Capa do livro: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE:<br> debates e dilemas

EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE:
debates e dilemas

Autores: Francisco Ari de Andrade - Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim - Flávio Muniz Chaves (Orgs.).

O livro Educação e Contemporaneidade: debates e dilemas é uma coletânea que reúne artigos que refletem questões acerca do debate educacional hoje. Nesse livro o leitor encontra um roteiro metodológico e um itinerário epistemológico sobre algumas experiências de pesquisa educacional no Brasil. Cada artigo encerra uma pesquisa que está em andamento. Cada texto aponta, também, práticas e experiências de ensino. O livro é um convite à aqueles que desenvolvem pesquisas educacionais e àqueles que desejam ampliar seu raio de leitura na área educacional.

Impresso
de R$ 98,29 por
R$ 75,60
Digital
de R$ 79,08 por
R$ 56,70

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1633-4
DOI: 10.24824/978854441633.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 354
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE:<br> debates e dilemas

ADRIANA EUFRÁSIO BRAGA
Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora e Mestre em Educação Brasileira.

ADRIANO FERREIRA DE PAULO
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela mesma instituição. Graduado em História pela mesma instituição.

ALINE MOTA ALBUQUERQUE
Aline Mota Albuquerque Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora dos cursos de Administração e Contabilidade da Faculdade Fametro. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

ALUIZIO LENDL
Graduado em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de Expressão Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (2014). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016).

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR
Pós Doutora em Educação. Doutora em Sociologia. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – DAIN/UERN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC/UERN.

ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM
Doutoranda e mestre em Educação Brasileira – UFC. Bolsista Capes DS. Especialista em coordenação Pedagógica – Fa7; Pedagoga – UFC.

ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA
Andréa Moura da Costa Souza Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do curso de Administração da Faculdade Fametro e do Centro Universitário Christus. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA GONZAGA
Doutoranda e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – Linha de Avaliação Educacional. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

ARIADINA TORRES GUIMARÃES
Graduação em Secretariado Executivo pela UFC (2000) e Especialização em Administração de Recursos Humanos pela UFC (2004), Secretária Executiva do PPGE/UFC.

AVANÚZIA FERREIRA MATIAS
Graduada em Letras (Universidade Federal do Ceará) e Pedagogia (Universidade Paulista), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Estadual do Ceará), Mestre em Linguística (Universidade Federal do Ceará) e Doutora em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará).

CARLOS AUGUSTO VIANA
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará e integrante do Núcleo de História e Memória da Educação da UFC; membro da Academia Cearense de Letras – Cadeira nº 3. Autor das seguintes obras: “A báscula do desejo” (Prêmio Osmundo Pontes_; e “Côdeas” (Prêmio Unifor) – poesia; e de “Drummond: a insone arquitetura”; e “A tessitura poética de José Telles” – ensaio.

CIRO NOGUEIRA FILHO
Professor Adjunto – DE da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – FACED-UFC. Mestre em Matemática – UFC.

CLEYTON GOMES CARNEIRO
Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica; licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Teologia de Boa Vista.

DIJANE MARIA ROCHA VÍCTOR
Professora Adjunto – DE do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – FACED-UFC. Mestre em Engenharia da Produção – UFPB.

ELLERY HENRIQUE BARROS DA SILVA
Pedagogo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Gestão Educacional em Rede (UFPI) e Educação Infantil (UESPI). Professor da Educação Básica e do Ensino Superior.

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestre em Educação. Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

FÁBIO DA SILVA BARBOSA
Especialista em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Epistemologia e Educação (UFMA).

FAUSTON NEGREIROS
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE.

FERNANDO LUÍS MAIA DA CUNHA
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em 1995, em Belas Artes – DI/CV – habilitação em Comunicação Visual, na PUC-RJ. Cursou também especialização em Fotografia e Vídeo na NORDIC FOLKHIGHSCHOOL BISKOPS ARNÖ, na Suécia, tem Pós-Graduação em Fotografia, Imagem e Comunicação na Universidade Candido Mendes – RJ e é Mestre em Comunicação – Fotografia e Audivisual na Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC).

FLÁVIO MUNIZ CHAVES
Doutorando em Educação pela Linha de Pesquisa de História e Memória da Educação (NHIME) da Universidade Federal do Ceará; Bolsista CAPES, Mestre em Educação – UFC, Especialista em Educação de Jovens e Adultos para o Sistema Prisional (convênio UFC/MEC/SEJUS) e Pedagogo – UFC.

FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente sou aluna do Mestrado em Educação Brasileira da UFC pesquisando sobre as potencialidades da comunicação alternativa para o desenvolvimento da linguagem escrita de sujeitos com deficiência intelectual por meio do software SCALA WEB.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de
Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade Federal de Sergipe.

FRANCISCO ELITOM RODRIGUES DA SILVA
Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, especialista em filosofia da religião e mestrando em Geografia pela Universidade Vale do Acaraú-UVA.

FRANCISCO JOSÉ ALVES DE ARAGÃO
Mestre em Educação, Especialista em Direito Público e Graduado em História pela UFC- Universidade Federal do Ceará; Graduado em Direito pelo Unichristus – Centro Universitário Christus; Graduado em Música pela UECE-Universidade Estadual do Ceará.

FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES
Licenciado em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (2008). Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri (2010), Metodologia do Ensino de Matemática, Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas Universidade Cândido Mendes (2014). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016).

FRANCISCO VALFRIDO BARBOSA
Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, foi Chefe Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Ceará – UFC, Horista da Faculdade Cearense – FaC, Mestre em Educação – UFC, Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

GABRIELLE SILVA MARINHO
Professora Assistente de Política, Planejamento e Gestão Educacional da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI/UECE; Doutora e Mestre em Educação Brasileira – UFC; Pedagoga – UNICHRISTUS.

