Capa do livro: ESTUDOS DE CASO PARA O ENSINO DE QUÍMICA 1

ESTUDOS DE CASO PARA O ENSINO DE QUÍMICA 1

Autores: Salete Linhares Queiroz - Erasmo Moisés dos Santos Silva (Orgs.)

O aprendizado baseado em estudos de caso é uma abordagem educativa promissora no âmbito do ensino de Química, que ganhou vigor no Brasil a partir de trabalhos pioneiros desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Trabalhos estes que evidenciam o sucesso da abordagem na perspectiva da valorização do conhecimento dos alunos frente a problemas vinculados ao caso, assim como do estímulo ao debate e à elaboração de argumentos em discussões de caráter científico e sociocientífico. O presente livro, resultado de atividades realizadas em disciplina de preparação pedagógica oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos, reúne onze estudos de caso, que possuem em comum a versatilidade e a possibilidade de aplicação na educação básica e no ensino superior. As temáticas destacadas em cada um deles estão alinhadas com o desejo dos autores de disponibilizar narrativas que fomentem uma educação para a cidadania, sem perder de vista o propósito de consolidar conhecimentos químicos. Os estudos de caso são assim intitulados: Silêncio das abelhas; Pau-rosa pede socorro; O modelista; Sacolas plásticas – vítimas ou vilãs?; Peixe morto ainda mata; A lâmpada queimou, e agora?; SOS Mogi-Guaçu; Milhões indo para o buraco; De galão em galão, a prainha vai para o ralo; Adeus, caracóis; Olhando para o futuro... Cada caso é acompanhado de informações sobre as fontes de inspiração para a sua produção e de possíveis soluções para os problemas que trata.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1671-6
DOI: 10.24824/978854441671.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESTUDOS DE CASO PARA O ENSINO DE QUÍMICA 1

ADRIANE DAMASCENO VIEIRA DE SOUZA
É mestra e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de São Paulo e docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

ALINE ALVES OLIVEIRA
É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto Militar de Engenharia e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

ANIÉLLI MARTINI PASQUALETI
É mestra e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

CAIO GUILHERME SECCO DE SOUZA
É mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

CARLA DANIELLE SILVA SANTOS
É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

CINDIA LANCELOTTI
É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

DULCE RAQUEL PEREIRA OLIVEIRA PINHEIRO
É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Oceanografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

ELIENE LEANDRO DE ARAÚJO
É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

ERASMO MOISÉS DOS SANTOS SILVA
É mestrando do Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

FRANCISCA ELENICE RODRIGUES DE OLIVEIRA
É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e doutoranda do mesmo Programa de Pós-graduação.

JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA
É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos e docente da Universidade Federal de Itajubá.

JULIANA RAMOS DE ANDRADE
É mestra e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

KARINY FERREIRA MONTEIRO ELIAS
É mestra e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

LUANA MAGALHÃES
É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

LUCIANA MASSI
É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, doutora pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA
É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos e docente da Universidade Federal do Piauí.

NILCIMAR DOS SANTOS SOUZA
É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OSMAIR BENEDITO DA SILVA
É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos.

PEDRO FARINAZZO BERGAMO DIAS MARTINS
É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e doutorando do mesmo Programa de Pós-graduação.

RAFAEL CAVA MORI
É mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e docente da Universidade Federal do ABC.

RÉGIS TADEU SANTIAGO
É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e doutorando do mesmo Programa de Pós-graduação.

SALETE LINHARES QUEIROZ
É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

THIAGO MAZZU DO NASCIMENTO
É doutor pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

WATSON BECK JUNIOR
É mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e docente do Instituto Federal de Santa Catarina.