Capa do livro: FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE:<br> história, políticas educacionais e práticas pedagógicas

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE:
história, políticas educacionais e práticas pedagógicas

Autores: Armindo Quillici Neto - Fernanda Duarte Araújo Silva - Vilma Aparecida de Souza

Nos últimos anos, pode-se constatar um aumento considerável nas produções acadêmicas que abrangem a temática da formação e do trabalho docente, sendo alvo de estudos e discussão, a partir de uma multiplicidade de olhares e de contextos. A presente coletânea, a partir de enfoques filosóficos, históricos, políticos e pedagógicos, tem a intenção de contribuir com a produção da área, com diferentes reflexões e investigações, sem a pretensão de exaurir a problemática em questão, uma vez que a temática formação e trabalho docente representa um debate em aberto. Espera-se, com este trabalho, oferecer uma leitura ampla e variada acerca da temática formação e trabalho docente, a partir das análises de autores de distintas especialidades e abordagens.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1877-2
DOI: 10.24824/978854441877.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE:<br> história, políticas educacionais e práticas pedagógicas

ORGANIZADORES

ARMINDO QUILLICI NETO
Graduado em Filosofia e Mestre em Filosofia pela Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Doutor em Educação, linha de pesquisa em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação, com orientação em Mestrado e Doutorado.

FERNANDA DUARTE ARAÚJO SILVA
Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal. Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Coordenou nos anos de 2012 e 2013 o PIBID/Subprojeto Educação Infantil (FACIP/UFU). Atualmente é Coordenadora do I Curso de Pós-graduação em Educação Infantil da FACIP/UFU. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias (GEPI) da FACIP/UFU.

VILMA APARECIDA DE SOUZA
Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/FACIPUFU. Atua principalmente nas seguintes áreas: Política e Gestão em Educação - Educação Especial e Inclusiva - Formação de professores - Prática de Ensino e Estágio Supervisionado e Educação à Distância. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Práticas em Educação Especial (GEPEPES). Professora formadora e pesquisadora do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (CEPAE).

AUTORES

ANALÚCIA DE MORAIS VIEIRA
Possui Mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e pós doutorado pelo Instituto de Estudos da Criança, na universidade do Minho/Portugal (2008). Desde 2011, tem projetos aprovados na PROGRAD/UFU referente a formação discente e o projeto atual tem como título: “A escola como espaço lúdico: a Brinquedoteca como possibilidade de construção da imaginação e da cultura”. Tem cursos pela Escola de Formação Loris Malaguzzi, com destaque para Reggio Children/Itália e Buenos Aires (2013). É docente efetivo na área de Educação Infantil, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU).

APARECIDA CARNEIRO PIRES
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui experiência na área de Educação Básica (infantil e ensino fundamental), na EJA – Educação de Jovens e Adultos, com a graduação presencial e em EaD – Educação a distância. Atuou também na pós-graduação lato sensu presencial e em EaD. Trabalha principalmente com os seguintes eixos temáticos (Educação Básica e Superior): Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores/as, Planejamento, Currículo, Gestão, Currículo, Avaliação, Didática e Prática de Ensino, Metodologia do Trabalho Científico, dentre outros.

ARMINDO QUILLICI NETO
Graduado em Filosofia e Mestre em Filosofia pela Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Doutor em Educação, linha de pesquisa em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação, com orientação em Mestrado e Doutorado.

CONCEIÇÃO MARIA ALVES SOBRAL
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC, na Linha de Educação, Currículo e Ensino. Professora da Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia – UESB / DCHL- Campus de Jequié. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Membro integrante dos Grupos de Estudos e Pesquisa em Ludicidade e Educação – LED UFC/ 2016; e o GEPEL – UFBA/ FACED. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência Universitária, Formação e Profissionalidade Docente, Ludicidade e Educação Infantil.

EGBERTO PEREIRA DOS REIS
Possui Licenciatura em Filosofia e Graduação em Teologia. Realizou o Mestra­do em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Gregoriana de Roma, onde apresentou a dissertação “Nietzsche Des­mistificado da Modernidade” e defendeu o Doutorado em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFS­Car), onde apresentou a tese “Os Intelectuais da Libertação e o Intercâmbio Educativo: uma leitura Gramsciana da Revista Eclesiástica Brasileira (REB) (1972 – 1986)”. Atualmente é professor e coordenador do Curso de Filosofia no Centro Universi­tário da Fundação Educacio­nal Guaxupé – MG (UNIFEG) e professor na Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC) Mococa – SP.

FERNANDA DUARTE ARAÚJO SILVA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP/UFU). Possui experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental como docente e coordenadora pedagógica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias (GEPI). Coordenadora do I Curso de Especialização em Educação Infantil da FACIP/UFU.

