Capa do livro: EDUCAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO:<br> reflexões de um saber-fazer coletivo

EDUCAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO:
reflexões de um saber-fazer coletivo

Autores: Edmerson dos Santos Reis - Adma Hermenegildo Rocha - Edilaine Carvalho Teles - Francisca de Assis de Sá (Orgs.).

A contextualização do currículo, talvez seja o movimento mais importante no processo de socialização de saberes protagonizado pela escola e seu corpo de educadores. Se a aprendizagem é algo que vai além do se ver para ter visto, mas aquilo que se se tem acesso, se compreende, aprende e apreendendo enquanto saber novo se ressignifica na vida para compreender os fenômenos sociais, culturais, históricos, econômicos físicos, químicos no mundo em que se vive e na natureza da qual somos oriundos, aí sim, o currículo e os conhecimentos diversos que perpassam à escola passam a fazer sentido quebrando as caixas das disciplinas e permitindo o surgimento de uma prática educativa fundada numa compreensão complexa, inter-multi e transdisciplinar da vida.
Portanto, são essas as tessituras que trazemos nesse livro, que tem sabor de infância, mas tem o desejo de construir pontes entre os processos formativos, a contextualização dos saberes, a infância, as tecnologias da informação e comunicação, o protagonismo infantil nos assentamentos dos trabalhadores rurais sem terra, o direito ao brincar e à
infância, a necessidade de construirmos e utilizarmos livros didáticos mais contextualizados à realidade dos sujeitos ativos do processo educativo entre outros, mas com um único intuito, contribuir com a construção de uma educação fundada na valorização do humano e na crença de que a escola ainda pode ser melhor do que aquilo que os interesses consumistas e do capital conseguiram fazer dela.
Eis o sentido dessa publicaçã
o!
Os organizadores

Impresso
de R$ 46,64 por
R$ 35,88
Digital
de R$ 43,08 por
R$ 26,91

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1861-1
DOI: 10.24824/978854441861.1
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO:<br> reflexões de um saber-fazer coletivo

EDMERSON DOS SANTOS REIS
Graduado em Pedagogia, Mestrado em Educação - Université du Quebéc a Chicoutimi,  e Doutorado em Educação pela UFBA, Professor Adjunto do DCH-III/UNEB, Membro do Fórum Nacional de Educação do Campo - FONEC, Membro da Rede de Educação da Semiárido Brasileiro - RESAB, Professor Permanente e Coordenador do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido da UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território - EDUCERE; Pesquisador do NEPEC-SAB e Coordenador do Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no Campus III da UNEB.

FRANCISCA DE ASSIS DE SÁ
Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa Educacional, Linguística Aplicada ao Ensino do Português e Ensino da Comunicação Social e graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (1983). Desde 1987 é Professora Assistente II do Ensino Superior no Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro/BA. Vice-Coordenadora do Projeto Reflexão dos Referenciais da Educação Contextualizada nos Campi da UNEB e membro do Grupo de Pesquisa EDUCERE.

EDILANE CARVALHO TELES
Docente dos cursos de Pedagogia e Comunicação da Universidade do Estado da Bahia, UNEB/Campus III, Juazeiro/BA. Pesquisadora do Grupo Educação contextualizada, cultura e território. Pedagoga - Licenciatura Plena pela UNEB, Especialização em Metodologia, ensino e extensão em Educação, Especialização em Educação e Novas Tecnologia da Comunicação e Informação, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Master em Tecnologias e Comunicaçã
o Multimídia (Universidade de Turim/Itália, 2004). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM/ECA/USP).

ADMA HERMENEGILDO DA ROCHA
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas - Campus III, Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Bolsista do Projeto de Pesquisa e Extensão Reflexão dos Referenciais Teóricos Práticos da Educação Contextualizada e Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território - EDUCERE.