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INFÂNCIA, CRIMINALIDADE E EDUCAÇÃO:
o menor desvalido em processos judiciais na Belém Republicana (1890-1930)
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Autores: Liliane da Silva França Corrêa - Laura Maria Silva Araújo Alves

A presente obra tem como objetivo analisar a infância em processos judiciais em Belém do Pará a partir da problemática da criminalidade, na perspectiva dos discursos jurídico-assistencialistas para a educação do menor desvalido no período de 1890 a 1930. Para tanto, foram analisados os casos dos menores: Joaquim Manoel da Silva, 13 annos de idade e Manoel dos Santos, 16 annos de idade, acusados por furto e desordem/vagabundagem respectivamente, conforme o que está disposto nos processos. O processo judicial está inserido no contexto das transformações socioeconômicas de Belém na passagem do século XIX para o século XX, que contribuiu para o aumento da criminalidade na capital paraense, em decorrência não somente da comercialização da borracha que fez de Belém um lugar seguro para uma classe social em ascensão, mas do projeto de modernização da cidade e de uma nova proposta educacional da justiça para a infância pobre envolvida com a criminalidade no Brasil. Contudo, essa proposta se fomentou em um modelo de educação voltado para o trabalho, cujas iniciativas se fundamentaram na compreensão da aliança entre Justiça e Assistência, inserida na lógica do modelo filantrópico, visando o saneamento moral da sociedade a incidir sobre a criança desvalida. A criminalidade infantil esteve diretamente atrelada à pobreza, ao abandono da família, à explosão demográfica e ao projeto de modernização da cidade de Belém, que vislumbraram as convergências e divergências sociais, econômicas e políticas ocorridas em diversas capitais do país, contribuindo para o surgimento do menor criminoso.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1583-2
DOI: 10.24824/978854441583.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

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LILIANE DA SILVA FRANÇA CORRÊA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialista em Gestão e Docência na Educação Básica e no Ensino Superior pelo Instituto Carreira (2015). Mestra em Educação pela Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (2017), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA); membro do Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS) e pesquisadora nos Projetos de Pesquisa "A História do Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Pará (1912-1934): significados e sentidos das ações do médico Ophir Loyola" e a "Infância e Educação: Os Discursos dos Médicos Higienistas sobre a Mortalidade Infantil e cuidados com o desenvolvimento da Criança em Belém do Pará (1910-1920)." Possui experiência na área de Educação.

LAURA MARIA SILVA ARAÚJO ALVES
Bacharel em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1984) e graduada em Formação de Psicólogo pela Universidade da Amazônia (1986). É especialista em Educação e Problemas Regionais na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1988). Mestra em Letras na área da Lingüística pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Évora - Portugal. Professora Associado II da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicolingüística. Realiza estudos sobre Linguagem e Tradição Oral. Orientadora de trabalhos na área História Social da Infância na Amazônia, Produtos Culturais e a Infância e Discursos das crianças. Atualmente é professora de Psicologia da Educação e pesquisadora da UFPA. Foi professora Visitante da PUC de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo, através do Programa de Qualificação Institucional (PQI-2007). Tem publicações em livros e artigos de revistas nacionais e internacionais. É coordenadora do grupo de pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS) e coordenadora do Museu da Educação (ME).