo em Multimeios na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro.

EDMERSON DOS SANTOS REIS
Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro, leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA e na graduação em Pedagogia. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Mestre em Educação pela Universidade du Quebéc a Chicoutimi e Graduação em Pedagogia com habilitação em Educação de Adultos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

EDONILCE DA ROCHA BARROS
Professora Adjunto na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro, leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA e na graduação em Pedagogia. Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.  Atua principalmente com os seguintes eixos temáticos: Agricultura Familiar; História e Memória; Desenvolvimento Territorial; Mulheres; Associativismo e Cooperativismo; Gestão dos Recursos Naturais e Ação Coletiva.

ESTHER BORGES MARTINS GOMES
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

ESTHER SANTANA DOS SANTOS
Estudante de graduação em Jornalismo em Multimeios na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro.

FLÁVIA MARIA DE BRITO PEDROSA VASCONCELOS
Professora Adjunto na Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e na licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto – Portugal, reconhecido pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Artes e Visuais pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Especialista em Arte-Educação e Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA e Graduação em Artes Plásticas com habilitação para o Ensino de Arte pelo Instituto ederal de Educação, Ciêdncia e Tecnologia do Ceará - IFCE.

IRENILDA MARIA DA SILVA
Estudante de graduação em Jornalismo em Multimeios na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro.

JAISLANE RIBEIRO DOS SANTOS
Estudante de graduação em Jornalismo em Multimeios na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro.

JESIÂNE LOPES DA SILVA
Professora de Geografia na Rede Estadual de Ensino da Bahia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, especialista em Geografia Cultural e Diversidade pela Faculdade Vasco da Gama e graduada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

JOSENILTON VIEIRA NUNES
Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro, leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA e na graduação em Pedagogia. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

JULIANO JOSÉ DE ARAÚJO
Professor Adjunto na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Vilhena, leciona na graduação em Comunicação Social - Jornalismo. Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestre em Comunicação e Graduação em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

LEANDRO SILVA NASCIMENTO
Professor da Educação Básica do Governo do Estado da Bahia. Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

LEONARDO FERREIRA PEIXOTO
Professor Assistente no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga – CESTB na Universidade do Estado do Amazonas – UEM. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, mestre em Educação pela Universidade Católica de Petropólis – UCP e graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

LUZINEIDE DOURADO CARVALHO
Professora Adjunta na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro, leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade - PPGED e na graduação em Pedagogia. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.

NELIA CRISTINA NASCIMENTO RAMOS
Professora na Rede Municipal de Ensino em Juazeiro. Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, especialista em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Possui licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade do Norte do Paraná.

PEDRO PAULO SOUZA RIOS
Doutorando em Educação – PPGED – Universidade Federal de Sergipe. Professor Substituto na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, Senhor do Bomfim. Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Cândido Mendes e graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira.

SHEILA FEITOSA SANTOS
Jornalista em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Assessora de Comunicação de edil, na Câmara de Vereadores de Juazeiro-BA.

RAIANE BARBOZA DE SOUSA
Aluna Especial no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e Jornalista em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

VANESSA DA LUZ OLIVEIRA
Estudante de graduação em Jornalismo em Multimeios na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, Juazeiro.

WILLANY DA CUNHA REIS
Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, especialista em Educação de Jovens e Adultos e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.