Capa do livro: APRENDIZAGENS NO ENSINO SUPERIOR:<br> contribuições possíveis na formação de professores

APRENDIZAGENS NO ENSINO SUPERIOR:
contribuições possíveis na formação de professores

Autores: Eliane de Lourdes Felden

A obra resulta de uma pesquisa que tem como foco de investigação a universidade e a aprendizagem significativa, ouvindo professores universitários sobre os saberes por eles produzidos, em sua ação pedagógica. O estudo faz um recorte em relação ao tema, envolvendo três eixos fundantes: A Universidade e a Formação de Professores, os Saberes da Profissão Docente e a Aprendizagem Significativa. O trabalho constitui-se num estudo qualitativo em que foram utilizados questionários (narrativas escritas) com os alunos concluintes dos referidos cursos e entrevistas semiestruturadas (narrativas orais) com professores que atuam nesses cursos, todos profissionais reconhecidos pela sua capacidade de promover e ampliar aprendizagens significativas no seu aluno. A pesquisa revelou que os alunos em formação reconhecem que a universidade contribui, de forma relevante, com a construção de aprendizagens significativas, advindas das concepções, da organização, das atitudes, e dos saberes que constituem o professor formador, elementos amplamente explicitados na obra. O estudo permitiu compreender o quão complexa é essa tarefa, pois pensar a formação, no espaço das instituições de ensino superior, implica em aprender a ensinar, concentrando ações que promovam aprendizagens que façam sentido para professores e alunos. Acredita-se que esta pesquisa contribui com a área da educação por abordar uma temática inesgotável, a formação de professores, colaborando com o trabalho destinado aos cursos de licenciatura.

Impresso
de R$ 65,88 por
R$ 57,48
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 46,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1611-2
DOI: 10.24824/978854441611.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

APRENDIZAGENS NO ENSINO SUPERIOR:<br> contribuições possíveis na formação de professores

ELIANE DE LOURDES FELDEN
Possui Graduação em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ; Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus de Santo Ângelo/RS; Curso de Pós-Graduação em Docência Universitária também pela URI, Campus de Santo Ângelo/RS; Mestrado em Educação e Doutorado em Educação, ambos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo/RS, integrando a Linha de Pesquisa II: Formação de Professores, Saberes Docentes e Mediações Pedagógicas. Atuou por mais de 20 anos como Professora e Orientadora Educacional na Rede Pública Estadual de Ensino no RS/Brasil. Integrou a equipe pedagógica da 14ª Coordenadoria Regional de Educação(CRE) como representante dos Orientadores Educacionais dos municípios de abrangência da 14ª CRE. Foi professora universitária e Coordenadora do Curso de Pedagogia na URI, Campus Santo Ângelo. Em 2013, ingressou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Jaguari/RS, no cargo de Pedagoga Docente, onde exerceu a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Coordenadora Geral de Ensino e Líder do Grupo de Pesquisa: Educação do Campo e Agroecologia. Atualmente trabalha no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo/RS, onde já integrou a equipe da Direção de Pesquisa, Produção e Extensão, na função de Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação. Hoje atua como Diretora de Ensino e professora no Ensino Superior. Tem desenvolvido trabalhos de pesquisa na área de Pedagogia Universitária, especialmente com foco na Didática, Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional Docente.