Capa do livro: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE:<br>um enfoque multidisciplinar<br>Volume 1<br>COLEÇÃO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE: um enfoque multidisciplinar

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE:
um enfoque multidisciplinar
Volume 1
COLEÇÃO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE: um enfoque multidisciplinar

Autores: Ramon Missias-Moreira - Zenilda Nogueira Sales - Vera Lúcia Chalegre de Freitas - Tatiane Dias Casimiro Valença (Orgs.)

Representações Sociais, Educação e Saúde: um enfoque multidisciplinar” é uma coletânea de três volumes que socializa parte das produções construídas por um grupo constituído de orientados de graduação e de pós-graduação e por mestres, doutores e pós-doutores incontornáveis sobre o tema da Teoria das Representações Sociais (TRS) das cinco regiões do país, bem como da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa em Portugal e do Laboratório de Psicologia Social da Aix-Marseille Université na França. Os livros possuem como objetivo disseminar estudos e pesquisas que têm a TRS como aporte da investigação científica em uma perspectiva interdisciplinar em sua relação com a educação ou com a saúde. Além de evidenciar os debates compartilhados nos grupos e procurar dar resposta aos desafios contemporâneos mediante a interlocução entre diversas linhas de pesquisa, adaptando as reflexões dos objetos de estudo à realidade econômica, política, cultural e, sobretudo, social, dessa sociedade que se encontra em constante transição. Esta obra representa mais uma contribuição para consolidação da TRS, assim, em cada volume apresentado para os leitores, encontram-se as abordagens existentes na TRS, sendo essas: diálogos com conteúdo mental estruturado-cognitivo, avaliativo, afetivo e simbólico de um dado objeto social elaborado pela sociedade tendo como suporte básico: dimensões, campo de representação ou imagem; difusão, propagação e propaganda; objetivação e ancoragem; fenômenos das representações sociais, aspectos teórico-práticos, sociorrepresentacional, entre outras. Dar-se a conhecer que se trata de uma obra com domínios mais alargados, com multiplicidade de enfoques, constituindo-se em Representações Sociais

Impresso
de R$ 71,60 por
R$ 55,08
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 41,31

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1624-2
DOI: 10.24824/978854441624.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE:<br>um enfoque multidisciplinar<br>Volume 1<br>COLEÇÃO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE: um enfoque multidisciplinar

ALESSANDRA SOUZA DE OLIVEIRA
Mestranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano/NIEPEH/UESB/CNPq

ALEXANDER HOCHDORN
Pós-doutor pela Università degli Studi di Padova na Itália. Pós-doutor pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Pádua (Itália). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Geracionalidade, Violência e Imaginário/GEVIM/UCB/CNPq

ALICE BEATRIZ ASSAMANN
Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estudante do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física/NEHME/UFRGS/CNPq e do Observatório do Esporte Paralímpico/UFRGS

BEATRIZ DITTRICH SCHIMITT
Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estudante do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física/NEHME/UFRGS/CNPq e do Observatório do Esporte Paralímpico/UFRGS

CLARISSA MARTINS DE ARAUJO
Doutora em Sciences de L’Education pela Université de Toulouse Jean-Jaurès. Pesquisadora convidada à l’UMR EFTS da Université de Toulouse Jean-Jaurès, França. Professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Líder do Grupo de Estudo em Formação de Professores, Arte e Inclusão/GEFAI/UFPE/CNPq

DENIS GIOVANI MONTEIRO NAIFF
Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Diretor do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da UFRRJ. Líder do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social/LAPPSO/UFRRJ/CNPq

EDMILSON ANDRADE REIS
Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal pela Faculdade de Iguaçu/PR. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela ESAP. Professor Assistente do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – FAPAC/ITPAC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Territórios de Saúde da Amazônia/GPETESA/UFT/CNPq

EDVALDO SOUZA COUTO
Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular da Graduação e Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista de produtividade PQ2 do CNPq. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias/GEC/UFBA/CNPq

ELAINE DOS SANTOS SANTANA
Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Estudante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano/NIEPEH/UESB/CNPq

FERNANDA MARIA AGOSTINHO DE ARAUJO
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, Recife-PE. Pesquisadora do Grupo de Estudo em Formação de Professores, Arte e Inclusão/GEFAI/UFPE/CNPq

GABRIELA MONCAYO
Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Bolsista de Iniciação Científica pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos Culturais/GIEC/UNISANTOS/CNPq

