Capa do livro: ESTADO DO CONHECIMENTO E A PRODUÇÃO DOS OBJETOS DE ESTUDOS EM DISSERTAÇÕES E TESES DOUTORAIS EM EDUCAÇÃO

ESTADO DO CONHECIMENTO E A PRODUÇÃO DOS OBJETOS DE ESTUDOS EM DISSERTAÇÕES E TESES DOUTORAIS EM EDUCAÇÃO

Autores: Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (Org.).

Esta obra reúne onze trabalhos, cujos autores produziram conhecimentos a respeito de diferentes objetos de estudo, focalizando assuntos e tempos históricos igualmente distintos, bem como inspecionando multifacetados campos do saber, atendo-se na especificidade da área de Educação.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1757-7
DOI: 10.24824/978854441757.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESTADO DO CONHECIMENTO E A PRODUÇÃO DOS OBJETOS DE ESTUDOS EM DISSERTAÇÕES E TESES DOUTORAIS EM EDUCAÇÃO

ANTONINO CEZAR LEITE LOBATO
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1987) e mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2010). Doutor em Educação na Universidade Federal do Pará (2015). (Linha de pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História). Orientando do prof. Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa. Atua com disciplinas como: Currículo, Avaliação Institucional e do Ensino Aprendizagem, Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Ensino. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC/UFPA.

CÉRES CEMÍRAMES DE CARVALHO MACIAS
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Educação (2011). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1990). Atualmente é professora da Escola de Aplicação e da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica, Formação de professores, currículo, corpo e ginástica rítmica. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC/UFPA.

CLEIDE CARVALHO DE MATOS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, UFPA (2002), especialização em Estudos Culturais da Amazônia pela UFPA (2004), Mestrado em Educação (Currículo e Formação de Professores) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (2010) e Doutorado em Educação (Currículo, Epistemologia e História) PPGED/UFPA. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, exercendo a docência no curso de Pedagogia. Tem experiência nos seguintes temas: DIDÁTICA, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DO CAMPO. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC/UFPA.

ELZA EZILDA VALENTE DANTAS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1997). Mestre em Educação na área de Currículo e Formação de Professores pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialista em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-BH. Cursa o Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa: Educação, Currículo, Epistemologia e História. É pedagoga do Centro Universitário do Estado do Pará e atualmente é Coordenadora de Graduação do CESUPA. Tem experiência na área de Educação Básica e Educação Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação superior, Currículo, Trabalho docente, Formação de professores, Avaliação Institucional e Didática do Ensino Superior. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC/UFPA.

EVANILDO LOPES MONTEIRO
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED) - Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2011), graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - (2004). Professor Assistente I, Universidade Federal do Pará (UFPA) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), atualmente desenvolve pesquisas relacionadas com Educação, Direitos Humanos, Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes, Gênero e Sexualidade, Modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano e Terapia Ocupacional Social. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC/UFPA.

GERALDO NEVES PEREIRA DE BARROS
Atualmente é Pedagogo da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará - FASEPA e Professor da SEDUC. Mestre em Educação pela UFPA. Especialista em Informática na Educação pela UNAMA. Especialista em Gestão Pública e Defesa Social pela Fundação João Pinheiro. Especialista em EJA na Modalidade PROEJA pela IFPA. Consultor de Projetos Educacionais. Consultor Técnico no campo da Educação no contexto da Socioeducação. Membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente – CEDCA. Coordenador da pesquisa sobre o atendimento socioeducativo do Pará. Coordenador do processo de Implantação do Fórum Estadual de Medidas Socioedutivas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (ICED/UFPA) em 2010. Professor Pesquisador do PARFOR/UFRA. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Currículo – NEPEC/UFPA.

JONIEL VIEIRA DE ABREU
Mestre em Educação com ênfase em Políticas Públicas Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ UFPA) - 2014. Especialização em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - 2009. Especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - 2007. Advogado. Bacharel em Teologia. Licenciatura Plena em Pedagogia. Exerci a função de Diretor Acadêmico da Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel (FATEFIG) com sede em Tucuruí/PA (01/2012 a 06/2016), assim como atuei como Professor no Magistério Superior em cursos de Direito e Teologia. Pesquisador na área dos Direitos Humanos tendo amadurecido desde a graduação a Temática Indígena como objeto dos estudos. Possui trabalhos publicados na área da Educação e Direito entre Artigos Científicos, Livro e Capítulo. Tem experiência na gestão e docência do ensino superior. Orientou vários trabalhos como TCCs e Monografias, assim como participação como avaliador em bancas examinadoras de trabalhos de cursos. Já ministrou aula na Educação Básica com a Disciplina de História; pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC/ PA - 7ª URE) e atuou como Professor Substituto na Universidade Federal do Pará (UFPA/Campus de Santarém) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA/ com sede em Santarém), lotado pelo Programa de Educação do Instituto de Ciências da Educação. Atualmente sou professor do Curso de Bacharelado em Direito das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT/UNAMA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC/UFPA.

