Capa do livro: PESQUISAS E ENSINO DE LEITURA, LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA

PESQUISAS E ENSINO DE LEITURA, LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA

Autores: Aluízio Lendl - Maria Lucia Pessoa Sampaio - Marcos Nonato de Oliveira (Orgs.).

Este livro é parte de um amplo processo de reflexão sobre pesquisas feitas no âmbito da educação brasileira contemporânea. Sintetizando o processo de produção de conhecimento a partir da prática de ensino de Língua Portuguesa e Literatura e, e nesse sentido, formulam diálogos entre pesquisa e ação, teoria e pratica, diálogo esse tão necessário aos envolvidos direta e indiretamente no educacional brasileiro

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1685-3
DOI: 10.24824/978854441685.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PESQUISAS E ENSINO DE LEITURA, LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA

ORGANIZADORES

ALUIZIO LENDL
Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/CAMEAM), Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016), Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (2014), Graduado em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2012). É integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE – CNPq/UERN); Coordena o Projeto Teia de Estudos em Linguística Aplicada (TELA – URCA/Missão Velha); Atua como professor do Departamento de Línguas e Literaturas (DLL) na área de Linguística da Universidade Regional do Cariri (URCA – Campus Missão Velha).

MARIA LÚCIA PESSOA SAMPAIO
Graduada em Pedagogia (1992) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com Especialização (1999), Mestrado (2002) e Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Pós-Doutoramento no Laboratoire d'Etudes Romanes, na Équipe de Linguistique des Langues Romanes na Université Paris 8, France (2011). Professora adjunto IV do Departamento de Educação. Líder-Fundadora (2005) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE), membro do GPET e líder-fundadora do Grupo Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) de 2000/2004. Docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), colaboradora do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Proponente/Idealizadora do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE); Atual membro do CTC-EB, atua como Consultora na área de Ensino/CAPES. Atuou como Aux. de Pesquisa na BNCC/MEC. Coordena Subprojeto PIBID Pedagogia/CAPES.

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (1993); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2004); Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2011). É professor (Adjunto IV) da UERN desde 1994, professor do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino/PPGE, coordenador do PIBID/INGLÊS e Líder do grupo de pesquisa Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras/EALE, lotado no Departamento de Letras Estrangeiras/DLE, no campus profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia/CAMEAM.

AUTORES

 

ANA ROSA ANGELIM SALDANHA CARVALHO
É graduada em Letras, possui especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, possui Mestrado profissional em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atualmente é funcionária pública estadual, professora há dezessete anos, ministrando Português e Redação no Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó  em Fortaleza-CE.

CÁSSIA DA SILVA
Possui graduação em Letras; Especialização em Psicologia aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri e Mestrado Profissional em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016); é também professora de Literatura Portuguesa na Universidade Regional do Cariri, Campus Missão Velha e professora de Língua Portuguesa na Rede de Ensino Estadual do Ceará.

CÉLIA DE JESUS SILVA MAGALHÃES
Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora temporária da Universidade Regional do Cariri e diretora acadêmica, Campus de Missão Velha. Tem experiência na área de Educação, atuando na formação de professores, inclusão escolar, disciplinas didáticas e pedagógicas, história oral, biografia de mulheres professoras (Gênero), Escola Normal. Projetos de Leitura e formação de leitores.

CÍCERA ALVES AGOSTINHO DE SÁ
Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015). Pesquisadora na área da Linguística Aplicada, explorando com ênfase o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. A realização de oficinas para docentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio constitui o foco de sua atuação profissional, estabelecendo conexões entre as orientações legais para o ensino de Língua Portuguesa e a prática escolar.

DÉBORA DE SOUZA VALENÇA
Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) PROFLETRAS, Especialista em Investigação Literária pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará.. Professora efetiva do Ensino Médio e Fundamental do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza-CE.

EULÁLIA VERA LÚCIA FRAGA LEURQUIN
Pós-doutora pela Université Sorbonne Paris 3 e Université de Genève. Doutora e Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professora visitante na Université de Bordeaux, Montaigne. É Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, onde é presidente da Unidade de Teoria e Prática. Atua no Programa de Pós-graduação em Linguística e no PROFLETRAS/UFC. Pesquisas na área de Linguística Aplicada, no âmbito do ensino-aprendizagem e da formação de professor, numa perspectiva discursiva, com livros publicações e organização de livro nessa área. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada -GEPLA/UFC/CNPq e membro do grupo de pesquisa ALTER/USP/CNPq. Coordena o Curso Português Língua Estrangeira: língua e cultura brasileiras, no Departamento de Letras Vernáculas/UFC e também o Fórum de Linguística Aplicada Ensino e aprendizagem de Línguas.

LÍLIAN PAULA LEITÃO BARBOSA
Formada em Letras Português/Literatura pela Universidade Federal do Ceará; especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Ateneu; mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Ceará; professora de Língua Portuguesa com experiência de quinze anos (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) em escolas privadas e públicas no estado do Ceará.

LUCIANA BESSA SILVA
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1999); especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (2002), em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Leão Sampaio (2009) e em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (2009). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005).  Doutoranda pela Universidade Federal do Ceará.

LUÍS MIGUEL DIAS CAETANO
Licenciado em Gestão de Empresas, mestre em Comportamento Organizacional e doutor em Educação na Especialidade de Tecnologia Educativa. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Tem atuado em projetos internacionais como formador, investigador e consultor em países como Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Honduras.

MARIA EDILEUZA DA COSTA
Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1986), Especialização em Alfabetização e Pré-escolar (1997) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001); Doutoramento Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005); Pós-doutorado na Universidade Estadual do Piaui - Bolsista PNPD. Professora adjunto IV do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora permanente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN), atuando nos seguintes temas: o feminino na literatura, literatura e ensino, análise literária, personagem feminino e mito. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), atuando principalmente nos temas: ensino aprendizagem, educação, Literatura Infantil. Professora do Mestrado Profissional em Letras (UERN). Membro do Grupo de Pesquisa em Literatura da Língua Portuguesa GPORT.

MARIA SOCORRO ALVES PATRÍCIO MOURA
Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional – PROFLETRAS pela UERN – Pau dos Ferros RN, graduada em Letras pela UNITINS  e em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Especialista em Língua Portuguesa (UNIVERSO) e Psicopedagogia Institucional (FVS). Professora efetiva de Língua Portuguesa do ensino fundamental do município de Brejo Santo – CE e efetivada rede estadual (SEDUC).

MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA
Mestranda em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) – Linha: Ensino de Línguas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pesquisadora do
Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), sobretudo na linha de pesquisa “Estudos dos processos argumentativos” cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsista FAPERN/CAPES.

FRANCISCO ALVES ANDRADE
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1994); especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Ateneu (2007), e Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Unidade Pau dos Ferros, (2016). Faz parte do corpo docente efetivo da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), desde 2002.

JARDEL PEREIRA DA SILVA
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) - pela Universidade Federal do Cariri- UFCA. Graduado em Letras; especialista em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará(UECE). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Humanos da UFCG (CPDIH). Como pesquisador atua em: Educação Superior, Políticas Públicas e Sustentabilidade. É servidor público na Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE).

OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO
Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); graduado em Letras;  Atualmente integra os Grupos de Pesquisas do CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Educação, Trabalho e Formação de Professores - GEPET da Universidade Regional do Cariri (URCA). Estar vinculado a Universidade Regional do Cariri (URCA) como professor temporário.

SARAH MARIA LACERDA
É graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Ceará – UFC  (2009), especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Ateneu (2013), especialista em  Informática Educativa pela Faculdade Cândido Mendes (2014), especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2015), atualmente, mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. É professora de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza-CE e no Ensino Médio na Rede Estadual do Ceará.