Capa do livro: RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE NA ESCOLA:<br>ideário por igualdade substantiva

RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE NA ESCOLA:
ideário por igualdade substantiva

Autores: Maria das Dores Sampaio

Esta obra é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como campo empírico a aplicação da política educacional ‘Gênero e Diversidade na Escola’, denominada GDE, edições de 2013/2014 (SECADI/MEC). Trata-se de uma política pública destinada à formação docente com vistas à promoção do ideário de reconhecimento à diversidade com interfaces as questões de gênero, das relações étnico-raciais, de orientação sexual no processo escolar.
A preocupação da autora foi verificar em que medida a escola de educação básica, como lócus privilegiado de formação do/da cidadão/cidadã, viabiliza mecanismos valorativos em respeito à diversidade, notadamente os elementos que configuram enfrentamento ao preconceito e às formas diversas de discriminação, como exercício do direito e garantia de cidadania aos sujeitos partícipes.
Ganha destaque neste estudo a visão de seus/suas interlocutores/as − gestores públicos, coordenadores/as, docentes, professores/as da rede oficial de ensino do Distrito Federal, participantes do curso, sobre a atuação dessa política em seu contexto.
Como um trabalho reflexivo, crítico e propositivo, digno de um educador e de um acadêmico altamente compromissado com seu desempenho profissional e com a sociedade, o estudo traz valiosa contribuição para educadores/as, estudantes, para demais sujeitos interessados que vislumbram uma perspectiva de educação inclusiva, não sexista, não homofóbica, não racista.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1640-2
DOI: 10.24824/978854441640.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE NA ESCOLA:<br>ideário por igualdade substantiva

MARIA DAS DORES SAMPAIO
Formada em ciências sociais, pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), e, em pedagogia, pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), especialista em formação de professor, pela Universidade de Brasília (UnB); e mestre em ciência política (2014), pelo Centro Universitário Euro-americano (UNIEURO). Atua como professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), na disciplina de sociologia no ensino médio. Em sua trajetória no magistério atuou por oito anos em cursos de formação continuada de professores na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE/SEDF). Nordestina, do sertão cearense, natural da cidade de Boa Viagem; reside em Brasília há três décadas. Entusiasta pela educação, amante da vida, tem respeito ao Divino Criador do universo. Como lema em sua existência nutre a análoga premissa do poeta “[...] é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!” [...].