Capa do livro: POLÍTICAS DE CURRÍCULO: <br>pesquisas e articulações discursivas

POLÍTICAS DE CURRÍCULO:
pesquisas e articulações discursivas

Autores: Alice Casimiro Lopes - Marcia Betânia de Oliveira (Orgs./Coords.).

Os movimentos da política de currículo atualmente no Brasil se dirigem a uma forte tentativa de centralização, via Base Nacional Comum Curricular, mas também via regulação da profissão docente, via reforma do ensino médio, bem como com base em uma redução da educação ao ensino e da cultura ao conhecimento. Essa centralização também pode ser identificada em outras partes do mundo, principalmente na América Latina. A homogeneidade curricular pretendida por tal centralização é impossível. Por maior que seja o detalhamento curricular, ele sempre é traduzido contextualmente de diferentes maneiras: esse processo é próprio da linguagem. Mas a simples tentativa de produzir tal homogeneidade, nos termos que vêm sendo debatidos atualmente, envolve uma ação que reduz possibilidades democráticas. Por sua vez, cada vez é mais evidente que a produção de pesquisas mais amplas e consistentes, de maneira a enfrentar os desafios de interpretar tais políticas, é realizado pela colaboração entre diferentes grupos. Este livro é um dos resultados de uma rede de pesquisa produzida por articulações discursivas contra os enfoques instrumentais, gerencialistas, não democráticos e restritivos da significação do que vem a ser currículo. Dessa forma reúne diferentes grupos de pesquisa, priorizando interpretações discursivas da política. Assim, ao mesmo tempo em que são criticadas as políticas de currículo atuais, são apresentadas diferentes possibilidades de investigação, visando ampliar o diferir e apostar na hiperpolitização do currículo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1736-2
DOI: 10.24824/978854441736.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 322
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS DE CURRÍCULO: <br>pesquisas e articulações discursivas

ALICE CASIMIRO LOPES
Professora Associada de Currículo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação (www.proped.pro.br), pesquisadora nível 1B do CNPq, Cientista do Nosso Estado Faperj e Procientista Faperj/Uerj. É coordenadora do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura (www.curriculo-uerj.br). Publicou vários livros, capítulos e artigos no Brasil e no exterior, com foco nas políticas de currículo, no pensamento curricular e na integração curricular.

MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/FE/UERN). Doutora em Educação pelo ProPEd/UERJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação/CNPq, tem pesquisas com ênfase políticas de currículo, processos de alfabetização e formação docente.

ANA DE OLIVEIRA
Professora de História do Colégio Pedro II (Rio de Janeiro-RJ). Doutora
em Educação do ProPEd (UERJ), onde atua como membro do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura (), com foco nas políticas de currículo.

ANDRÉ VITOR FERNANDES DOS SANTOS
Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais
do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), onde atua na Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Atualmente é Coordenador Pedagógico na Coordenação-Geral de Exames para Certificação. Tem desenvolvido investigações que focalizam as disciplinas escolares e as avaliações em larga escala no diálogo com a História do Currículo e com as Políticas de Currículo.

CARMEN ALICIA MARTÍNEZ RIVERA
Mestre em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica Nacional, Colômbia, fez Doutorado em Didática Experimental e Ciências Sociais na Universidade de Sevilla, Espanha. É integrante do Doutorado Interinstitucional em Educação da Universidade Distrital Francisco José de Caldas (UDFJC), desde 2006, onde atualmente é Professora e Pesquisadora Sênior. Coordena a pesquisa “Conhecimento profissional dos professores de Ciências e Conhecimento Escolar”. É líder, desde 2001, do grupo de pesquisa em Didática das Ciências (Categoria A) na mesma Universidade.

CLARISSA BASTOS CRAVEIRO
Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisa a ?utuação de sentidos da identidade docente nos documentos curriculares de formação de professores. É líder do grupo de pesquisas Curriculares (GPeC IEAR/UFF) com bolsistas FAPERJ, PIBIC e PROAES/UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Currículo.

CRISTIANE GONÇALVES DE SOUZA
Mestre em Educação pela UFRJ e doutoranda no ProPEd UERJ. É coordenadora da assessoria de Articulação Pedagógica na Fundação Municipal de Educação de Niterói/SEMECT e membro da equipe técnica/MEC para acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Niterói.

ÉRIKA VIRGÍLIO RODRIGUES DA CUNHA
Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus
de Rondonópolis (MT), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Educação, com a disciplina de Currículo. Bolsista PDJ CNPq no ProPEd (UERJ). Membro do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura, na mesma instituição. Sua produção e pesquisas recaem sobre políticas de currículo específicas, autodenominadas democráticas, em diferentes níveis e
esferas da educação.

GENIANA DOS SANTOS
Doutora em Educação pelo ProPEd (UERJ), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Licenciada em Letras-Português/

Literaturas e também em Pedagogia. Atua como Assessora Técnica Pedagógica na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) no âmbito da Superintendência de Educação Básica (SUEB) e como docente do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG.

JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS
Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É coordenador do Grupo de pesquisa Contexto e Educação. Publicou vários livros e artigos em periódicos nacionais sobre a formação escolar, as políticas e o currículo no ensino médio. Desenvolve pesquisas no Rio Grande do Norte e no Ceará com apoio do CNPq e da CAPES. Coordena o Projeto de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE), na Faculdade de Educação/UERN. É editor da Revista Científica Eletrônica Ensino Interdisciplinar (RECEI).

KÁTIA SILVA CUNHA
Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação Contemporânea e Pós-Graduação em Educação, Ensino de Ciências e Matemática. Doutora em Educação pela UFPE. Realizou Pós-doutorado no ProPEd (UERJ). Coordena o grupo de pesquisa Laboratório de Políticas Públicas, Currículo e Docência (LAPPUC). Orienta pesquisas sobre Política Educacional com ênfase na avaliação de políticas e impactos sobre a formação docente e estudos na Teoria do Discurso.

LÍVIA M. C. B. DE FARIAS
Mestre em Educação pela UFRJ e doutoranda no ProPEd (UERJ). É professora de História da Escola Britânica do Rio de Janeiro.

MARCIA SERRA FERREIRA
Professora Associada de Didática e Prática de Ensino das Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora nível 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado Faperj. Coordenadora do Grupo de Estudos em História do Currículo, no âmbito do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC/UFRJ), e do Projeto Fundão Biologia. Publicou livros, capítulos e artigos com foco na História do Currículo e das Disciplinas, na interface com as Políticas de Currículo, a História da Educação e o ensino de Ciências e Biologia.

MARIA DE LOURDES RANGEL TURA
Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atua como pesquisadora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd (UERJ), onde coordena o grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura. Tem publicado artigos em periódicos especializados, livros e capítulos de livros e coordenado e participado de projetos de pesquisa no Brasil e no exterior, que contaram com fnanciamento de agências nacionais e estrangeiras como a FAPERJ, a
CAPES e a CAPES/GRICES.

MEYRE-ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

(UERN), vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Mossoró/RN. Doutora em Educação pelo ProPEd (UERJ). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teorias de Ensino e Práticas Pedagógicas (UERN). Tem participado de pesquisas e publicado artigos e capítulos de livros com foco na formação de professores e nas políticas curriculares.

PAULO SERGIO MARCHELLI
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, é Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e no curso de Licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação do Campus Professor Alberto Carvalho (DEDI). Desenvolve pesquisa de pós-doutorado no ProPEd (UERJ), vinculado à linha em Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura.

RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA
Professora da Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (), pesquisadora nível 2 do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj e Procientista Faperj/Uerj. Secretária geral da Associação Brasileira de Currículo/ABdC. É coordenadora do grupo de pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos/GCEDH. Publicou capítulos e artigos com foco nas políticas de currículo para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e formação de professores.

ROSANNE EVANGELISTA DIAS
Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Docência, que conta com financiamento do CNPq e FAPERJ. Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro FAPERJ.

ROSELY DOS SANTOS ALMEIDA
Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis (MT), atua como formadora de Educação Infantil no Departamento de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis (MT), membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas Educacionais.

SILVIA MORELLI
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosário (UNR), onde atua como Pesquisadora e Professora Titular na área de Currículo. Tem pesquisas sobre o currículo universitário, políticas curriculares e a relação entre currículo e ensino. É diretora e membro fundador do Centro de Estudios e Investigaciones sobre el Curriculum y la Didáctica (CEICyD-UNR). Atualmente é Diretora Provincial de Desenvolvimento Curricular da Província de Santa Fé, Argentina.

VERONICA BORGES DE OLIVEIRA
Professora Adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Integrante do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura. Tem como foco de investigação as políticas curriculares de formação de professores.

VILMA GRACIELA MARTÍNEZ RIVERA
É licenciada em Educação, com especialização em Linguística e Literatura pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, Mestre em Belas Artes, com especialização em escultura pela Universidade Nacional da Colômbia, e Doutora em Escultura e História das Belas Artes pela Universidade de Sevilla, Espanha. Artista e pesquisadora independente. Membro dos grupos de pesquisa em Didática das Ciências (Colômbia) e Grupo Tebro (Espanha).

VIVIANE GUALTER PEIXOTO DA CUNHA
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2013) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2008). É integrante do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura, na UERJ, e do grupo de pesquisa de Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar, na PUC-Rio. Suas produções de pesquisas têm se centrado nas seguintes temáticas: abordagens teórico-analíticas para pesquisas em políticas educacionais, reforma educacional e política de ciclos.

ZACARIAS MARINHO
Professor Adjunto na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde atua no Departamento de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teorias de Ensino e Práticas Pedagógicas (UERN) e do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura (UERJ). Tem publicações em livros, anais de eventos e periódicos, com foco na área do Ensino de Geografa e do Currículo.