Capa do livro: POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO:<br> episteme e praticas

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO:
episteme e praticas

Autores: Elione Maria Nogueira Diógenes - Maria da Conceição Valença da Silva

Este livro tem um compromisso com a educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Nele, os estudiosos se esforçaram por sintetizarem e organizarem um pensamento articulado com um sentimento epistemológico de mudança social. Não há um pacto com a neutralidade. O livro é claro. A episteme e as práticas são transdisciplinares e nesse compósito prescindem de pactos com a hegemonia burguesa. O pensamento revolucionário está posto. O que se deseja é a emancipação através dos diferentes itinerários formativos. Os professores caminham trilhas diversas, por isso, têm muito a contribuir com olhares múltiplos. O livro também considera as práticas transdisciplinares a partir do momento em que compreende que as políticas públicas não são um bloco monolítico, mas, um campo da pesquisa social pluridisciplinar. Assim, o livro “Políticas Públicas em Educação: episteme e práticas” tem um compromisso social e ético com a transformação da realidade social. Por meio de pesquisas científicas, os estudiosos comparecem e referendam uma forma particular de análise da realidade educacional brasileira em que a crítica é a chave que abre o campo reflexivo. É claro no livro o entendimento da educação como política pública e, portanto, passível de análise e mudança. Por fim, convidamos o ledor e a ledora para adentrar nos temas relativos à gestão da educação, à qualidade de ensino e ao papel do Estado na educação, fundamentando-se em textos que refletem a riqueza e o rigor das análises, e, acima de tudo, a possibilidade de transformação da realidade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1850-5
DOI: 10.24824/978854441850.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO:<br> episteme e praticas

SOBRE AS ORGANIZADORAS

ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
Professora Adjunta IV da Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas: políticas públicas, políticas públicas de educação, história da educação, gestão democrática, educação em direitos humanos, educação em prisões e educação formal e não formal. Líder dos grupos de pesquisas: “Estado, Políticas Sociais e Educação” (GEPE) e “Educação e Emancipação PAULO FREIRE”.

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
É professora adjunta e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas /UFAL. Pedagoga com Doutorado e Mestrado em Educação pela UFPE. É líder do Grupo de Pesquisa (UFAL/CNPq) “Educação em Prisões” e Vice-líder do Grupo de Pesquisa (UFAL/CNPq) “Educação e Emancipação PAULO FREIRE”. Tem experiência educacional, principalmente nas seguintes temáticas: gestão escolar e educacional, política educacional, identidade profissional docente, educação de jovens e adultos, educação em prisões e avaliação institucional.

SOBRE OS AUTORES

ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1993) e Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (2000). Em 2009, concluiu o Doutorado, na Universidade de Valencia (Espanha). É professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas, atuando, prioritariamente, nas áreas de Desenvolvimento e Aprendizagem e Educação do Campo. Coordena o Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo/AL e atualmente é presidente da Associação dos Docentes da UFAL/ADUFAL.

ANDERSON DE ALENCAR MENEZES

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Teologia pelo Centro Unisal – Campus Pio XI (São Paulo), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Professor e Coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação do PPGE/CEDU/UFAL. Tem interesse pelas seguintes linhas de pesquisa: área de Filosofia: Epistemologia, Hermenêutica e Teoria Crítica; em Educação: Fundamentos Filosóficos e Socioantropológicos da Educação; Teoria Crítica, Hermenêutica e Profissão Docente.

ALINE SOARES NOMERIANO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAL. Especialista em Docência do Ensino Superior – UFAL. Graduação em Ciências Sociais – UFAL. Docente nas Licenciaturas da UFAL – Campus Arapiraca. Pesquisadora nos grupos de pesquisa Educação, Marxismo e Ontologia (UFAL-Arapiraca) e Trabalho, Educação e Ontologia Marxiana (UFAL-A. C. Simões).

ANTONIETA MÍRIAN DE OLIVEIRA CARNEIRO SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, possui Mestrado em Educação, pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. É professora das redes estadual e municipal de ensino. Exerceu função de técnico pedagógica no Núcleo de Formação e Valorização profissional na SEMED Maceió/AL, na área de linguagem e de Formação Continuada.

EDNA CRISTINA DO PRADO 
P
ós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; doutora em Educação pela UNESP, mestre em Educação pela PUC/SP, bacharel em Direito, licenciada em Educação Física, Pedagogia, Letras e bacharel em Linguística pela USP, especialista em Psicologia, também pela USP, em Ecoturismo pela UFLA, em Tutoria em EaD pelo Senac/PR. Professora Associada I do curso de Pedagogia e dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional – GAE/UFAL/CNPq.

ELAINY PAULA VITURINO BRAZ
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestranda em Educação na linha de pesquisa História e Política pelo Programa de Pós-Graduação – PPGE – UFAL. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq). Foi bolsista de Iniciação Científica e monitora da disciplina Política e Organização da Educação Básica no Brasil.

INALDA MARIA DOS SANTOS
Graduada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela UFPE. Atualmente é professora associada do Centro de Educação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Participa na condição de líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional GAE/UFAL/CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, financiamento da educação, planejamento e gestão escolar e educacional.