NATAMIAS LOPES DE LIMA
Licenciado Pleno em Pedagogia, Especialista em Estudos Culturais da Amazônia, Mestre em Educação, todos cursados na Universidade Federal do Pará. Experiência em docência na Educação Básica e Ensino Superior. Na educação básica em escolas do campo, no Ensino superior em diferentes municípios do arquipélago de Marajó. Atuou na área técnica pedagógica exercida em diferentes municípios da região do Marajó. Servidor Público Municipal lotado na Secretaria Municipal de Educação de Breves na função técnica pedagógica, cargo Professor/Coordenador Técnico. Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação/PA – SEDUC. Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará, linha de pesquisa EDUCAÇÃO: Currículo, Epistemologia e História sob a orientação do Professor Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, investigando a produção de conhecimento sobre educação do campo no Brasil, com título QUESTÕES EPISTÊMICO-HISTORIOGRÁFICAS SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC/UFPA.

PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA
Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Especialista em Educação e Problemas Regionais na mesma instituição; Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia com especialidade em Ciência Penal (Políticas de Segurança Pública); Criminologia; Medicina Legal; Direitos e Garantias Constitucionais; Direito Eleitoral; Mestre em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Educação (Currículo) no mesmo espaço institucional. Atualmente ocupa a Classe de Professor Associado Nível 4 na Cadeira de História da Educação da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, onde também atua na qualidade de Professor Colaborador na Linha de Pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História, vinculada ao Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, espaço institucional em que cultiva a docência, a pesquisa e a orientação de dissertações e teses. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e políticas públicas educacionais, história da educação, historiografia educacional, educação superior, políticas curriculares, currículo e formação de professores, formação de pesquisadores em educação, política curricular de pós-graduação, políticas de avaliação institucional na educação superior, epistemologia e educação. Exerce o magistério nas Disciplinas Direito Processual Penal e Direito Eleitoral ministradas aos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. No campo da Ciência do Direito incursiona pelas seguintes temáticas: Criminologia e Políticas de Combate ao Crime e à Criminalidade; Ensino do Direito Penal; Estado e Políticas de Segurança Pública; Educação em Segurança Pública; História das Instituições Penais e as Políticas de Ressocialização; Instituições Jurídicas e o Processo Penal. É Líder de Grupo no Diretório do Grupo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC, é Líder Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Crime e Criminalidade – NUPECC. Pesquisador no Grupo de estudos e pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/SECÇÃO-PA - UFPA. Coordenador da Linha de Pesquisa Estado, Política Criminal e Segurança Pública, vinculada ao GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DIREITO PENAL E DEMOCRACIA do Instituto de Ciências Jurídica da UFPA. Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal – IBRASPP. Membro Titular na Câmara de Literatura e 1º Secretário no Conselho Municipal de Cultura de Igrapé-Mirí (biênio 2017-2018). Músico e Poeta. Acadêmico Perpétuo na categoria de Sócio Fundador da Academia Igarapemiriense de Letras – AIL, cujo Patrono é o Poeta Bento Bruno de Menezes Costa.

RAIMUNDA LUCENA MELO SOARES
Professora Adjunto na Universidade Federal do Pará. Licenciada Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Educação e Problemas Regionais pela mesma universidade. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará. Doutoranda em Educação no programa de pós-graduação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, filosofia da educação, ética e educação, ensino, currículo e formação. Líder do Grupo de Pesquisas em Filosofia, Ética e Educação, GPFEE, no Diretório do Grupo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC/UFPA.

RENATO PINHEIRO DA COSTA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, Especialista em História e Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará-UFPA, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará – UFPA na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores; Doutor em Educação da linha de pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História, Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC, com ênfase no estudo da História da Educação, História das Instituições Escolares, EJA, Tecnologia da Educação, Currículo e Formação de Professores. Professor Assistente da disciplina História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira/PA.

SÉRGIO BANDEIRA DO NASCIMENTO
Graduado em História (1990) com Mestrado (2008) e Doutorado (2015) em Educação, todos pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Atua como professor substituto na UFPA (Campus de Castanhal) desde 2015 e Professor AD-4 da Secretaria Estadual de Educação do Pará – SEDUC/PA desde 1992. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Envelhecimento e Sexualidade e do Grupo de Estudos (NEPES e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão, Trabalho e Educação Carcerária (GEPGTEC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC/UFPA. Faz parte da equipe editorial da Revista Artifícios/UFPA. Atua principalmente nos temas formação de professores, currículo e ensino de história, História da Psiquiatria e da Loucura.