Autores: Márcia Salete Bomm Lazzarin - Ortenila Sopelsa
Na atualidade, o desafio da educação é superar a estrutura fixa, compartimentalizada que limita por tempos cronometrados a hora de cada disciplina entrar em cena. A interdisciplinaridade já não é novidade, mas pode e precisa ser efetivamente praticada.
A interdisciplinaridade nos tempos atuais se mostra como caminho para a superação dos problemas que se apresentam na educação e pode contribuir para uma reflexão sobre outras possibilidades de intervenções pedagógicas comprometidas com a formação humana.
A escola por si só não poderá superar a fragmentação do conhecimento, entretanto, sem dúvida, ela desempenha papel fundamental na formação humana e, com ela, projeta uma sociedade menos desigual.
Os desafios e caminhos para o trabalho interdisciplinar estão relacionados com a passagem de uma concepção fragmentária para uma concepção articulada coletivamente na construção do conhecimento.
Acreditamos que o desafio está posto para os professores que se sentirem desafiados a participar de um projeto interdisciplinar, que anseiam pela atualização constante também no contexto de outras disciplinas. Há a necessidade de tirar os alunos da passividade de simples ouvintes e levá-los a uma construção mental unificadora, permitindo conhecimentos integrados e contextualizados que sirvam de estímulo para serem cidadãos ativos. Assim, esse professor estará cumprindo seu pressuposto de educador e contribuindo na sociedade em que vive.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1677-8
DOI: 10.24824/978854441677.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
MÁRCIA SALETE BOMM LAZZARIN
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) na linha de pesquisa em Processos Educativos. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado (2003) e Especialização- Ação Interdisciplinar no Processo Ensino-Aprendizagem em Educação Infantil e Séries Iniciais no Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem atuando principalmente nos seguintes temas: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, processos do ensino e da aprendizagem e Ensino Fundamental. Membro do Conselho Municipal de Educação de Concórdia