Capa do livro: AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: <br>perspectivas institucionais - Volume 2

AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:
perspectivas institucionais - Volume 2

Autores: Gionara Tauchen - Altair Alberto Fávero (Organizadores)

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Sinopse

A avaliação das instituições e dos cursos de ensino superior vem expressando tensões entre autonomia e dependência, qualidade e quantidade, democratização e massificação, entre outras abordadas neste Volume 2 da Coleção Avaliação do Ensino Superior. A proposta da Coleção vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais CL ACSO (2016-2019) Universidades e Políticas de Educação Superior, ao Programa Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP e à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES). Os autores compartilham investigações e experiências desenvolvidas no Brasil, Angola, Reino Unido e Argentina. Discutem as políticas educacionais, os processos de autoavaliação institucional, as finalidades, dimensões e critérios dos processos avaliativos, os impactos e as possibilidades para a organização e gestão das instituições, bem como as tensões entre as compreensões dos Estados, das instituições e dos sujeitos educativos. Estimamos que a leitura desta obra contribua com a ampliação das nossas compreensões sobre os processos avaliativos, na perspectiva institucional, e que possibilite o diálogo e a construção de possibilidades a partir da interação com diferentes realidades institucionais.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1723-2
DOI: 10.24824/978854441723.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: <br>perspectivas institucionais - Volume 2

Autores

JULIO BERTOLIN
Doutor em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Aveiro - Portugal e Pós-doutorado no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), em Porto, Portugal. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo (UPF).

GLADES FELIX
Doutora em Educação (UFRGS), Estágio no Centro de Investigação e Políticas da Educação Superior/CIPES, Universidade do Porto, e Pós-doutorado (UFRGS) em Acreditação e Avaliação. Atualmente é professora Associada no Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

TUCA MANUEL
Doutorado em Ciências da Educação, especialidade de Organização e Administração Escolar (Universidade do Minho - Portugal); Especialista em Organizações Educativas e Administração Educacional; Licenciado no Ensino da História; Professor-Colaborador do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Katyavala Bwila - Angola.

MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA MENDES
Professora Associada da Universidade Katyavala Bwila (Angola). Doutorada em Ciências da Educação, especialidade de Organização e Administração Escolar. Mestre em Teoria e Desenvolvimento Curricular.

ALBERTO DOMINGOS JACINTO QUITEMBO
Professor Auxiliar e Vice-reitor para Área Cientifica e Pós-graduação da Universidade Katyavala Bwila - Angola. Doutorado em Ciências da Educação, especialidade de Didática da Matemática. Mestre em Didática da Matemática e Licenciado no Ensino da Matemática. Membro da Associação de Professores de Matemática de Portugal.

DIVALDO PEREIRA DE CARVALHO
Docente e Responsável do Gabinete do Sistema de Gestão da Qualidade da Universidade Katyavala Bwila – Angola (Responsável por assegurar a implementação e manutenção das práticas, processos e procedimentos que compõem o Sistema de Gestão da Qualidade ao abrigo das Normas NP EN ISO 9001 de 2008). Doutorando em Administração. Mestre em Administração. Licenciado em Gestão de Empresas. Formação para Gestores do Sistema de Gestão da Qualidade Bureau Veritas International de Portugal (em Angola).

ALTAIR ALBERTO FÁVERO
Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo.

CARINA TONIETO
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (Bolsista Capes). Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS (Bolsista Capes/2010); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2009). Graduada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo/RS (2004). Professora do curso de Filosofia e Área de Ética e Conhecimento na Universidade de Passo Fundo/UPF e no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS/Campus de Ibirubá.

ARLINDA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Doutora em Ciências Pedagógicas, Licenciada em Educação Física. Professora Assistente. Universidade Katyavala Bwila (UKB)-Angola. Instituto Superior de Ciências de Educação de Cuanza Sul (ISCED).

CHARLY RYAN
Faculty of Education, Health and Social Care, University of Winchester, tiene cuatro décadas en formación y desarrollo profesional de profesores en el reino unido, Europa y América Latina. Profesor Visitante en 12 países en evaluación, acreditación, formación y educación científica, e investigación. Experto invitado para UNESCO, Comisión Europeo, Banco Mundial, y British Council.

PEDRO CARDOSO DA SILVA
Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul da Universidade Katyavala Bwila/Angola.  Licenciado em Ciências de Educação, opção Matemática pela Universidade Agostinho Neto, Doutorado de Estudos da Criança, especialidade Matemática Elementar na Universidade do Minho.

VIVIAN PUEBLA RAMÍREZ
Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul da Universidade Katyavala Bwila/Angola. Cubana que presta serviços contratada pela Corporação na República de Angola no ISCED Cuanza-Sul desde ano 2014, licenciada em Matemática e Master em Ciências de Educação.

ALBERTO DOMINGOS JACINTO QUITEMBO
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela da Universidade Katyavala Bwila.

ANTÓNIO TIAGO SAPALO
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela da Universidade Katyavala Bwila.

JERÔNIMO SARTORI
Doutor em Educação, PPGEdu, Faced/UFRGS – RS; Coordenador do PPGPE; Professor dos cursos: Pedagogia, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Mestrado Profissional em Educação. Campus Erechim, UFFS – RS.

ESTEBAN PINTOS ANDRADE
Licenciado en Sociología por la Universidad de Buenos Aires y Especialista en Metodología de la Investigación. En la actualidad es Director de la Tecnicatura en Gestión y Administración Universitaria en la Universidad Nacional de Lanús (UNLa). Es coordinador de la subcomisión de Información Académica de la Red de Universidades del Conurbano Bonaerense (RUNCOB).

PATRICIA CHECHELE
Licenciada en Informática Educativa, Especialista en Metodología de la Investigación Científica y Especialista en docencia en entornos virtuales. Actualmente se desempeña como Coordinadora Académica en la Tecnicatura Superior en Gestión y Administración Universitaria (a distancia) en la Universidad Nacional de Lanús.

VANESA LURO
Licenciada en Sociología por la Universidad de Buenos Aires, Especialista en Metodología de la Investigación y es doctoranda del Programa Interuniversitario de Doctorado en Educación. En la actualidad es docente investigadora de la Universidad Nacional de Lanús (UNLa) y forma parte del equipo del Observatorio de Educación Técnico-Profesional del Ministerio de Educación de la Provincia de Buenos Aires.