Capa do livro: ENTRE SABERES E PRÁTICAS:<br> educação, atos e processos formativos

ENTRE SABERES E PRÁTICAS:
educação, atos e processos formativos

Autores: Tarsis de Carvalho Santos - Daniele Lima da Silva - Joara Porto de Avelar Lima. (Orgs.).

"ENTRE SABERES E PRÁTICAS: EDUCAÇÃO, ATOS E PROCESSOS FORMATIVOS" é a materialização de um esforço coletivo ao que consiste analisar, sistematizar e difundir experiências que verse sobre saberes e práticas educacionais contextualizados com os lugares, que exige e demanda outros processos formativos, para além da formalidade estruturante do sistema educacional brasileiro.

Impresso
de R$ 65,88 por
R$ 57,48
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 46,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1670-9
DOI: 10.24824/978854441670.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 282
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENTRE SABERES E PRÁTICAS:<br> educação, atos e processos formativos

ADENILSON DE ANDRADE ARGOLO
Pedagogo, graduado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciando em Teatro pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA). Idealizador e coordenador do projeto de extensão Escola em Cena, atuando também como educador teatral com adolescentes de 13 a 18 anos (2013-2016). Atuou como extensionista e monitor em diversos projetos do DEDC da UNEB XV no período de 2012-2016. Participou do grupo de pesquisa NEIFA (Núcleo de Escuta, Investigação e Formação de Professores Alfabetizadores). Atualmente é bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no subprojeto PIDIB/Teatro da UFBA.

ANA ELISA DRUMMOND CELESTINO SILVA
Doutoranda e Mestra em Educação pela UFBA. Pedagoga. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC).

ANA FLÁVIA FERREIRA DE BRITO OLIVEIRA
Mestranda em Educação e Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC (UNEB). Especialista em Educação Infantil com Mídias Interativas (UNEB) e Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Olga Metting. Graduada em Letras com Espanhol pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais. Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Escolar: aspectos socioculturais e contemporaneidade. Pesquisadora na área de Gestão Escolar e Formação de Professores.

ANA LÚCIA NUNES PEREIRA
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado pelo Programa Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – DEDC XV – Valença (BA). Bolsista do CNPQ.

ANA RITA DE CÁSSIA SANTOS BARBOSA
Doutora em educação e Mestre em Psicologia pela pela Università degli Studi di Padova. Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e estudante de Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da rede municipal de Educação Básica de Salvador e da Faculdade Maurício de Nassau. Tem experiência nas áreas de Educação Infantil, alfabetização, letramento, avaliação e intervenção psicopedagógica, educação inclusiva e formação de professores.

ALEXANDRE REBOUÇAS DE SANTANA
Licenciado e Bacharel em Música, Doutorando - DMMDC-UFBA.

ÂNGELA DE FÁTIMA RIOS PATRIARCA NUNES
Mestranda em Gestão e Tecnologia Aplicada a Educação (GESTEC/UNEB). Pedagoga, especialista em Psicopedagogia. Professora da rede municipal de Educação Básica de Salvador.

CAROLINA SILVA SIBIO
Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Visconde de Cairu, Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade das Américas, Pesquisadora na área de Neurociência e Práticas Pedagógicas, idealizadora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Bio-psico-social Espaço Caminhar (IPDEC).

CELESTE MARIA PACHECO DE ANDRADE
Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Educação Brasileira (UFBA). Graduada em Licenciatura e Bacharelado em História (UFBA). Professora adjunto (UNEB). Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em História: História, Cultura e Práticas Sociais (UNEB). Avaliador institucional e de Curso no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultura Documental e Patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: História, Bahia, Literatura e Representações, Educação em Direitos Humanos e Metodologia do Ensino de História. Possui experiência em Administração do Ensino Superior. Desenvolve pesquisas na área de História Institucional com destaque para instituições militares e justiça militar: Ministério Público Militar.

