Capa do livro: O LUGAR DA TEORIA E DA PRÁTICA NO COTIDIANO DOS EDUCADORES:<br> relatos e reflexões de experiências formativas

O LUGAR DA TEORIA E DA PRÁTICA NO COTIDIANO DOS EDUCADORES:
relatos e reflexões de experiências formativas

Autores: Eldon Henrique Mühl - Elisa Mainardi - Lorita Maria Weschenfelder (Organizadores)

A investigação sobre a relação teoria e prática no campo da educação tem sido recorrente, mas continua sendo um tema inesgotável pela complexidade que tal relação apresenta no cotidiano de educadores e educandos. A presente obra organizada pelo Grupo Teoria e prática pedagógica da Universidade de Passo Fundo traz novas contribuições sobre o tema, apresentando diferentes experiências e reflexões desenvolvidas por educadores e pesquisadores em contextos diversificados e que revelam formas alternativas de tratar da questão, seja do ponto de vista teórico como prático. Esperamos que as reflexões aqui expostas contribuam para o desenvolvimento de teorizações e práticas mais conscientes e transformadoras da realidade educacional e do cotidiano escolar.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1761-4
DOI: 10.24824/978854441761.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O LUGAR DA TEORIA E DA PRÁTICA NO COTIDIANO DOS EDUCADORES:<br> relatos e reflexões de experiências formativas

SOBRE OS AUTORES

ELDON HENRIQUE MÜHL
Licenciado em Filosofia e doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal (bolsista Capes), em 2013. Professor de Filosofia da Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo. Desenvolve pesquisa na área de Fundamentos da Educação e de Formação de Professores. Autor de artigos, capítulos de livros e da obra Habermas e a educação: ação pedagógica como agir comunicativo (2003). Organizou diversas obras em colaboração com outros autores: Filosofia e educação (2008); Diálogo: ressignificando o cotidiano escolar (2004); Educação: práxis e ressignificação pedagógica, em coautoria com Elli Benincá (2010); Textos referenciais de educação em direitos humanos (2013); Teoria crítica e educação (2014); Questões atuais da educação (2016), dentre outros. Foi diretor da Faculdade de Educação em dois mandatos e participou de diversos conselhos da universidade e de outras instâncias do sistema educacional.

ELISA MAINARDI
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (1996) especialização em Orientação Educacional, pela Universidade de Passo Fundo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2001), doutorado em Educação nas Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, tendo realizado estágio doutoral (sanduíche) na Universidade do Minho – Uminho-Braga-Portugal (2013). É professora da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, desde 1996, na qual também têm atuado nas atividades de extensão e de pesquisa, além de integrar o quadro de professores que compõe banca de seleção docente para ingresso de professores na UPF. Participa do grupo de pesquisa “Teoria e Prática Pedagógica na formação de educador” e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em planejamento e avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo escolar, educação indígena, educação popular e educação em direitos humanos. Tem diversos artigos e comunicações publicadas sobre educação, didática, currículo e educação em direitos humanos.

LORITA MARIA WESCHENFELDER
Licenciada em Educação Física, Mestre em Educação pela Universidade de Ijuí-RS, Doutoranda em Ciência do Esporte pela Universidade Beira Interior, Portugal. Pesquisadora e professora da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de pesquisa: A Relação Teoria e Prática na Formação de Professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de educação física, esporte e lazer e da educação de jovens e adultos. Publicou diversos artigos, capítulos de livros e comunicações sobre temas de educação, educação física, educação de jovens e adultos e formação de educadores. Desenvolveu trabalhos sobre alfabetização de jovens e adultos em países da América Latina e da Africa. Atuou na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e foi coordenadora de diversos projetos alfabetização e educação de jovens e adultos. Desenvolve projeto de pesquisa em rede com a Universidade Autônoma de Madrid (Espanha) e Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) e a Universidade Estadual Sudoeste da Bahia.

CARMEN DE JESUS DORES CAVACO
Professora da Universidade de Lisboa/Instituto de Educação, atuando na área de educação de adultos. Mestre e Doutora em Ciências da Educação/Formaçao de Adultos pela Universidade de Lisboa, Portugal. Membro da Sociedade Portuguesa de Ciência da Educação (SPCE) e Membro do Conselho de Administração da Secção Portuguesa da ADMEE (Association pour le Développement des Méthodologies d´Évaluation en Education). Investiga e publica sobre temas como educação de adultos, formação de professores, experiência formativa, diversidade e educação.

