Capa do livro: DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SÉCULO XXI

DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SÉCULO XXI

Autores: Sinara Almeida da Costa - Tânia Suely Azevedo Brasileiro (Orgs.)

São inúmeros os desafios que se impõem ao professor de Educação Infantil no século XXI. Hoje, a figura do professor não é mais aquela que molda comportamentos ou repassa conhecimentos aos “alunos”, mas a de interlocutor que organiza ambientes e materiais e troca informações com a criança em um processo recíproco de aprendizado. Contudo, não é possível falar em ação colaborativa se existe uma linha hierárquica verticalmente estabelecida entre o professor e seus “alunos”. É preciso uma relação mais próxima, em que o professor esteja atento aos interesses e necessidades das crianças, criando um ambiente acolhedor em que as interações e brincadeiras sejam, de fato, os eixos norteadores das práticas pedagógicas. Além disso, é necessário que o professor considere que a educação não se limita à escola, mas que acontece na vida diária, na relação entre os seres humanos nos diferentes contextos e situações. Assim, esse profissional precisa adotar uma postura de horizontalidade diante das crianças e reconhecer que o saber que possui não é melhor ou necessariamente mais importante que o conhecimento que cada sujeito leva consigo. Nesse sentido, Desafios para a docência na Educação Infantil no século XXI reúne textos significativos para pensarmos sobre a docência na primeira etapa da Educação Básica e refletirmos acerca do lugar que o professor ocupa enquanto parceiro mais experiente que pode contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças com as quais trabalha

Impresso
de R$ 70,04 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 40,41

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1726-3
DOI: 10.24824/978854441726.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SÉCULO XXI

GUILLERMO ARIAS BEATÓN
Professor Titular da Faculdade de Psicologia da Universidad de Havana, coordena um Programa de Mestrado em Psicodrama e Processos Grupais oferecido pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana e é Presidente da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicología da Universidade de Havana

RINA PEDROL TROITEIRO
Bióloga, docente e membro da Comissão de Bioética da Universidad de Havana. Membro da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicología da Universidade de Havana

LAURA MARISA CARNIELO CALEJON
Dr.ª em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IP\USP).Pesquisadora no programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática, Professora no curso de graduação em Psicologia. Coordenadora do Curso de especialização em Psicopedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul

LUCIENE DE SOUSA MARQUES
Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

ROSÂNGELA DE FÁTIMA CAVALCANTE FRANÇA
Doutora em Educação Escolar (UNESP/Araraquara, 2010). Docente e Pesquisadora da Graduação e da Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

EDNACELÍ ABREU DAMASCENO
Doutora em Educação (UFMG, 2010), Docente e Pesquisadora da Graduação e da Pós-Graduação (PPGE) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente (GEPPEAC)

CARMEN TEREZA VELANGA
Pós-Doutora em Educação (FE/USP, 2014). Doutora em Educação (PUC/SP, 2003). Docente e Pesquisadora da Graduação e Pós-Graduação (PPGE e PPGEE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

CLARIDES HENRICH DE BARBA
Doutor em Educação Escolar (UNESP, Araraquara, 2011). Docente e Pesquisador da Graduação e Pós-Graduação (PPGE e PPGEE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

MÁRCIA VANESSA SILVA
Mestranda em Educação (PPGE/UFC) vinculada à linha Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança (LIDELEC) pelo Programa de Pós – Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Docência na Educação Infantil pela UFC. Professora Efetiva de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Maracanaú

FÁTIMA SAMPAIO SILVA
Pós-Doutora em Educação (Universidade do Arizona, Tucson/USA). Doutora em Educação (Universidade do Arizona, Tucson/USA, 1977). Docente e Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC)

DAMIÃO ROCHA
Doutor em Educação/UFBA, (2009). Mestre em Educação Brasileira/UFG, (2002). Pedagogo. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação UFT. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped). Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT (Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional). Líder de grupo de pesquisa plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo. Professor Adjunto da UFT

JOCYLÉIA SANTANA
Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). É Avaliadora Institucional e de Curso do MEC/ INEP. Atualmente é professora associado da UFT. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFT/CAPES. É líder do grupo de Pesquisa, História, Historiografia, Fontes de pesquisa em educação (CNPq/2004). É filiada à Sociedade Brasileira de História da Educação, faz parte do HISTEDBR da Faculdade de Educação da Unicamp, ANPED e Luso Brasileiro de História da Educação e Anpuh

GEÓRGIA CARNEIRO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2015). Atualmente é Assessora Administrativa na Diretoria de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Tocantins. Aluna especial do Mestrado Profissional em Educação UFT. Membro do grupo de pesquisa plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo

ERIVELTON FERREIRA SÁ
Mestre em Educação (PPGE/UFOPA, 2017). Graduado em Educação Física (UEPA, 2014). Professor da Rede Pública Municipal de Monte Alegre. Membro Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEI/UFOPA)

SINARA ALMEIDA DA COSTA
Doutora em Educação (UFC, 2011). Mestre em Educação (UFC, 2007). Professora e Pesquisadora da Graduação e Pós-Graduação (UFOPA). Coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFOPA). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEI/UFOPA)

NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL
Pós-Doutora em Educação (UNICAMP, 2011). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP/Araraquara, 202). Docente e Pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coordenadora do Grupo de Estudos Integrados sobre a Linguagem, Educação e Cultura (GEAL)

ELIZANE ASSIS NUNES
Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. Mestra em Educação PPGE/UNIR. Pesquisadora – GEAL – Grupo de Estudos Integrados sobre Linguagem, Educação e Cultura

ANA CARINE DOS S. DE SOUSA PAIVA
Mestre em Educação (PPGE/UFC, 2016). Pedagoga (UFC, 2009). Professora e Técnica em Educação da rede municipal de Fortaleza

SILVIA HELENA VIEIRA CRUZ
Pós-Doutora (Universidade do Minho/Braga/Portugal, 2007). Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IP/USP, 1994). Professora Titular, Docente e Pesquisadora da Graduação e Pós-Graduação do PPGE (MA e D/UFC)

TATIANE CASTRO DOS SANTOS
Doutora em Educação (UFF, 2012). Mestre em Letras (UFAC, 2008). Docente e Pesquisadora da Graduação e da Pós-Graduação (PPGE) da Universidade Federal do Acre (UFAC)

GIANE LUCÉLIA GROTTI
Doutora em Educação (UFPR, 2016). Mestre em Educação (UFF, 2011). Pedagoga. Docente e Pesquisadora da Graduação (PPGE) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Membro pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR– GEPIEI/UFAC)

QUÉZIA FRAGOSO XABREGAS
Mestre em Educação (PPGE/UFOPA, 2015). Pedagoga e Técnica em Educação Infantil da Rede Municipal de Santarém/Pa. Docente e Pesquisadora do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes)

TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Pós-Doutora em Psicologia (IP/USP, 2009). Doutora em Educação (URV/ES, 2002), Título revalidado na FE/USP. Mestre em Tecnologia Educacional (URV/ES, 2001). Psicóloga, Pedagoga e professora de Educação Física, Recreação e Jogos. Docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação (PPGE e PPGSND – Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento). Orientadora da pesquisa