Autores: Cláudia Battestin
“O potencial educativo do Princípio Responsabilidade para pensar a civilização tecnológica: Uma proposta jonasiana” tem a virtude de trazer Hans Jonas para o campo da educação, que, para a autora “é um campo privilegiado para a análise da construção e a desconstrução dos conhecimentos éticos, já que é por meio do conhecimento que é possível regulamentar e garantir a sobrevivência e a permanência da vida”. Dadas as circunstâncias oriundas dos riscos tecnológicos e seus impactos negativos para o meio ambiente, é imperativo que a reflexão ética, “o sentimento de responsabilidade”, faça parte dos projetos educacionais voltados às urgentes questões socioambientais, com o objetivo de fomentar o questionamento crítico em torno das ambiguidades apresentadas pelo progresso tecnológico e científico, com bem o fez Hans Jonas, expondo sem receio todos os perigos que o acompanham. Uma vez que o destino da humanidade é uma incógnita, pois o futuro permanece aberto e imprevisível, e toda esta incerteza implica na necessidade de saber lidar com o risco e com a precaução, inserir o pensamento jonasiano no campo da educação, como a autora faz com maestria, é um tributo a todos que olham para o futuro pelas lentes do cuidado e da responsabilidade
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1831-4
DOI: 10.24824/978854441831.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 10x15 cm
Número da edição:1
CLÁUDIA BATTESTIN
Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com período de doutoramento na Universitat Jaume I – Espanha. Especialista em Educação ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Filosofia pela Universidade da região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente é professora da área de ciências humanas e jurídicas e do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação da Unochapecó. Faz parte do Grupo de pesquisa Estudos em Hans Jonas da PUC/PR e da Rede Internacional do Conhecimento da Universidade de Santiago do Chile. Tem desenvolvido pasantias de estudos e investigações no México, Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Espanha. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: éticas aplicadas, interculturalidade, Filosofia da Educação e educação ambiental