Capa do livro: EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL:<br> diálogos, práticas e emergências na EJA

EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL:
diálogos, práticas e emergências na EJA

Autores: Eduardo Jose Fernandes Nunes - Sandra Regina Magalhães de Araújo - Lilian Almeida dos Santos (Orgs.).

Este livro apresenta uma série de reflexões sobre as ausências, insuficiências e emergências na educação atual, na gestão e no desenvolvimento sustentável, tendo como objetivos apresentar o mundo dos jogos e das novas tecnologias, as experiências da etnomatemática, a formação, a evasão escolar, os livros didáticos da EJA e, principalmente, novas ideias sobre educação e emancipação.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1707-2
DOI: 10.24824/978854441707.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL:<br> diálogos, práticas e emergências na EJA

ALEXY VALET
Master 2 Research Staps “Movimento, Performance, Saúde” / Estágio no Instituto de Pesquisa Educacional Regional Lombardia (Itália). Doutor em Culturas, Deficiências e Inclusão: Educação e Formação pela Università degli Studi di Roma “Foro Italico” (UNIROMA4). Doutor em Ciências e Técnicas das Atividades Físicas e Esportivas pela Université Claude Bernard Lyon. Atualmente, trabalha no Laboratório das Vulnerabilidades e da Inovação no Esporte; é Professor da Faculdade de STAPS Universidade Claude Bernard Lyon 1 e é membro da Confederação de Pesquisas Interdisciplinares no Esporte, na França.

ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA
Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Salvador e graduação em História pela Universidade Católica do Salvador. Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá). Pós-Doutor pela Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa. Atualmente é bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2; trabalha na Universidade do Estado da Bahia (UNEB); é Professor do Doutorado Interinstitucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidades.

AMILTON ALVES DE SOUZA
Graduado em Letras, Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialista em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador - FTC. Mestre em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA. Doutorando do Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC. Tutor/Professor Externo, no curso de Licenciatura em Pedagogia, oferecido pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci.

ANDERSON SPAVIER ALVES
Mestre em Educação Especial e Intervenções Inclusivas nas Instituições e no Território pela Università degli Studi di Padova (UNIPD). Doutor em Culturas, Deficiências e Inclusão: Educação e Formação pela Università degli Studi di Roma “Foro Italico”. É professor de disciplinas técnicas do eixo de Infraestrutura, da Rede de Educação Profissional da rede pública estadual de ensino da Bahia e de Língua Italiana da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

ANTONIO AMORIM
Graduado em Pedagogia pela Faculdade Nove de Julho. Graduação em Formação Especial em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Educação - Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona da Espanha - UB. Pós-Doutor pelo Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é professor Titular Pleno da Universidade atuando no ensino de graduação e de pós-graduação, no Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA); é Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação, com registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ.

AVELAR LUIZ BASTOS MUTIM
Licenciado em Ciências Agrárias pela Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade /PPGEduC (Mestrado e Doutorado) e o Programa de Pós-Graduação Stritu Sensu em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação /GESTEC (Mestrado Profissional). No PPGEduC, está vinculado como Vice-Coordenador de Pesquisa Três - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável. No GESTEC, está vinculado a área de concentração 1 - Gestão da Educação e Redes Sociais. Fundador e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios /GEPET. No Conselho Estadual de Educação/CEE-Bahia, atua como membro da Câmara de Educação Básica e da Comissão de Educação de Jovens e Adultos. Exerce a Presidência da Comissão de Educação de Jovens e Adultos sendo relatores das resoluções que dispõe sobre a oferta da Educação do Campo no Sistema Estadual de Ensino e da Educação Ambiental.

CLEIDE MAGÁLI DOS SANTOS
Bacharela em Ciências Sociais (UFBA). Licenciada em Ciências Sociais (UFBA). Especialista em Direitos Humanos e Cidadania, ênfase em Segurança Pública (Universidade CARLOS III-MADRI/ES/ MP-BA/UNEB) Especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos (FEBA). Mestra em Sociologia (UFBA). Doutora em Ciências Sociais (PPGCS/UFBA). Líder GP Teoria Social e Projeto Político Pedagógico e do GP Grupo Pesquisa sobre Estado Democrático e Direitos. Coordenadora do Grupo de Estudos da Violência (DEDC I-UNEB). Membro da Comissão Avaliadora Permanente do Periódico Revista Café com Sociologia (ISSN: 2317-0352). Atualmente, Docente/Pesquisadora da UNEB; Colaboradora de Pós-Graduações, dentre elas: do PROGESP-UFBA pela RENAESP e Consultora ad hoc (Comitê Técnico Multidisciplinar-MEC).

EDSON BARRETO LIMA
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente, é Professor Assistente da UNEB - Campus XI (Serrinha-BA).

EDUARDO JOSÉ FERNANDES NUNES
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona (2003). Atualmente, é professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Departamento de Educação); Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/UNEB; Coordenador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território do Sisal (UNEB/CAPES), Coordenador da pesquisa Gestão Social de Políticas Educacionais: a Formação de Professores na Educação de Jovens e Adultos no Território de Identidade do Sisal - Bahia (CNPq/PPGEduC/UNEB); e Coordenador UNEB do Projeto Pedagogical approach for Sustainable Development and Heritage valorization (PUSH-D/UNEB).

