Capa do livro: ESCRITAS DE AUTOBIOGRAFIAS EDUCATIVAS... O QUE DIZEMOS E O QUE ELAS DIZEM?

ESCRITAS DE AUTOBIOGRAFIAS EDUCATIVAS... O QUE DIZEMOS E O QUE ELAS DIZEM?

Autores: Lúcia Maria Vaz Peres - Andrisa Kemel Zanella (orgs.)

A publicação deste livro é resultado de um projeto desenvolvido ao longo de quatro anos, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, direcionado às imagens autoformadoras presentes na formação inicial de professoras. O projeto teve como objetivo realizar um estudo com um grupo de 07 alunas, no período de 4 anos (2006/2009), a fim de garimpar imagens da infância, representações e arquétipos presentes no processo de formação inicial. O foco estava direcionado às “influências matriciadoras” presentes em suas trajetórias, para buscar nelas a potência dos saberes futuros e em movimento.

 

Ao longo deste processo percebeu-se que esta modalidade de pesquisa-formação vai possibilitando a construção da autoria sobre seu si-mesmo. Nesse sentido, torna visível o valor do trabalho autobiográfico com vistas a compreender a máxima sartriana: “o que estou fazendo com o que fizeram de mim”. Estimuladas pelos achados e, sobretudo, pelo movimento empreendido por estas alunas, resolvemos organizar um evento e agora o livro com as escritas de alunas protagonistas da pesquisa. Nesta tecedura de escritas de autobiografias educativas, contamos com suporte de escritas de professores formadores que colaboraram nesse final de processo, bem como de doutorandas integrantes do GEPIEM (Grupo de estudos e pesquisas sobre Educação, Imaginário e Memória), topos desta pesquisa.

 

No referido grupo a abordagem teórica está voltada para os estudos do Imaginário e suas relações como a memória como processos autoformativos. Tal abordagem tem se revelado como potencializadora de expressões e de representações como substâncias do Imaginário Educacional. Quais sejam: alegorias, metáforas, símbolos e mitos. Com isso, deseja-se que a razão educativa caminhe em direção ao des-atrofiamento de imaginário super excitado de imagens “des-educadas” que, invariavelmente, atrofiam os sentidos profundos da existência humana. Assim, esta coletânea reúne textos, desde pontos de vista e temporalidades diferentes. Nosso desejo é contribuir com este “pequeno e potente” ingrediente para um aprofundamento sobre o tema da escrita autobiográfica.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-804-2133-0
DOI: 10.24824/978858042133.0
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ESCRITAS DE AUTOBIOGRAFIAS EDUCATIVAS... O QUE DIZEMOS E O QUE ELAS DIZEM?

Andrisa Kemel Zanella

Bacharel em Artes Cênicas nas habilitações Interpretação e Direção Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM. Pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS. Atualmente é acadêmica do Curso de Doutorado em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social (GEPEIS).

 

Bárbara Pires Wegner

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas.

 

Cleuza Maria Sobral Dias

Doutora em Educação pela PUCRS. Realizou Estágio de Doutoramento na Universidade de Aveiro (Jan./Jul 2001). Mestre em Educação pela PUCRS e Graduada em Pedagogia-Pré Escola pela FURG. É Professora Adjunta IV do Instituto de Educação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande da FURG. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Linha de Pesquisa Educação Ambiental: ensino e formação de educadores. É Pró-Reitora de Graduação da FURG (Jan./2005 a Jan./2012). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos (NEEJA/FURG) e Lider do Grupo de Pesquisa: Cultura, Práticas Educativas e Formação de Professores (CNPq). Dedica-se a estudos nas áreas de: formação de professores; alfabetização; educação de jovens e adultos; narrativa e histórias de vida; educação ambiental; cultura e práticas educativas. Coordenou a Pesquisa As Interações e as Práticas Sociais e Pedagógicas: olhares, discursos e fazeres no contexto educativo , contemplada com o auxílio do Edital Universal/2004 do CNPq. Coordena o Programa Diálogos em Redes: a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Ambiental , financiado pelo PROEXT/2006, da SESu/MEC. Coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Regional Sul (2008). Coordenadora da Pesquisa "Diálogos em Rede: sentidos e signficados na alfabetização de EJA", contemplada com auxilio financeiro do CNPq, Edital 03/08 Ciências Humanas.

 

Flávia Griep Mancini

Possui graduação em Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (1994) , especialização em Gramática Textual pela Universidade Católica de Pelotas (1997) e mestrado em Linguistica Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2003) . Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM)

 

Jiani Torres Álvaro

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma unidade acadêmica.

