Capa do livro: HOMOSSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: <br>a influência dos espaços educativos na constituição de identidades homossexuais

HOMOSSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO:
a influência dos espaços educativos na constituição de identidades homossexuais

Autores: Andréa Forgiarini Cecchin

“Esse amor é mal entendido nesse século, tão mal entendido que pode ser descrito como o `Amor que não ousa dizer o nome' e, por causa disso, estou onde estou agora. Ele é bonito, é bom, é a mais nobre forma de afeição. Não há nada que não seja natural nele. (...) Que as coisas deveriam ser assim o mundo não entende. O mundo zomba desse amor e, às vezes, expõe alguém ao ridículo por causa dele.”

Oscar Wilde

Esta obra é resultado de um estudo que procurou problematizar a relação entre a constituição das identidades homossexuais de homens adultos e suas vivências em espaços educativos formais, não formais e informais. Como ponto de partida para o desenvolvimento do estudo, foram formuladas questões que focalizam percepções e sentimentos desses homens adultos em relação a si próprios e aos outros, tendo em vista suas vivências nesses espaços educativos e, especialmente, suas experiências de discriminação e resistência. Apoia-se teoricamente nas contribuições da Psicologia Social Crítica (Ciampa, 2001; Jacques, 1998) e nos estudos de Trevisan (2000), Green (2000), Mott (2003), Nunan (2003) e Santos (1997). O método utilizado é uma análise compreensiva de base fenomenológica (Giorgi, 1978; Bernardes, 1989) e os sujeitos foram oito homens adultos que se identificavam como homossexuais. A compreensão do processo de constituição das identidades homossexuais emerge na trama dos temas que pretendem penetrar as essências do fenômeno, assim organizados: vivências em espaços educativos formais e não formais; vivências em espaços educativos informais; percepções sobre homossexualidade; experiências de discriminação e resistência. As reflexões elaboradas sustentam a tese deste trabalho: as vivências em espaços educativos formais, não formais e informais, de homens adultos que se consideram homossexuais, especialmente as que envolvem preconceito e discriminação, marcam a constituição das identidades desses sujeitos à medida que produzem maneiras singulares deles relacionarem-se consigo mesmo e com o mundo. O esforço de superação da condição de discriminação e preconceito, o qual pode configurar movimentos de resistência nos planos individual e social, imprime significados distintos na constituição das identidades homossexuais desses sujeitos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1535-1
DOI: 10.24824/978854441535.1
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

HOMOSSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: <br>a influência dos espaços educativos na constituição de identidades homossexuais

ANDRÉA FORGIARINI CECCHIN
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo INTERFACE – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade.