Autores: Eliane de Lourdes Felden
A obra resulta de uma pesquisa que tem como foco de investigação a universidade e a aprendizagem significativa, ouvindo professores universitários sobre os saberes por eles produzidos, em sua ação pedagógica. O estudo faz um recorte em relação ao tema, envolvendo três eixos fundantes: A Universidade e a Formação de Professores, os Saberes da Profissão Docente e a Aprendizagem Significativa. O trabalho constitui-se num estudo qualitativo em que foram utilizados questionários (narrativas escritas) com os alunos concluintes dos referidos cursos e entrevistas semiestruturadas (narrativas orais) com professores que atuam nesses cursos, todos profissionais reconhecidos pela sua capacidade de promover e ampliar aprendizagens significativas no seu aluno. A pesquisa revelou que os alunos em formação reconhecem que a universidade contribui, de forma relevante, com a construção de aprendizagens significativas, advindas das concepções, da organização, das atitudes, e dos saberes que constituem o professor formador, elementos amplamente explicitados na obra. O estudo permitiu compreender o quão complexa é essa tarefa, pois pensar a formação, no espaço das instituições de ensino superior, implica em aprender a ensinar, concentrando ações que promovam aprendizagens que façam sentido para professores e alunos. Acredita-se que esta pesquisa contribui com a área da educação por abordar uma temática inesgotável, a formação de professores, colaborando com o trabalho destinado aos cursos de licenciatura.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1611-2
DOI: 10.24824/978854441611.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ELIANE DE LOURDES FELDEN
Possui Graduação em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ; Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus de Santo Ângelo/RS; Curso de Pós-Graduação em Docência Universitária também pela URI, Campus de Santo Ângelo/RS; Mestrado em Educação e Doutorado em Educação, ambos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo/RS, integrando a Linha de Pesquisa II: Formação de Professores, Saberes Docentes e Mediações Pedagógicas. Atuou por mais de 20 anos como Professora e Orientadora Educacional na Rede Pública Estadual de Ensino no RS/Brasil. Integrou a equipe pedagógica da 14ª Coordenadoria Regional de Educação(CRE) como representante dos Orientadores Educacionais dos municípios de abrangência da 14ª CRE. Foi professora universitária e Coordenadora do Curso de Pedagogia na URI, Campus Santo Ângelo. Em 2013, ingressou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Jaguari/RS, no cargo de Pedagoga Docente, onde exerceu a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Coordenadora Geral de Ensino e Líder do Grupo de Pesquisa: Educação do Campo e Agroecologia. Atualmente trabalha no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo/RS, onde já integrou a equipe da Direção de Pesquisa, Produção e Extensão, na função de Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação. Hoje atua como Diretora de Ensino e professora no Ensino Superior. Tem desenvolvido trabalhos de pesquisa na área de Pedagogia Universitária, especialmente com foco na Didática, Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional Docente.