JERÔNIMO SARTORI
Possui graduação em Biologia - LP pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1982), graduação em Ciências - LC pela Universidade de Passo Fundo (1978), Especialização em supervisão Escolar, Faculdade de Educação, UPF (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atuou como professor na Universidade de Passo Fundo de 1991 a 2010 e como professor efetivo na Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel, na área de Ensino de Ciências e Biologia, de maio de 2010 a fevereiro de 2012. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim, onde atua como professor dos cursos: Pedagogia, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Mestrado Profissional em Educação. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio), planejamento educacional, coordenação do processo didático e formação continuada de docentes. Pesquisador colaborador grupo de pesquisa “Teoria e prática na formação do educador”, Faed/UPF, desde 2004 e do projeto “Teoria e prática na formação do educador - exigências e desafios da prática pedagógica na sociedade complexa e plural”. É, também, Membro do grupo de Pesquisa: Educação, formação docente e processos educativos, aprovado na UFFS e cadastrado no Cnpq desde outubro de 2013.

JOSÉ JACKSON REIS DOS SANTOS
Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2003), Rio Grande do Sul. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Educação de Pessoas Jovens e Adultas e Gestão da Educação. É autor de vários livros, entre eles: Pedagogia Emancipatória: Uma Experiência em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Foi coordenador do Colegiado do Curso de Pedagogia, campus de Vitória da Conquista, Bahia, no período de 19 de maio de 2005 a 24 de agosto de 2007; É coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (GEPEPJAI); foi vice-líder do Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais; Foi membro do comitê editorial da Revista Práxis Educacional, da UESB, no período de 2005 a março de 2015. Foi diretor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da UESB (dez.2011 a março/2014). É professor e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da UESB. É professor e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino da UESB (Mestrado Acadêmico em Ensino). Coordenou, em parceria com a Universidade de Passo Fundo e com o Programa Alfabetização Solidária, a experiência de alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, premida pela Unesco, por meio do Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp, no ano de 2004, no município de Tucano, Bahia. Foi Secretário Geral do Sindicato de Docentes da UESB. Desenvolve projeto de pesquisa em rede com a Universidade Autônoma de Madrid (Espanha) e Universidade Nacional de Córdoba (Argentina).

JULIA BOLSSONI DOLWITSCH
Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2014). Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, prática de ensino e estágios curriculares do Curso de Pedagogia. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa, Docência, Infâncias e Formação (DOCINFOCA) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização, vinculado ao CNPq (GEPFICA/PPGE/CNPq).

MARIA DEL CARMO LORENZATTI
Licenciada em Ciencias de la Educación y Doctora en Ciencias de la Educación. Docente de la Escuela de Ciencias de la Educación e investigadora en el Centro de Investigaciones María Saleme de Burnichon. Facultad de Filosofía y Humanidades. Universidad Nacional de Córdoba. Sus recorridos profesionales se encuentran en el área de la educación de jóvenes y adultos, prácticas de literacidad y formación docente en la modalidad. Forma recursos humanos en el área. Desarrolla proyectos de extensión en formación docente. Tiene publicaciones específicas en distintas revistas nacionales e internacionales.

MARIA DOLORES MUZÁS RUBIO
Es licenciada en Pedagogía. Máster en Gestión y Dirección de Centros Educativos. Postgrado en Orientación. Trainers en Instrumental Enrichment Research, Institute-Hadassah-Wizo-Canada. Profesora honoraria de la Universidad Autónoma de Madrid. Asesora de una red de Centros Educativos de España. Desarrolla su labor investigadora e innovadora desde la dirección de centros y la formación continua del profesorado. Áreas más desarrolladas: procesos de investigación-acción con centros educativos; inclusión y atención a la diversidad; metodologías inclusivas; proyectos de aprendizaje; adaptación del currículo al contexto y al aula; orientación educativa y acción tutorial; evaluación de centros y procesos de calidad. Ha trabajado en proyectos de investigación, innovación y asesoramiento a técnicos ministeriales y a profesorado en distintas Comunidades Autónomas de España y en varios países de Europa, África y América. Es autora de numerosos artículos y libros publicados en España, Portugal, El Salvador, República Dominicana y EEUU. Ponente en Congresos y Seminarios Nacionales e Internacionales.

MARÍA FERNANDA DELPRATO
Licenciada y Doctora en Ciencias. de la Educación de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Maestra en Ciencias con Especialidad en Investigación Educativa, (DIE, CINVESTAV, IPN -México, DF). Directora del proyecto de investigación “Estudiar prácticas de enseñanza y usos de la matemática destinados al trabajo docente” (SeCyT) con lugar de trabajo en CIFFyH-UNC. Docente de las Cátedras Didáctica General y del Módulo Currículum y Enseñanza de la formación de profesores, Escuela de Ciencias de la Educación (FFyH-UNC). Desarrolla proyectos de extensión en formación docente. Forma recursos humanos en el área. Tiene publicaciones en el área temática en revistas nacionales e internacionales. Primer lugar del “Premio Simón Bolívar” (2003) a la mejor Tesis de Posgrado en el campo de la Matemática Educativa.