JAKELINE ALENCAR ANDRADE
Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Curso de Pedagogia Noturno/FACED/UFC.

JOÃO BATISTA ALBUQUERQUE DE FIGUEIREDO
Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Têm Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Ciências (Ecologia/Educação Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos (2003).

JONAS AGUIAR ARRUDA
Licenciado em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialista em Gestão, coordenação, planejamento e avaliação educacional pelas faculdades INTA, e bolsista Capes – supervisor do subprojeto interdisciplinar PIBID/UVA.

JOSÉ ARIMATEA BARROS BEZERRA
Pós-doutorado em História pela UFPR-Universidade Federal do Paraná; Doutor em Educação e Professor Associado da UFC-Universidade Federal do Ceará/ FACED; Graduado em Pedagogia pela UECE; Universidade Estadual do Ceará.

JOSÉ MELINHO DE LIMA NETO
Doutorando em Educação pela Linha de Pesquisa de História e Memória da Educação (NHIME) da Universidade Federal do Ceará, Mestre em Educação – UFC, Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Professor da Secretaria de Educação de Pacajus-CE.

JOSÉ VALMIR GUIMARÃES DE OLIVEIRA
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza (1998), Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/UFJF (2010) e Mestre em Educação Brasileira pelo PPGE/UFC (2016).

JOSELINA DA SILVA
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

KARLANE HOLANDA ARAÚJO
Doutoranda e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – Linha de Avaliação Educacional – e especialista em Gestão e Avaliação da Escola Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora de Sociologia da rede de ensino do Ceará desde 2004. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

LILIANNE MOREIRA DANTAS
Doutoranda em Educação Brasileira na Linha Desenvolvimento, Linguagem e Educação Infantil, no eixo de Escola e Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Ceará (atual); Mestre em Educação UFC (2014); Especialista em Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional UFC(2012) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2011).

LUCIA DE FÁTIMA OLIVEIRA DE ASSIS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED da UFPI.

MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e
Pós-Doutor em Gestão Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Graduado em Ciências Econômicas pela UFC. Professora Associado da UFC/FACED (Faculdade de Educação) e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

MARIA RITA DE FÁTIMA MUNIZ
Doutoranda em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Educação Brasileira (UFC). Licenciada em História (PUC-Rio) e em Pedagogia (UVA). Professora da rede municipal em Jijoca de Jericoacoara-CE.

MARÍLIA COSTA DE SOUZA
Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professora da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) e da Educação Básica do Estado do Ceará, Seduc e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Epistemologia e Educação (UFMA).

MARIZA MARIA BARBOSA CARVALHO
Doutoranda em desenvolvimento curricular – Universidade do Minho. Mestre em saúde Coletiva – UECE. Especialista em Docência do Ensino Superior – UNICATÓLICA.

NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA
Mestranda em Educação Brasileira (UFC); Pesquisa com ênfase no processo de revisão e reescrita de textos por alunos com deficiência intelectual; especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.

NICOLINO TROMPIERI FILHO
Graduação em Pedagogia pela UFRJ (1972), mestrado em Educação pela UFC (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor Associado II da UFC.

ORZETE VASCONCELOS VERAS
Especializando em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela FA7- Faculdade 7 de Setembro; Graduado em História pela UVA-Universidade Vale do Acaraú.

PAULO MEIRELES BARGUIL
Analista de Sistemas, Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação Professor Associado II da UFC, lotado no Departamento Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da UFC.

RAFAEL GUIMARÃES
Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2013), Especialista em Educação Básica na modalidade Gestão Escolar pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2013), mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RAIMUNDO HÉLIO LEITE
Professor Dr. Livre-Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador da linha de pesquisa em Avaliação Educacional do curso de mestrado e doutorado em Educação Brasileira da UFC.

RITA VIEIRA DE FIGUEIREDO
É professora titular da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora (Ph.D.) em Psicopedagogia – Universidade Laval, Quebec, Canadá (1995).
Pós-doutorado em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual na Universidade de Barcelona (2005).

SHEILA MARIA MUNIZ
Mestranda em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduada em Pedagogia (UVA) e em Serviço Social (Uniderp-Anhanguera). Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Institucional e Clínica (INTA).

SINARA SOCORRO DUARTE ROCHA
Pedagoga, especialista em Informática Educativa, Midias em Educação e Coordenação Pedagógica. Mestre em Educação. É professora do Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFCE) e professora formadora no curso de Pedagogia – UECE na modalidade a distância.

TÁSSIA FERNANDES FERREIRA
Mestranda em Educação Brasileira, na linha de pesquisa em História e Memória da Educação, na Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UVA); Graduada em Pedagogia. (UFC); Bolsista CAPES.

VERA LUCIA SOUSA DA SILVA
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Ceará-Campus Acaraú; Pós-Graduanda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional em nível de Especialização; Professora na rede privada de ensino na Cidade de Cruz-Ce.

VIVIANE MAIA DE CARVALHO
É professora do Estado do Ceará, desde 1998. Licenciada em Geografia (UECE - 1997), com Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos (UECE - 2004). Especialista, atua com EaD desde 2006 como bolsista CAPES/UAB.

ZENILDE XAVIER SEREJO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED da UFPI.

WAGNER JOSÉ SILVA DE CASTRO
Doutor em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará, mestre em História Social pela (UFC) e especialista em Perspectivas e Abordagens pela Universidade Estadual do Ceará. Professor da UNI7 e da Faculdade Mauricio de Nassau.