Capa do livro: PEDAGOGIA CONVERGENTE, TRANSCULTURALIDADE E ALTERIDADE:<br>o Tamasheq na convergência com o francês no território africano:<br>caso do Mali

PEDAGOGIA CONVERGENTE, TRANSCULTURALIDADE E ALTERIDADE:
o Tamasheq na convergência com o francês no território africano:
caso do Mali

Autores: Moussa Diabate

Com vistas a estabelecer algumas perspectivas de interpretação relacionadas à identidade diferente da própria – a alteridade - esta obra parte de uma interrogação sobre o entendimento ou o desentendimento fundamental que mina a possibilidade de encontro com o outro:  é possível estar disponível para outrem de cultura e língua diversas?
Este livro expõe uma investigação sobre o ensino de pessoas de Mali, norte da África, cuja língua é o Tamasheq, escolarizadas por meio da língua francesa de seu colonizador. Apesar das preocupações de uns e de outros com a questão do ensino das línguas nacionais e a escolarização na língua do colonizador, no contexto de países africanos, poucos pesquisadores têm focado seu trabalho na língua Tamasheq. Isso assinala a originalidade, desta Pesquisa ao investigar o uso do Tamasheq e do Francês na escolarização, no território africano de Mali, reiterada por focalizar a Pedagogia Convergente (PC) - pouco explorada em pesquisa.
Os objetivos desta investigação - registrar e analisar dados sobre o funcionamento do bilinguismo na aprendizagem de alunos cuja língua original não é a adotada no contexto escolar de aulas e identificar a contribuição da Pedagogia Convergente na qualidade das aprendizagens escolares desses alunos - podem constituir inspiração e meta para  a escolarização na diversidade de regiões brasileiras, nas quais as línguas originais não são adotadas no contexto escolar de aulas, mas sim a língua padrão estabelecida para todo território nacional

Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1668-6
DOI: 10.24824/978854441668.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 100
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PEDAGOGIA CONVERGENTE, TRANSCULTURALIDADE E ALTERIDADE:<br>o Tamasheq na convergência com o francês no território africano:<br>caso do Mali

MOUSSA DIABATE
Graduado em Pedagogia - Instituto de Formação de Professores (Sévaré, Mali, 2004), graduação revalidada na Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Educação, (Curitiba, 2015), licenciado em Ciências da Educação pela Faculdade de Letras, Línguas, Artes e Ciências Humanas da Universidade de Bamako (Mali, 2008), mestrado profissional em Psicopedagogia pela Escola Normal Superior (Bamako, Mali, 2010), diploma de Psicopedagogia revalidado na Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Educação, (Curitiba, 2015), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016, São Paulo). Formação em Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014, São Paulo). Mestrando em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro Presbiteriano Andrew Jumper. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa com ênfase principalmente, nos seguintes temas: educação e alteridade; relações interpessoais; aprendizagem e o ato de aprender; percepção; condições que propiciam o aprender. Tem experiência na área de ensino, na formação de professores nas seguintes disciplinas: Pedagogia Geral, História da Pedagogia, Pedagogia da Alteridade, Didáticas das Disciplinas, Psicologia do Desenvolvimento da Criança e Legislação e Moral Profissional. No Ensino Geral tem experiência no Ensino de Língua e Literatura Francesa, Língua e Literatura Africana, História, Geografia - Ética e Cidadania. Membro do Grupo de Pesquisa Perceber da Diretoria do CNPq, desde 2013, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do GERE, Grupo de Estudos de Raças e Etnias, desde 2013, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor Administrativo do Fórum África no Brasil. Membro da diretoria da União dos Malineses em são Paulo. Brasi - Malidew .  Presidente-Diretor da ONG -bom samaritano -Tidarfit dos refugiados e imigrantes no brasil, voluntario desde de fevereiro 2017 na Caritas – São Paulo.