Capa do livro: DOCÊNCIA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO:<br> experiências, perspectivas e desafios

DOCÊNCIA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO:
experiências, perspectivas e desafios

Autores: Lúcia Gracia Ferreira

Esta coletânea encontra-se na confluência de três temas – docência, currículo e formação. O livro oferece aos seus leitores um conjunto de textos de autores brasileiros que são resultados de investigações empíricas e teóricas vinculadas a dois eixos centrais, sendo: 1) subjetividades, práticas pedagógicas e ação docente; 2) saberes, dimensão formativa e curricular. Em seus capítulos, são debatidos aspectos das experiências, perspectivas e desafios sobre a tríade apresentada como tema, destacando a contemporaneidade dos mesmos, com discussão atuais. O leitor encontrará nestas páginas situações cotidianas da docência, reflexões sobre as práticas pedagógicas, experiências pedagógicas e curriculares, contribuições sobre saberes e aprendizagens docentes. A obra ressalta a importância do fazer docente e das especificidades que o envolve e traz importantes colaborações para a área de Educação e outras afins.

Impresso
de R$ 70,04 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 40,41

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1833-8
DOI: 10.24824/978854441833.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DOCÊNCIA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO:<br> experiências, perspectivas e desafios

LÚCIA GRACIA FERREIRA
Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Centro de Formação de Professores. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação e Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Líder dos Grupos de Pesquisa/CNPq: Docência, Currículo e Formação (DOCFORM) Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP). Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, docência, desenvolvimento profissional, abordagem (auto)biográfica, docência universitária, Didática e Currículo.

ROBERTA MELO DE ANDRADE ABREU
Licenciada em Pedagogia pela Faculdades Integradas Olga Mettig, mestre em educação pela Universidade Metodista de São Paulo, e doutora em educação pela Universidade do Estado da Bahia. É professora do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia do Instituto Federal da Bahia trabalhando com os componentes curriculares Didática e Avaliação da Aprendizagem. Como pesquisadora, desenvolve investigações na área de formação de professores, prática pedagógica e pesquisa em educação. Organizou dois livros da área de formação de professores e possui artigos científicos publicados em revistas científicas especializadas.

ANDERSON SILVA PEREIRA
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB/Campus de Itapetinga.

LUCIMAR GRACIA FERREIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB/Campus de Itapetinga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB/Campus de Vitória da Conquista.

EDUARDO PRESTES MASSENA
Professor de Música do Colégio Pedro II, Mestre em Educação/PPGEdu/UNIRIO, doutorando no PPGEdu/ UNIRIO.

ELIAS ALVES AMADOR
Graduando em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

FAGNER PASTANA
Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bolsista Pibid/CAPES coordenado pela Profa. Doutora Maria Luiza Süssekind.

LORENA AZEVEDO DO CARMO
Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como bolsista da monitoria na disciplina de currículo sob a coordenação da Profa. Doutora Maria Luiza Süssekind.

LUCIANA ANGRIZANI
Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO).

MARIA LUIZA SÜSSEKIND
Jovem Cientista/FAPERJ, Pesquisador Universal/CNPq,
Coordenadora do GT de Currículo/ANPED, Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores/GPPF, Professora PPGEdu - UniRio/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenadora PIBID/Interdisciplinar UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-Doutora em Currículo UBC/The University of British Columbia.

MANUELA PORTO
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bolsista Pibid/CAPES coordenada pela Profa. Doutora Maria Luiza Süssekind.

MATHEUS SALDANHA REIS
Graduando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atual bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UNIRIO coordenado pela Profa. Doutora Maria Luiza Süssekind.

RITA DE CÁSSIA SOUZA NASCIMENTO FERRAZ
Doutora e Mestre em Psicologia, Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Coordenadora do Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – CEPEP/UESB.

DIDIMA MARIA DE MELLO ANDRADE
Pedagoga, Doutora em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/ UNEB. Professora Adjunta da UNEB (Universidade do Estado da Bahia).

LUCIANE FERREIRA BOMFIM
Pedagoga, Mestranda pelo Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação – GESTEC/ UNEB,  Especialista em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e Atendimento Educacional Especializado.

DENISE APARECIDA BRITO BARRETO
Professora Titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. Mestra em Educação pela Faced/UFBA. Doutora em Educação pela Faced/UFBA e Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra/Portugal. Vice-coordenadora do PPGEd/ UESB.

CAMILA MOREIRA ALVES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Vitória da Conquista. Possui especialização em Educação, Cultura e Memória também pela UESB e em Coordenação Pedagógica: Supervisão e Gestão Educacionais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UESB, e faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (GEPEPJAI) UESB.

DEISE BECKER KIRSCH
Professora no Instituto Federal do Paraná/Campus Londrina. Graduada em Pedagogia (2004) e Mestrado em Educação (2007), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. Pós-Doutorado em Educação (2015) pelo Centro Universitário Salesiano de são Paulo/UNISAL.

AMANDA CAROLINY DOI
Aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Paraná/Campus Londrina. Bolsista PIBIC-Af/CNPq no projeto de pesquisa “
Formação inicial de professores: o perfil do aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas”, no período de julho de 2015 a agosto 2016, sob orientação da professora Dra. Deise Becker Kirsch.

NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (1999) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2003). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2010) com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra, Portugal. É pesquisadora e professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Desenvolve pesquisa, ensino e extensão na área de Prática Pedagógica em espaços educacionais. É autora do livro "Interdisciplinaridade: representações sociais de professores de matemática" e "Prática pedagógica interdisciplinar na escola fundamental: sentidos de professora". Professora de Prática de Ensino, no Curso de Pedagogia; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pratica Pedagógica em Espaços Educacionais (GEPPE), membro do grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis) e do Comitê Editorial da Revista Práxis Educacional, do Programa de Mestrado em Educação (PPGEd/Uesb). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Representação Social, Currículo, Prática pedagógica e Interdisciplinaridade. Coordenadora do
subprojeto de Pedagogia “A organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos (09): articulação e continuidade da trajetória escolar”/PIBID/UESB.

JOCILENE OLIVEIRA SANTOS BRITO
Estudante do Curso de Pedagogia (UESB) e bolsista do subprojeto de Pedagogia “A organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos (09): articulação e continuidade da trajetória escolar”/PIBID/UESB.

KAMILLA SOARES DE SOUSA DONATO
Estudante do Curso de Pedagogia (UESB) e bolsista do subprojeto de Pedagogia “A organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos (09): articulação e continuidade da trajetória escolar”/PIBID/UESB.

THIAGO LUIS SILVA DE OLIVEIRA
Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Instituto Federal Baiano, Campus Itapetinga.

CAIO CASTRO FREIRE
Graduado em Bacharelado em Biologia pela Universidade Federal de Alfenas, Graduado em Licenciatura em Ciências pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ensino de Ciências (modalidade Biologia) pela Universidade de São Paulo e Doutorando em Biologia Comparada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É membro do grupo de pesquisa LINCE - Linguagem e Ensino de Ciências.

MARCELO PEREIRA
Graduado em Licenciatura e em Bacharelado em Biologia. Mestre e Doutor em Genética pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É membro do grupo de pesquisa LINCE - Linguagem e Ensino de Ciências.

MARCELO TADEU MOTOKANE
Graduado em Licenciatura e em Bacharelado em Biologia. Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É líder/coordenador do grupo de pesquisa LINCE - Linguagem e Ensino de Ciências.