 

Lúcia Maria Vaz Peres

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora na categoria Associado nível I, Faculdade de Educação, na Universidade Federal de Pelotas. Desenvolve atividades de docência na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Na graduação do Curso de Pedagogia trabalha na área da Psicologia e Tópicos Específicos. Na Pós, nível Mestrado e Doutorado, desenvolve estudos e pesquisas na temática do Imaginário, processos relativos a (auto)formação e Representações. Neste programa participa da Linha de Pesquisa Cultura Escrita: linguagens e aprendizagem, tendo como foco a autobiografia, a pesquisa-formação e processos humanos (auto)formadores. É lider do grupo de pesquisa: Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), sediado no CNPq e vice-lider do GEPEIS ( Imaginário Socila e Educação). Também participa como pesquisadora do grupo Photographein. É representante da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - BIOgraph, na Região Sul.

 

Lucimar Oreques

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas.

 

Maria Helena Menna Barreto Abrahão

Possui licenciatura em Letras Anglo-Germânicas (UFSM) e doutorado em Ciências Humanas Educação (UFRGS). Pesquisadora 1c CNPq. Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS; desenvolve atividades na Faculdade de Educação, da qual foi diretora de dezembro de 2004 a dezembro de 2008. Na Graduação, ministra a disciplina Contextos Educativos: Pesquisa e Prática e o Seminário Integrador. No Programa de Pós-Graduação ministra o Seminário Metodológico Instrumental de Pesquisa (Auto) biográfica I: Histórias de Vida e o Seminário Metodológico Instrumental de Pesquisa (Auto) biográfica II: Investigação-Formação e desenvolve Prática em Pesquisa (Auto)biográfica. Desde 1998 é líder do Grupo de Pesquisa Profissionalização Docente e Identidade Narrativas na Primeira Pessoa GRUPRODOCI. Em 2004 idealizou e presidiu o I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica I CIPA, do qual coordenou a realização de 08 a 11 de setembro, na PUCRS, Porto Alegre, iniciando importante movimento no que respeita à formação de redes de pesquisadores que se dedicam à pesquisa autobiográfica.

 

Márcio Xavier Bonorino Figueiredo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade federal de Pelotas e doutorado em Educação e Filosofia pela Universidade de São Paulo. É professor Associado II na UFPEL, Escola de Educação Física e Faculdade de Educação no Curso de Pedagogia. Coordena e orienta na Especialização em Educação Infantil. Ministra aulas e orienta no Mestrado em Educação Física - Linha de Pesquisa: Escola, Educação Física, e Sociedade; Lider Grupo Pesquisa CNpq: Cultura, Infância e Educação Infantil. Dentre suas publicações: Corporeidade na Escola: análise de brincadeiras, jogos e desenhos; Educação: Corporeidade nos caminhos da infância; Educação Biocentrica: vivências com educadores; A infância dura a vida inteira; O poder simbólico sobre o corpo das crianças na escola e Diários Educativos I e II (Coletanea). Artigo no livro Oficinas de Sonho realidade na formação do Educador da Infância - Organizado por Marieta Machado Nicolau.

 

Rita de Cássia Tavares Medeiros

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Começou a trabalhar como professora de Educação Infantil em 1978 e posteriormente na rede pública de ensino, nas classes de alfabetização. Permaneceu nesse universo atuando como professora e coordenadora pedagógica na zona urbana e rural. É professora da Universidade Federal de Pelotas, desde 1989, categoria professor adjunto. Pertence à Associação Brasileira para Divulgação Estudos e Pesquisas da Pedagogia Freinet, coordenando um Pólo de Divulgação no Rio Grande do Sul.

 

Raquel Bastos Trindade

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Pelotas.Atua como professora da Educação Infantil do Colégio São José, Pelotas – RS.

 

Valeska Fortes de Oliveira

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é Professora Titular, do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. É professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, integrando a Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social - GEPEIS e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Imaginário, Educação e Memória da UFPEL-RS. Desenvolve pesquisas e projetos de formação nas temáticas: Imaginário social, Educação Básica e Superior, Formação Inicial e Continuada. Pós-Doutora em Ciências da Educação (2007) pela Universidade de Buenos Aires (Argentina).Pesquisadora de Produvidade em Pesquisa do CNPq. Participa do Convênio CAPES-GRIECE entre Brasil e Portugal representando a Universidade Federal de Santa Maria, realizando missões de trabalho nas Universidades de Lisboa e do Porto, em Portugal sobre Pedagogia Universitária, coordenado no Brasil, pela profa. Dra. Maria Isabel da Cunha.