IRAILDE CORREIA DE SOUZA OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2004). É professora do Curso de Pedagogia da UFAL; doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL; Membro do grupo de Pesquisa MULTIEJA; Vice-coordenadora do Curso de Pedagogia na modalidade a distância. Diretora de Política Educacional da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas – ADUFAL; Tem experiência profissional na área de gestão educacional como Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFAL.

JAILSON COSTA DA SILVA
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre em Educação pela UFAL (2013). Especialista em Inspeção e Coordenação Pedagógica. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL (2010). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA) e do Grupo de Pesquisa Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas, processos educativos (PROPED/UERJ).

JAILTON DE SOUSA LIRA
Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na área de gestão e políticas educacionais. Licenciado em História, Especialista em Educação em Direitos Humanos e Mestre em Educação Brasileira pela UFAL. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na área de política educacional Pesquisa as seguintes temáticas: Gestão e Financiamento Educacional, Movimento Sindical e Educação em Direitos Humanos.

JOSÉ APARECIDO DE OLIVEIRA LIMA
Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - PPGE-CEDU/UFAL. Linha de Pesquisa: Filosofia e Educação / Ensino de Filosofia. Tem interesse pelas seguintes Linhas de Pesquisa: em Filosofia: Filosofia Contemporânea, Epistemologia, Hermenêutica e Linguagem. Em Educação: Filosofia, Teoria Crítica e Educação; Ensino de Filosofia e Formação de Professores. Desenvolve pesquisas na área da Filosofia e da Teoria crítica e Educação.

JOSÉ MARCIO AUGUSTO DE OLIVEIRA
Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas onde leciona disciplinas voltadas à política educativa e a legislação educacional. Pedagogo pela UFPE e Doutor em Estudos Sociais e Políticos da Educação pela Universidade de Valencia na Espanha, estuda a educação superior brasileira com ênfase na sua avaliação, na formação de professores para a educação básica e nos efeitos pedagógicos do uso das novas tecnologias em ambiente escolar.

MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP), Mestre em Educação (UFAL), Especialista em Informática Educativa (UFAL), Especialista em Metodologia no Ensino Superior (CESMAC), Especialização em Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD (PUCRS) Licenciada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFAL). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas.

MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Professora associada II, graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas, com titulação de Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística, na área de Análise do Discurso, pela Universidade Federal de Alagoas. É líder do grupo de pesquisa Políticas públicas: história e discurso do PPGE/CEDU e pesquisadora do grupo de estudos Discurso e ontologia marxista – GEDON. Atua nos grupos de pós-graduação em Educação – PPGE e Letras e Linguística PPGLL da UFAL.

MARIA FABIANA DA SILVA COSTA 
Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ambos da linha de Pesquisa História e Política da Educação. Docente no Núcleo de Formação Docente na Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste (CAA/UFPE). Interesse de pesquisa nas temáticas sobre Políticas Educacionais, Gestão educacional e Avaliação e Planejamento da Educação.

MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
Doutora em Linguística (FALE\UFAL) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Porto. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação de Educação Brasileira do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA) e membro do Grupo de Pesquisa CNPq Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas, processos educativos (PROPED/UERJ). Coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Alfabetização (NEPEAL).

MARTA VERÔNICA DE SOUZA CORREIA
Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutoranda em Educação pela Universidade de Valência (UV) - Espanha.

SANDRA REGINA PAZ
Graduação em Pedagogia, doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na área de Formação de Professores, Política e Organização da Educação e do Programa de Pós-Graduação – PPGE. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq). Integra a Rede Latino Americana sobre Trabalho Docente - REDESTRADO. Atualmente é Pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Alagoas.

SILVANA PAULINA DE SOUZA
Professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas – Campus Maceió, setor de Planejamento, Currículo e Avaliação. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade de Marília (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestrado (2009) e doutorado (2013) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Marília, exerceu a função de Assistente Técnica de Área de Ensino Fundamental. Professora de Educação Artística da rede Estadual de Ensino (Estado de São Paulo). Tem experiência na área de Educação com ênfase na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, educação, ensino-aprendizagem, leitura e escrita, prática pedagógica e projetos pedagógicos.

SIMONE NATIVIDADE
Mestre em Educação pelo PPGE/UFAL. Especialista em Educação em Direitos Humanos-UFAL. Graduação em Letras-FALE/UFAL. Docente da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Educação- Faculdade Campos Elíseos-FCE, polo Maceió-Alagoas. Pesquisadora no grupo de pesquisa: Estado Políticas Públicas e Educação Brasileira- GEPE. Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia- GEDON. Entre as áreas do conhecimento, contempla: Educação e Linguística com ênfase em Direitos Humanos, Discurso Educacional, Expansão do Ensino Superior Privado, Políticas Públicas Educacionais.

TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO – ZURCK
Doutor em Educação pela UFPE. Mestre em Educação Brasileira e licenciado em História pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação atuando nos seguintes temas: Políticas da Educação (Gestão da Educação e escolar; planejamento educacional, mecanismos de controle social e participação da comunidade escolar). Integrante do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional - GAE/UFAL/CNPq. É professor adjunto na referida Universidade no setor de Política e Gestão da Educação do Centro de Educação.