INAYÁ MARIA SAMPAIO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Especialização em Pedagogia Empresarial (2005) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, apresenta estudos na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do trabalhador, políticas sociais, educação profissional e ensino superior. Integra ainda, o grupo de pesquisa “Trabalho do docente nas instituições de educação superior do Observatório da Educação (OBEDUC) – Políticas da expansão da educação superior no Brasil, vinculado a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Coordenadora Pedagógica na Rede SESI-SP de ensino.

JACQUELINE ANDRADE CALIXTO
Doutoranda em educação na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

JOSIVÂNIA SOUSA COSTA RIBEIRO
Possui especialização em Pedagogia na Gestão Empresarial – IBPEX (2004). Graduada em Pedagogia com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Orientação Educacional. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins-PPGE. Participa do Grupo de Estudos em Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas, coordenado pela professora Dra Maria José de Pinho. Servidora da Universidade Federal do Tocantins-UFT.

LILIAN CALAÇA
Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Porto.

LUISA CERDEIRA
Doutora em Ciências da Educação, Especialidade Políticas e Organização do Sistema Educativo, pela Universidade de Lisboa, Mestre em Administração Escolar e Graduada em Economia. Professora auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Membro do Grupo de Investigação “Políticas de Educação e Formação / Política e Administração Educacional” inserido na UIDEF, tendo como principais focos de interesse as políticas de ensino superior, financiamento de educação e ensino superior gestão do ensino superior nos países e regiões de língua portuguesa. Pró-Reitora da Universidade de Lisboa (2010-2013) e Administradora da Universidade de Lisboa (2000-2010).

MÁRCIA CICCI ROMERO
Mestre em educação na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

MARIA HELENA CICCI ROMERO
Doutoranda em educação na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

MARIA JOSÉ DE PINHO
Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPQ categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Seminário de Pesquisa e trabalho de Conclusão de Curso. É professora no Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Leciona no mestrado e doutorado as disciplinas: Metodologia de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares; interdisciplinaridade e Formação Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. Leciona no mestrado a disciplina: Teoria da Educação e Docência universitária. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas e política educacional. Na graduação no Curso de Comunicação Social trabalha com as disciplinas: Seminário de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso e Estudos contemporâneos. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

NATANIEL DA VERA-CRUZ G. ARAÚJO
Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Tocantinópolis desde 2008. Doutor em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo sido bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Foi aluno de doutorado intercalar (sanduiche) no Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa (UL) tendo sido bolsista neste período pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Mestre em educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e licenciado em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Atuou profissionalmente na rede pública de educação básica pela Secretaria de Educação do Tocantins (SEDUC) de 2000 a 2010. Atuou na coordenação do curso de pedagogia de 2008 a 2012. Estuda os processos de expansão da educação superior, principalmente através da Educação a Distância (EaD). Tem publicações e participação em eventos nacionais e internacionais além de participação em vários livros.

NÍVIA FERREIRA DA SILVA MENEZES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia.

PÂMELA FARIA OLIVEIRA
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Católica de Uberlândia (2010), Mestrado em Educação pelo PPGED/ UFU (2011). É docente efetivo na área de Educação Infantil, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU).

PAULA AMARAL FARIA
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIMINAS (2006), Mestrado em Educação pelo PPGED/ UFU (2014) e é Doutoranda em Educação pelo PPGED/UFU (2016/2020). É docente efetivo na área de Educação Infantil, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU). Integrante do Grupo de Pesquisa em Processos de Significação dos Sujeitos e Espaço Escolar (GPPS) e do Grupo de Pesquisa Infâncias, docências e cotidiano escolar.

PEDRO RIBEIRO MUCHARREIRA
Professor Auxiliar Convidado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação, Especialidade Formação de Professores e Membro do Grupo de Investigação “Políticas de Educação e Formação” inserido na UIDEF- Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. As principais áreas de interesse centram-se na Economia da Educação, Financiamento da Educação e da Formação, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional Docente, Didática da Economia e na Contabilidade de Gestão. Membro do projeto de investigação do CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) – “Impactos da Redução do número de alunos por turma”, projeto financiado pelo Ministério da Educação de Portugal (2016-2017). Possui artigos científicos publicados em revistas portuguesas e estrangeiras, na área da Formação Contínua de Professores, da Didática da Economia e da Contabilidade de Gestão.

THALITA MELO DE SOUZA MEDEIROS
Possui graduação em Pedagogia. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. É membro do Grupo de Pesquisa Rede Internacional Investigando Escolas Criativas no Tocantins. Pesquisadora pelo CNPQ do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos da Infância e Linguagem-NEIL desde julho de 2013. Foi monitora da disciplina de Educação Ambiental no período de junho/ 2014 a abril/2015. Pesquisadora voluntária do Grupo ERA- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ensino Superior e Relações Raciais desde março de 2015. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professores.

VILMA APARECIDA DE SOUZA
Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus do Pontal/FACIP-UFU. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atua principalmente nas seguintes áreas: Estado, Políticas e Gestão da Educação – Políticas de inclusão e educação especial - Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Práticas em Educação Especial (GEPEPES) e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infâncias (GEPI) da FACIP/UFU.