DANIELE LIMA DA SILVA
Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/ UNEB) e pesquisadora do Geppe-rs/ PPGeduc - UNEB (Grupo de pesquisa em educação, psicanálise e representação social). Membro da Comissão Executiva do Grupo de Pesquisa e Extensão Duplo Nascer: Leituras da constituição e da psicopatologia da relação primordial mãe-bebê por meio de indicadores clínicos (UNEB). Possui graduação em Letras Vernáculas com concentração na área de Estudos Linguísticos (Aquisição de Linguagem) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Fonoaudiologia especialista em Gestão em Saúde pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Grande Fortaleza/ DF (FGF). Professora Visitante nos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia (UNIFACS/ ACEB/ Athenas Cursos/ Grupo Gastão), Neuropsicologia (Camargo Pós-Graduação) e Graduação em Ciências Biológicas (UNEB/ EAD). Docente concursada e efetiva da Prefeitura Municipal de Salvador/BA.

DAYANE DA SILVA ANUNCIAÇÃO
Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da rede municipal de Educação Básica de Valença. Atualmente atua na Direção do Subsistema Gereba, coordenando atividades em onze escolas da zona rural do município de Valença-BA.

DAVI SILVA DA COSTA
Doutor em Ciências Sociais / Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade; (UFRRJ) Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA); Especialista em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo (UFPB), Engenheiro Agrônomo (UFBA).

DÍDIMA MARIA DE MELLO ANDRADE
Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq).

EDVALDO SOUZA COUTO
Doutor em Educação pela UNICAMP. Docente na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal da Bahia. Um dos Coordenadores do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Bolsista de Produtividade do CNPq.

FÁBIO JOSUÉ SOUZA DOS SANTOS
Doutor e Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagogo, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 1998). Professor Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores/Campus Amargosa, onde tem realizado atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação (licenciaturas) e na pós-graduação. No mesmo campus universitário é membro do quadro permanente de docentes do Curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo e da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro.

FÉLIX MARCIAL
Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade Pedagógica Enrique José Varona (UPEJV-Cuba), Mestre em educação pelo Centro de referência Latino Americano para La Educacion Especial (CELAEE-Cuba), Graduado em Psicologia pela Universidade de La Habana (UH-Cuba) e Graduado em Ciências Biológicas pela Universidad Pedagógica Enrique José Varone (UPEJV-Cuba), Pesquisador na área de Educação e Neurociências, autor e co-autor de diferentes publicações incluindo livros especializados em Cuba e Brasil.

GUILHERMINA ELISA BESSA DA COSTA
Mestra em Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC/UNEB. Especialista em Psicopedagogia (UESC), Especialista em Docência do Ensino Superior (FASB). Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência em Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado, Educação especial com ênfase na educação inclusiva. Pesquisadora. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq) e do Grupo de pesquisa: Desenvolvimento Social. Coordenada um grupo de Estudos: Educação, inclusão e alteridade. Professora da Universidade do Estado da Bahia – Campus X – Teixeira de Freitas.

JOARA PORTO DE AVELAR LIMA
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Docência Superior (UGF) e em Alfabetização e Letramento (Estácio). Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É pesquisadora Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq). Participa do Grupo de Estudos Avançados e Pesquisa nas áreas de Epistemologia, Estética, Linguagem, Subjetividade, Educação e Currículo (UNEB).

JOSEANE MAYTE SOUSA SANTOS SOUSA
Graduada em Letras Vernáculas com Língua Espanhola pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Roteiros para plataforma Multimídia (Faculdade de Comunicação da UFBA) e em Metodologia da Língua Portuguesa (Faculdade Unyleya). Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia. Membro do grupo de Pesquisa CEPEC – Centro de Pesquisas Educacionais de Camaçari, vinculada à Secretaria de Educação de Camaçari e pesquisadora na área de Escrita de si, autobiografias, autoria e educação e tecnologias.

KATIUSCIA DA SILVA SANTOS
Mestranda em Educação e Contemporaneidade (UNEB/BA), Pós-Graduada em Linguística (UNEB/BA), e em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Pós-Graduanda em Educação do Campo (IFbaiano); Graduada em Letras (UNEB/BA), Pesquisadora nas áreas de Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores online e tecnologia na educação, integrante do Observatório de Educação de Jovens e Adultos (OBEJA/CAPES).

