Capa do livro: INTERFACE ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O PROEJA:<br> uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

INTERFACE ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O PROEJA:
uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Autores: Josiane Costa Almeida - Antonio Jorge Paraense da Paixão

O trabalho da professora Josiane Almeida e do Professor Antonio Paraense apresenta elementos da história da Pedagogia da Alternância e suas concepções metodológicas e pedagógicas, especialmente no campo da avaliação do ensino e aprendizagem, enquanto proposta educacional para atender e compreender os estudantes, num sentido de lhes assegurar a formação humana. Pode-se observar que a proposta da Pedagogia da Alternância é associar as experiências científicas com o conhecimento popular, objetivando maior articulação entre escola, família e comunidade, ou seja, formar o sujeito do campo sem tirá-lo do seu convívio rural. Contudo, muitos desses desafios são pedagógicos e a Pedagogia da Alternância, visa a formação integrada dos filhos e filhas dos agricultores, que necessitam do trabalho agrícola. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral diagnosticar a Pedagogia da Alternância no IFPA – Campus Castanhal, município do estado do Pará, e as metodologias avaliativas do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio profissionalizante, denominado PROEJA Agroextrativista. Estudantes e professores afirmam que os instrumentos de avaliação continuam não considerando a realidade histórica e cultural dos jovens do campo. Dessa forma, os autores apresentam proposta de avaliação do ensino e aprendizagem para o PROEJA, pois entendem que o aspecto pedagógico na Educação do Campo precisa avançar nessa direção

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1808-6
DOI: 10.24824/978854441808.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

INTERFACE ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O PROEJA:<br> uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

JOSIANE COSTA ALMEIDA
Nascida no Estado do Pará no município de Castanhal no dia 24 de janeiro de 1974, filha de Júlia Costa Almeida e José dos Santos Almeida. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (2007), Mestra em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão em Empreendimentos Agroalimentares pelo Instituto Federal de Educação (2016). Coordenou e atuou como docente do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR do Campus Castanhal. Membro do Grupo de Pesquisa: Saberes, Educação, Interculturalidade e Variações Temáticas da Amazônia - SEIVA. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal.

ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO
Nascido no povoado do Coqueiro, em Ananindeua, Pará, filho de Chico Paulo e da professora Maria Paraense, Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2010), onde discutiu a questão da Interculturalidade e a Educação Escolar Indígena. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará atuando no mestrado de Desenvolvimento Rural e empreendimentos agroalimentares; é professor auxiliar da Universidade do Estado do Pará atuando em especial nos cursos de Licenciatura e Filosofia e Licenciatura em Ciências da Religião. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, religião, educação do campo, religiosidade e antropologia