Autores: Maritza Maciel Castrillon Maldonado
Narrativas do espaço pantaneiro e da experiência coletiva de crianças que moram na Campina, região labiríntica do Pantanal mato-grossense, esses são os discursos que movimentam este livro. Apresento a força interpeladora de narrativas incompletas que podem esfacelar a rigidez que ainda persiste no tempo presente no campo educacional. Abrindo essas narrativas tenho a intenção de criar um novo espaço, uma nova história para a criança que ganhou a característica de frágil, desprotegida, incompleta pela narrativa dominante. É com base na experiência de um ano passado na Campina, vivendo, convivendo, conversando, observando, brincando, anotando, ouvindo, gravando, aprendendo, fotografando, cartografando, que trago essas narrativas como possibilidades reais de experiências coletivas no mundo atual. Concebo o espaço pantaneiro como uma narrativa constituidora do processo de subjetivação da criança ribeirinha que foge à regra da subjetividade requerida e/ou produzida na/pela modernidade. Considero as crianças da Campina como experiências que resistem ao saber e ao poder, experiências ímpares que, no seu limite, talvez, possam produzir algo novo, que seja diferente do sujeito individual requerido pelo projeto moderno. Questiono, neste livro: como as crianças da Campina burlam as regras do processo de subjetivação capitalístico, fazendo acontecer a experiência coletiva? Em que medida a experiência coletiva, enquanto multiplicidade que compõe o processo de subjetivação das crianças da Campina, seduz com maior intensidade aquelas almas, em relação às experiências individuais, veiculadas pelo discurso disciplinar? É possível conciliar escola, multiplicidades e desejos? Essas questões são pensadas tendo como interlocutores principais Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Walter Benjamin, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1796-6
DOI: 10.24824/978854441796.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
MARITZA MACIEL CASTRILLON MALDONADO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Complutense de Madrid, Espanha e concluiu, em 2015, estágio de pós-doutorado no PROPED/UERJ (CNPq). É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação como professora da disciplina Estudos de Currículo e no curso de Pedagogia, ministrando a disciplina Educação Infantil. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Currículo, Sociedade e Cultura Contemporâneos – CNPq e coordenadora do Ateliê de Imagem e Educação – AIE – UNEMAT. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, currículo, cotidiano, subjetivação, cinema e tempo.