LUCI CLÁUDIA ALVES OLIVEIRA
Mestranda em Educação em Jovens e adultos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas pela Universidade Salvador - UNIFACS. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNEB. Possui experiência em Docência, Coordenação, Recursos Humanos e estudos em Prevenção ao Uso de Drogas. Pesquisadora nas áreas de Formação docente, com ênfase em Educação do Campo, Educação em Direitos Humanos e Educação em Jovens e Adultos - EJA; Processos Tecnológicos e Práticas Pedagógicas

MADIANE SANTOS DE ASSIS
Especialista em Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência em Educação de Jovens e Adultos com ênfase na Formação de Professores. Funcionária Pública Municipal em Valença-BA.

MARIA HELENA DA SILVA REIS SANTOS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Especialista em Gramática e Texto e Metodologia do Ensino Superior, possui graduação em Letras com língua inglesa. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidades (Diverso/CNPq) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

MICAELA BALSAMO DE MELLO
Mestre em Educação (UFBA - 2015), especialista em Educação Inclusiva (UNIME - 2007) e Gestão Pública (UNEB - 2013), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Atualmente é membro do grupo de pesquisa de “Política e gestão da educação”, do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, é coordenadora pedagógica em unidade de educação infantil do município de Salvador. Possui experiência na área de Gestão da Educação, no campo das políticas públicas cujas intervenções favoreçam o acesso, permanência e aprendizagem de estudantes da Educação Pública.

OSIMARA DA SILVA BARROS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Pedagoga. Especialista em coordenação pedagógica e gestão escolar. Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobização Social pela Educação (TIPEMSE/ CNPq) da Universidade do Estado da Bahia.

PAULO JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS
Mestrando em Educação pela Universidade Del Salvador (Buenos Aires- Argentina); Pós-Graduado em Psicopedagogia (FINOM/MG), Pós-Graduando em Educação do Campo (IFbaiano/BA); Graduado em Pedagogia (UNEB/BA), Graduando em História (UNEB/BA), Pesquisador na área de Família e Educação, Educação de Jovens e Adultos, integrante do Observatório de Educação de Jovens e Adultos (OBEJA - CAPES).

SILVIA LETICIA COSTA PEREIRA CORREIA
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/UNEB. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC/UNEB. Especialista em Educação Básica de Jovens e Adultos - UNEB. Especialista em Psicopedagogia - UCSAL. Graduada em Pedagogia - UFBA. Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica, sendo que desde 2010, é Gestora de uma Escola da Rede Municipal de Salvador. Possui experiência na área de Educação com ênfase nos Processos Tecnológicos e de Aprendizagem; Docência no Ensino Fundamental I; Estratégias e Práticas Pedagógicas; Planejamento Pedagógico; Representações Socioespaciais e Formação Continuada de Professores.

SILVIA LÚCIA LOPES BENEVIDES
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPE). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação- Campus XV/Valença.

SUZANI LEITE CARIBÉ
Mestranda em Gestão e Tecnologia Aplicada a Educação (GESTEC/UNEB). Psicóloga.

TARSIS DE CARVALHO SANTOS
Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural (UNEB). Graduado em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Membro do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB). Pesquisador nas áreas de Práticas Pedagógicas, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia, História e Memória.

TELMA DA SILVA SANTOS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2016). Graduação em Gestão de Negócios em Turismo Faculdades Integradas Olga Metting Famettig, Salvador, Brasil (2004). Atuou como Professora no SESC Administração Regional da Bahia e Prefeitura Municipal de Salvador (Bolsista/Estagiária).

VALNICE SOUZA PAIVA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – (PPGEduC/UNEB). Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB). Pedagoga. Professora na Universidade do Estado da Bahia Campus XVI. Pesquisadora Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq) e Coordenadora Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação (TIPEMSE/CNPq) da Universidade do Estado da Bahia.

VANESSA DE SOUZA MATOS
Mestranda em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-graduanda em Segurança em Grandes Eventos pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Olga Metting. Bacharela em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia (APM). Graduada em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia. Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Escolar: aspectos socioculturais e contemporaneidade. Pesquisadora na área de Segurança Pública e Gestão Escolar.