JANICE ZARPELLON MAZO
Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Portugal. Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Líder do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física/NEHME/UFRGS/CNPq. Coordenadora do Observatório do Esporte Paralímpico/UFRGS

JOSIANA AYALA LEDUR
Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estudante do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física/NEHME/UFRGS/CNPq e do Observatório do Esporte Paralímpico/UFRGS

LAYANNE CHRISTINNE DOS PASSOS MIGUENS
Mestranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano/NIEPEH/UESB/CNPq

LUCIANA ARAÚJO DOS REIS
Pós-doutora em Saúde Coletiva pelo ISC/UFBA. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Titular e Permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano/NIEPEH/UESB/CNPq

LUCIENE ALVES MIGUEZ NAIFF
Pós-doutora pela Universidade de Lisboa. Doutora em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da UFRRJ e em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ. Pesquisadora 2 do CNPq. Líder do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social/LAPPSO/UFRRJ/CNPq

MARIA GLADIS SARTORI PROENÇA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa para Formação de Professores/GEPEF/UEMS/CNPq

MARINA TUCUNDUVA BITTENCOURT PORTO VIEIRA
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da graduação da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos Culturais/GIEC/UNISANTOS/CNPq

MAYKON SANTOS MARINHO
Doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Estudante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano/NIEPEH/UESB/CNPq

MILTON VALENÇUELA
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa para Formação de Professores/GEPEF/UEMS/CNPq

NEIDE DE LIMA LOURENÇO
Mestranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Especialista em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC). Estudante do Grupo de Pesquisa Estudos interdisciplinares de Patrimônio Cultural/GEIPAC/UNIVILLE/CNPq

POLLYANNA VIANA LIMA
Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Pesquisadora do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Estudos sobre Doenças Crônicas/NEPEDC/UESB/CNPq

RAFAELA BERTOLDI
Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estudante do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física/NEHME/UFRGS/CNPq e do Observatório do Esporte Paralímpico/UFRG

RAFAELA FODOR
Graduanda em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Bolsista de Iniciação Científica pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos Culturais/GIEC/UNISANTOS/CNPq

RAMON MISSIAS-MOREIRA
Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor da rede de ensino de Dias D’ávila, Bahia. Pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Comunicação e Tecnologias/GEC/UFBA/CNPq e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Política, Planejamento e Gestão em Saúde/PPGES/UESB/CNPq

RAPHAEL FERREIRA DE ÁVILA
Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Estudante do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social/LAPPSO/UFRRJ/CNPq

REJANE DIAS DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Associada da UFPE. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UFPE. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação/GIERSE/UFPE/CNPq

RENATO NOVAES CHAVES
Doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano/NIEPEH/UESB/CNPq

SANDRA PASCHOAL LEITE DE CAMARGO GUEDES
Pós-doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa. Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (Univille). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural/GEIPAC/UNIVILLE/CNPq

SUZANA BORBA DA SILVA
Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Joaquim Nabuco (FJN). Graduada em Múscia pela e graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estudante do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação/GIERSE/UFPE/CNPq

TATIANE DIAS CASIMIRO VALENÇA
Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Assistente da UESB. Pesquisadora no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas/NIEFAM/UESB/CNPq

THÉMIS APOSTOLIDIS
Doutor em Psicologia. Diretor do Laboratoire de Psychologie Social (LPS EA 849), do Polo de Psicologia Ciências da Educação da Aix-Marseille Université – SCHUMAN – 3. Professor PhD HDR de Psicologia Social da Université de Provence (França

TUANY DEFAVERI BEGOSSI
Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estudante do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física/NEHME/UFRGS/CNPq e do Observatório do Esporte Paralímpico/UFRGS

VALDIR AQUINO ZITZKE
Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Metodologias e Práticas de Ensino de Geografia/GPMEG/UFT/CNPq

VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS
Em estágio Pós-doutoral pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE). Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar (Ciências Biológicas e Pedagogia) do PIBID/UPE/CAPES. Líder do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente/GIRSFEMA/UPE/CNPq

VICENTE DE PAULA FALEIROS
Pós-doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales na França. Pós-doutor e Doutor pela Universidade de Montréal (Canadá). Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Gerontologia e em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Pesquisador 1A do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Geracionalidade, Violência e Imaginário/GEVIM/UCB/CNPq

WILMA DOS SANTOS FERREIRA
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Gestão do Trabalho Pedagógico pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação/GIERSE/UFPE/CNPq

ZENILDA NOGUEIRA SALES
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Plena do Departamento de Saúde II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Estudos Filosóficos em Representações Sociais/GEFRS/UESB/CNPq