Autores: Fábio José Queiroz - Frederico Costa (Orgs.)
No centenário da Revolução de Outubro (para uns, simplesmente Revolução Russa), um grupo de intelectuais marxistas – uns de longa travessia, outros de breve contato com o legado – decidiu se empenhar com vistas a oferecer um panorama histórico-analítico do que considera o maior acontecimento do século XX.
Os temas são bastante variados e proporcionam autêntico caleidoscópio do processo revolucionário, que é capturado, ao mesmo tempo de modo sincrônico e diacrônico, e à luz das combinações mais interessantes, que, em última análise, decorrem dos impulsos investigativos dos autores do livro e, particularmente, de seus resultados mais significativos.
Trata-se de esforço indeclinável com o intuito de propor uma interpretação rica, matizada e sugestiva da Revolução de Outubro, levando em conta o ensaio de 1905, os nexos com a guerra, o significado de fevereiro, as atribuições dos sovietes, o lugar de proeminência do partido bolchevique, o papel do indivíduo na história (Lênin, Trotski etc.) e as repercussões da revolução nos vários campos da vida (arte, mulheres, direito, dentre outros).
Em tempos sombrios sobre os quais nos foram dados os direitos a viver e a lutar, os textos que compõem esta obra coletiva não somente recuperam uma página irrecusável da história, mas representam um impulso e um bafejo, tendo em conta menos o que passou do que os desafios e as tarefas da etapa histórica em curso.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1913-7
DOI: 10.24824/978854441913.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANDREYSON SILVA MARIANO
Professor da Rede Básica de Ensino (CE), Graduado e Mestre em História (UECE) e Doutorando em Sociologia (UFC).
CÍCERO AURELISNOR MATIAS SIMIÃO
Professor da Rede Básica de Ensino (CE), Graduado e Especialista em História (URCA) e Mestrando em Ciências Sociais (UFRN).
DANIEL FURTADO
Bacharel em Geografia (URCA-UECE) e Mestrando em Educação (UFC).
EDSON XAVIER FERREIRA
Graduado e mestrando em história pela Universidade Regional do Cariri (URCA), professor da rede básica de ensino. É integrante do Grupo de Pesquisa “Marx, classes sociais, ideologia, Estado e revolução” (URCA).
EMMANUELA HARAKASSARA RODRIGUES DE LIMA
Graduada em História e Especialista em Ensino de História, suas metodologias e Pesquisas (URCA), Mestra em História (UECE).
FÁBIO JOSÉ CAVALCANTI DE QUEIROZ
Graduado em História, Professor de Graduação e Pós-Graduação do Depto de História (URCA), Mestre e Doutor em Sociologia (UFC), com Pós-Doutorado em Educação (UFC). É líder do Grupo de Pesquisa “Marx, classes sociais, ideologia, Estado e revolução” (URCA).
FRANCISCO FELIPE SILVA
Estudante de História (URCA) e membro do Grupo de Pesquisa “Marx, classes sociais, ideologia, Estado e revolução” (URCA).
FRANCISCO LIRA DE LIMA
Professor do Ensino Fundamental, Estudante de História (URCA), e membro do Grupo de Pesquisa “Marx, classes sociais, ideologia, Estado e revolução” (URCA).
FRANCISCO NORMANDI DOS SANTOS JUNIOR
Graduado em história pela Universidade Regional do Cariri (URCA). É integrante do Grupo de Pesquisa “Marx, classes sociais, ideologia, Estado e revolução” (URCA).
FREDERICO JORGE FERREIRA COSTA
Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UECE e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social – MASS/UECE. Pesquisador colaborador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. Coordenador do Grupo de Pesquisas Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE.
JOHNNYS JORGE GOMES ALENCAR
Graduando em História (URCA), Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-URCA), integrante do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente (NEHSA) e do Grupo de Pesquisa “Marx, classes sociais, ideologia, Estado e revolução” (URCA).
JOSÉ EUDES BAIMA BEZERRA
Doutor em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), é integrante do Grupo de Pesquisa: Pragmática Cultural, Linguagem e Interdisciplinaridade – UECE (líder); Linguagem e identidade: Abordagens Pragmáticas – UNICAMP (pesquisador); GELP-COLIN (Cognição e Linguística) – UFC (pesquisador).
JOSÉ GONÇALVES DE ARAÚJO FILHO
Engenheiro Eletricista pela UFPB. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Organização do Trabalho pela UFPB. Mestre em Educação Brasileira pela FACED/UFC. Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Integrante do Grupo de Pesquisa “Marx, classes sociais, ideologia, Estado e revolução” (URCA).
KARLA RAPHAELLA COSTA PEREIRA
Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UECE. Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará – SEDUC/CE.
KÉVIA DANIELE DA SILVA
Graduanda em História (URCA), Bolsista PROAE-FUNCAP, integrante do Grupo de Pesquisa “Marx, classes sociais, ideologia, Estado e revolução” (URCA).
LUIZ DE SOUZA HENRIQUE COSTA
Graduado em História e Especialista em História do Brasil (URCA), Graduando em Filosofia (UFCA) e integrante do Grupo de Pesquisa “Marx, classes sociais, ideologia, Estado e revolução” (URCA).
MARILHIA PAULA DA SILVA
Graduanda em História (URCA) e integrante do Grupo de Pesquisa “Marx, classes sociais, ideologia, Estado e revolução” (URCA).
NATÁLIA AYRES DA SILVA
Mestra em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC (2011) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2009). Professora substituta no Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE.
NERICILDA BEZERRA DA ROCHA
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.
NIVÂNIA MENEZES AMÂNCIO
Graduada em História (UECE), Mestra em Educação (UFC) e Professora da Rede Básica de Ensino (CE).
PAULA EMANUELA LIMA DE FARIAS
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestra pelo Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.
THIAGO CHAVES SABINO
Graduado em Física e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
TÚLIO DE CARVALHO QUEIROZ
Graduando em jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).