FRANCISCA DE PAULA SANTOS DA SILVA
Bacharel em Administração, pela Universidade Católica do Salvador. Bacharel em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia. Especialista em Administração, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Doutora em Educação Universidade Federal da Bahia. Pós-doutora em Educação, pela Universidade de Coimbra. Atualmente, é bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora; professora e pesquisadora da graduação em Turismo e Hotelaria e programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e Doutorado Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); e líder do Grupo Multidisciplinar Sociedade Solidária, Educação, Espaço e Turismo (SSEETU).

IVAN LUIS NOVAES
Licenciado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Doutorado em Educação (PhD) – Université de Sherbrooke – Canadá. Atualmente, é professor do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação e do Programa de pós-graduação Educação e Contemporaneidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores – NUGEF; Assessor Especial do Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual da Bahia – UNEB e coordenador da Secretaria Especial de Avaliação Institucional – SEAVI.

JANE ADRIANA PACHECO VASCONCELOS RIOS
Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Educação pela Universidade do Quebec. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pós- -Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação – Campus I; Professora Pesquisadora do Programa de Pós--Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-
-Graduação em Educação e Diversidade; Líder do DIVERSO – Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade; e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO.

JAUME MARTÍNEZ BONAFÉ
Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación y profesor titular en el Departamento de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad de de Valencia. Fundador y destacado militante de los Movimientos de Renovación Pedagógica. Pertenece al Consejo Consejo de Redacción de diferentes revistas científicas de ámbito nacional e internacional. Coordinó una investigación que fue Premio Nacional de Investigación para el CIDE. Fue miembro fundador en representación de la Universidad del Instituto Paulo Freire de España.

KATIANE ALVES
Graduada em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em História Social e Econômica do Brasil, na Faculdade São Bento da Bahia. Especialista em Gestão Pública/UNEB. Mestranda PPGEDUC/UNEB. Integrante pesquisadora do Grupo Multidisciplinar Sociedade Solidária, Espaço, Educação e Turismo (SSEETU).

KATIUSCIA DA SILVA SANTOS
Graduada em Letras com dupla habilitação – UNEB. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa – IBPEX. Especialista em Linguística – UNEB. Especialista em andamento na Educação do Campo – Ifbaiano. Mestranda em Educação e Contemporaneidade – UNEB. Atualmente, é Professora municipal de Ensino Fundamental (seriado e EJA); pesquisadora do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal – OBEJA; e colaboradora do Fórum EJA/Sisal.

LILIAN ALMEIDA DOS SANTOS
Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente, é Docente de Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria Municipal de Salvador; pesquisadora no Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico – UNEB; compõe a equipe executora do projeto pesquisa Gestão Social de Políticas Educacionais: a Formação de Professores na Educação de Jovens e Adultos no Território de Identidade do Sisal - Bahia (CNPq/PPGEduC/UNEB); pesquisadora do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal – OBEJA.

MARIA RAIDALVA NERY BARRETO
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Licenciada em Técnicas Comerciais pela Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Políticas Pública. Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia. Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Doutora em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFBA); pesquisadora no Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico – UNEB; compõe a equipe executora do projeto pesquisa Gestão Social de Políticas Educacionais: a Formação de Professores na Educação de Jovens e Adultos no Território de Identidade do Sisal – Bahia (CNPq/PPGEduC/UNEB); pesquisadora do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal – OBEJA.

PAULO JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS
Graduado em Pedagogia pela UNEB. Especialista em Psicopedagogia pela FINOM. Especialista em andamento na Educação do Campo – Ifbaiano. Atualmente é professor de Ensino Fundamental no Município de São Francisco do Condé; pesquisador no Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico – UNEB; e pesquisador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal – OBEJA.

PEDRO DE SOUZA SANTOS
Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos. Mestre em Educação pela Universidade São Francisco - Itatiba. Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor efetivo de História na Rede Pública Estadual lecionando para alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental e Médio.

RICARDO ANTONIO CASTAÑO GAVIRIA
Graduado em Sociologia pela Universidade de Antioquia (Colômbia). Mestre em Motricidade e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Antioquia (Colômbia). Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é tradutor em Língua Espanhola da revista da FAEEBA da Universidade do Estado da Bahia; professor de Cátedra do Departamento de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Antioquia (Colômbia); e pesquisador no Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico – UNEB.

SANDRA REGINA MAGALHÃES DE ARAÚJO
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Mestrado e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Atualmente, é Professora com Dedicação Exclusiva na Universidade do Estado da Bahia; e pesquisadora do Grupo DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade.

STELA CONCEIÇÃO BERTHOLO PICONEZ
Graduação em Pedagogia pela FE/USP. Especialista em Livre Docência sobre Ensino, Pesquisa e Extensão pela FE/USP. Mestrado em Educação pela FE/USP. Doutorado em Educação pela FE/USP. Livre Docência pela FE/USP. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Coordenadora cientifica do Grupo Alpha de Pesquisa (Diretório do CNPq). Professora na graduação (licenciaturas) em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares e Ensino a Distância. Professora da Pós-graduação da FE-USP.

TÂNIA REGINA DANTAS
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade de Paris I- IEDES. Mestre em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII – França. Mestre em Didática e Organização Escolar pela UAB - Espanha. Doutora em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona (UAB) – Espanha. Atualmente, é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação e Educação e Contemporaneidade-PPGEduC – UNEB; Coordenadora e Docente do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA – UNEB; Líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação, Autobiografia e Políticas Públicas; Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) na ANPED; Membro do Fórum EJA Bahia desde 2000; Representante nato do Conselho Superior de Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UNEB; Membro do Fórum de Coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Educação (FORPRED) na ANPED; e Membro do Fórum dos Mestrados Profissionais (FOMPE).