Capa do livro: EDUCANDO CRIANÇAS, FORMANDO EDUCADORES:<br> praticas educativas desenvolvidas nas relações humanas

EDUCANDO CRIANÇAS, FORMANDO EDUCADORES:
praticas educativas desenvolvidas nas relações humanas

Autores: Aline Sommerhalder - Fernando Donizete Alves - Ilza Zenker Leme Joly

O livro “Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas” traz à tona pesquisas que tratam de temáticas bastante variadas e que, juntas revelam a riqueza de processos educativos construídos em diferentes espaços sociais. Experiências de vida e de formação vividas em ambientes escolares e não-escolares são retratadas ao longo dos capítulos, sendo evidenciada sua importância na constituição dos seres humanos nelas envolvidos, sejam crianças ou adultos. A crença no diálogo, que impulsiona as pesquisas apresentadas, aparece nas metodologias adotadas, em que se busca ouvir a voz dos participantes e permitir a eles que, nos estudos, se eduquem. Nesse diálogo, se educam também os pesquisadores.

Impresso
de R$ 55,08 por
R$ 47,88
Digital
de R$ 55,08 por
R$ 38,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1764-5
DOI: 10.24824/978854441764.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCANDO CRIANÇAS, FORMANDO EDUCADORES:<br> praticas educativas desenvolvidas nas relações humanas

ALINE DE SOUZA DENZIN
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Universidade Federal de São Carlos na Linha de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente atua como educadora voluntária na parceria dos Projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer/ Mais que Futebol (Departamento de Educação Física e Motricidade Humana/DEFMH –UFSCar e Associação Desportiva Educacional e Social do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos - ADESM)”. Realiza pesquisas na área de Educação, voltadas para a educação das relações étnico-raciais, educação na diversidade, combate ao racismo e discriminações. Membro do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF) e da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH).

ALINE SOMMERHALDER
Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos/Campus de São Carlos/SP, na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas/Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia nas áreas de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Processos Educativos de Crianças (CNPq). Doutora em Educação Escolar e Pedagoga. Pesquisadora na área de educação, com ênfase em práticas pedagógicas com crianças, educação infantil, lúdico e educação, formação de professores, com publicações no Brasil e no Exterior. Desenvolve ações de extensão, em destaque Formação Lúdica de Professores.

ANDRESSA DE OLIVEIRA MARTINS
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa Práticas sociais e Processos educativos. Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos. Dedica-se a área de Formação de Professores. Realiza estudos voltados para os temas sobre formação inicial, continuada e desenvolvimento profissional docente, com ênfase na Educação Infantil. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Processos Formativos e Saberes da Docência (CNPq) e do Grupo de Pesquisas e Estudos: Processos Educativos de Crianças (CNPq). Colaboradora do Projeto de Extensão VEREDAS/UFSCar.

CAMILA TANURE DUARTE
Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com orientação do Prof. Dr. Fernando Donizete Alves (apoio CAPES). Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP/IBILCE). Tutora virtual do curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da UFSCar. Professora de Educação Infantil, da rede pública de ensino.

FERNANDO DONIZETE ALVES
Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFSCar), na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. Docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana/Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Doutor em Educação Escolar. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas das Dimensões Educativas da Educação Física/CNPq.

GABRIELA DIAS SARTORI
Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, com orientação do Prof. Dr. Fernando Donizete Alves (apoio CAPES). Graduada no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Membro estudante do Núcleo de estudos e pesquisas sobre Educação Física Infantil (NEPEFI). Trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais.

ILZA LEME ZENKER JOLY
Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFSCar), na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. Docente do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. Graduada em Letras e doutora em Educação. Especialista em Musicoterapia, pela Universidade de Ribeirão Preto e membro da APEMESP. Fundadora do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical da UFSCar. Pesquisadora do grupo de pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos/CNPq e é líder do grupo de pesquisa Educação Musical, Cultura e Comunidade/CNPq. Foi fundadora e coordenadora da Orquestra Experimental da UFSCar, da Pequena Orquestra da UFSCar, da Camerata Vivace e da Orquestra Projesc. Tem publicado na área de educação musical atuando principalmente nos temas: educação musical, música, música instrumental, educação, cultura, comunidade e formação de professores.

LUANA ZANOTTO
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestre em Educação e Licenciada em Educação Física pela mesma instituição. Instrutora de Atividades Físicas no Serviço Social do Comércio (Sesc), na unidade de Piracicaba. Realiza pesquisas na área de Educação e Educação Física, com ênfase nos processos educativos de crianças em espaços escolares e não-escolares.

MÁRCIA REGINA ONOFRE
Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos, atuando nos cursos de Pedagogia. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  Coordenadora de gestão do PIBID UFSCar. É pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente, profissionais do ensino fundamental I e educação a distância.

MARIANA BARBOSA AMENT
Mestre em Educação pela UFSCar, linha de Práticas Sociais e Processos Educativos e graduada em Educação Musical pela mesma universidade. Atua como professora substituta de Estágio Supervisionado (UFSCar), professora e tutora do curso de Educação Musical (Claretiano), tutora virtual (Educação Musical/UAB). Tem experiência e pesquisa na área de Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Musical Escolar e Educação Musical Humanizadora.

MARIA ELISA NICOLIELO
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Realiza pesquisas na área da Infância, Educação Infantil e Ludicidade. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas: Processos Educativos de Crianças – CNPq.

MARIANA GALON DA SILVA
Mestre em Educação pela UFSCar, é especialista em Arte e Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade Federal de Brasília e possui graduação em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade de São Paulo. Possui pesquisa sobre
práticas sociais e processos educativos nas atividades de criação musical coletiva.

NATÁLIA BÚRIGO SEVERINO
Professora da Universidade Federal de São Carlos, no Dep. de Artes e Comunicação, atuando no Curso de Licenciatura em Música. É licenciada em Música e Mestre em Educação pela UFSCar. Tem experiência em Música com ênfase em Educação Musical. Trabalhou com Educação Musical Escolar, e dedica-se principalmente à formação de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: educação musical, música na escola, educação e cidadania, práticas sociais, educação dialógica, educação humanizadora, formação de professores, e interdisciplinaridade.