MARIA HELENA WESCHENFELDER
Licenciada em Matemática, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Pesquisadora e professora da Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de pesquisa: A Relação Teoria e Prática na Formação de Professores. Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão em educação matemática, formação de professores e educação de jovens a adultos. Atual coordenadora do Grupo Étnico Racial da Universidade de Passo Fundo. Tem publicações sobre educação, educação matemática, educação de jovens e adultos e tem atuado em diversos projetos de pesquisa e extensão da UPF.

MARIA MANUELA FRANCO ESTEVES
Possui doutorado em Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa(1999). Tem experiência na área de Educação. Professora aposentada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (IE-UL), Grupo de Currículo e Formação de Professores. Áreas de interesse científico: Formação de professores – concepções e práticas; análise de necessidades de formação; currículo e desenvolvimento curricular; pedagogia do ensino superior. Teve participação na formação pós-graduada (mestrado e doutoramento), nas áreas de Formação de Professores e de Pedagogia do Ensino Superior, de educadores de infância e de professores dos ensinos básico, secundário e superior. Tem inúmeras publicações sobre temas como formação de professores, globalização, currículo, epistemologia e docência no ensino superior.

MARIANA TOSOLINI
Doctora en Estudios Sociales de América Latina de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Miembro del proyecto de investigación “Políticas públicas y prácticas educativas en educación de jóvenes y adultos” dirigido por la Dra. Ma. del Carmen Lorenzatti, Centro de Investigaciones María Saleme de Burnichon; Docente de la Cátedra Historia Social de la Educación y del Seminario Experiencias de Educación de Adultos en América Latina, Escuela de Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía y Humanidades. Universidad Nacional de Córdoba. Se dedica a la formación de docentes de Educación Inicial y Primaria en el Instituto C. Leguizamón. Miembro del Equipo Pedagógico del Instituto de Capacitación e Investigación de los educadores de Córdoba.

MERCEDES BLANCHARD GIMÉNEZ
Es Profesora Titular de la Facultad de Formación del Profesorado del Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación de la Universidad Autónoma de Madrid. Doctora en Pedagogía y Máster en Nuevas Tecnologías Aplicadas a la Educación. Trainers en Instrumental Enrichment ResearchInstitute-Hadassah-Wizo-Canada. Miembro del grupo interdisciplinar EMIPE (Equipo de Mejora Interdisciplinar de Prácticas Educativas), reconocido oficialmente por la UAM. Secretaria de la Revista “Tendencias Pedagógicas”. Su trayectoria profesional ha estado centrada en el campo de la educación trabajando como profesora y como orientadora en los distintos niveles del Sistema Educativo: como docente en la Etapa de Primaria y como Psicopedagoga en Secundaria. Ha trabajado en proyectos de Investigación, Innovación y asesoramiento a profesorado en distintas Comunidades Autónomas de España y en varios países de Europa, África y América. Investigadora y autora de publicaciones en España, Portugal, Brasil, República Dominicana, Bulgaria y EEUU. Los núcleos temáticos donde ha desarrollado prioritariamente su investigación-innovación son: atención a la diversidad desde la adaptación del currículo, la evaluación de capacidades, la acción tutorial y programas específicos para la inclusión de la población escolar, así como la dinamización de equipos de profesores y del Departamento de Orientación. En la actualidad es Vicedecana de Ordenación Académica en la Facultad de Formación de Profesorado de la UAM.

TACIANA CAMERA SEGAT
Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas do 2º Grau - Educação Pré-Escolar Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pesquisa educacional sobre a infância e seus educadores, metodologias de ensino, didática e produção de conhecimentos educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, formação de professores, articulação teoria-prática, prática de ensino e estágios curriculares do Curso de Pedagogia. Atualmente é Professora Adjunta IV do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Pesquisa, Docência, Infâncias e Formação (DOCINFOCA) e participante do Grupo Teoria e Prática Pedagógica.

VANESSA ALVES DA SILVEIRA VASCONCELLOS
Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tem atuado como Professora de Educação Infantil, na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, na Escola de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori desde o ano de 2009 até os dias atuais. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, prática de ensino e estágios curriculares do Curso de Pedagogia. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa, Docência, Infâncias e Formação (DOCINFOCA) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social (GEPEIS).

DEMAIS PARTICIPANTES DO GRUPO
José Eduardo B. Albuquerque (mestrando em Educação), Márcio Luís Marangon (doutorando em educação ), Eliane Vasques Silveira (bolsista Pibic-UPF), Briele Moura de Almeida (bolsista Pibic-UPF), Miriam Raquel G.R. dos Santos de Ramos (bolsista voluntária), Alex Luís Emiliavaca (participante voluntário), Camila da Silva Guireli (participante voluntária), Sidnei Ávila de Oliveira (participante voluntário), Natieli Paula Carboni (participante voluntária) Dilamar da Rosa (participante voluntário).