Capa do livro: ENSAIOS PEDAGÓGICOS:<br>tecnologias e educação inclusiva – Volume 1

ENSAIOS PEDAGÓGICOS:
tecnologias e educação inclusiva – Volume 1

Autores: Barbara Coelho Neves - Patrícia Carla da Hora Correia - Raquel Alves Sobrinho (Orgs.).

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Se você é um profissional da educação certamente já se esbarrou com os temas tecnologias assistivas e educação inclusiva. No contexto educacional contemporâneo, esses assuntos estão em “alta”. Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas para sondar a interação dos sujeitos envolvidos e compreender quais serão os próximos passos que as instituições de ensino deverão tomar para lidar com a ‘inclusão institucionalizada’.
Independe da profissão, atividade ou função, que você resolveu desempenhar no contexto educacional, os temas abordados neste livro fazem parte de sua jornada.
Estes ensaios pedagógicos são para você que deseja ou precisa refletir sobre a diversidade na educação de forma crítica ou que procura dados científicos e possibilidades de métodos da pesquisa em educação, considerando as problemáticas que envolvem tecnologia e educação inclusiva.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1637-2
DOI: 10.24824/978854441637.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSAIOS PEDAGÓGICOS:<br>tecnologias e educação inclusiva – Volume 1

Autores

ORGANIZADORES

BARBARA COELHO

É doutora em Educação, professora e pesquisadora da UFBA. A força motriz de seus resultados tem sido sua vontade de ajudar as pessoas com projetos sociais e de pesquisa que envolvem tecnologias e inclusão social. Coordena o Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI).

PATRÍCIA DA HORA
Possui doutorado em Educação, mestre em Educação Especial e é professora-pesquisadora da UNEB. Estuda a mais de 15 anos sobre educação inclusiva.
É Coordenadora do grupo Programa de Educação Inclusiva (PROGEI).

RAQUEL ALVES SOBRINHO
É mestre em Educação, pesquisadora do LTI, com vasta
experiência na elaboração e execução de projetos, na área ambiental e social. É docente e coordenadora de cursos do magistério superior.


AUTORES

LUCÍLA INÊS ANDRADE GOMES
Doutora em Educação pela Universidad Americana (UA), Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Educação a Distância pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Tutora em EAD do Programa Formação Pela Escola (FPE) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Professora Formadora da Coordenação de Projetos Especiais (COPE) da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

SANDRA LUCY RIBEIRO GONÇALVES
Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma del Sur – UNASUR. Pós-Graduada em Texto e Gramática pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS / UNICAMP. Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professor do colégio da Polícia Militar professor Carlos Rosa da Rede Estadual – SEC.

JACIENE MOREIRA DA SILVA
Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur – UNASUR. Pós-graduada em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional Pela Realiza sob a chancela da Faculdade Escola de Engenharia de Agrimensura – Salvador – Bahia e Supervisão e Orientação Escolar tendo a chancela da Faculdade ISEIB. Montes Carlos – Instituto Prominas – Minas Gerais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú – UVA Coordenadora Pedagógia da Escola Instituto Monsenhor Gaitto em Nova Soure-Ba.

ALDEMIR ALVES DOS SANTOS
Mestre em Ciência da Educação e Multidisciplinaridade. Professor de Matemática da Secretaria de Educação do Estado.

NILSON SACRAMENTO CONCEIÇÃO
Mestre em Ciência da Educação e Multidisciplinaridade. Professor de Química da Secretaria de Educação do Estado. Membro do Grupo de Pesquisa Programa de Educação Inclusiva – PROGEI.

ROSINEIDE BOMFIM DE JESUS
Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur – UNASUR Pós-graduada em Matemática. FERA. Psicopedagogia Institucional e Clínica. UNIGRAD. Docência Superior. UNIGRAD. Educação Especial e Neuropsicopedagogia (em andamento) – UCM Graduada em Pedagogia, Faculdade de Educação da Serra – FASE. Professora no curso de Pós-graduação e Complementação Pedagógico-FERA- Faculdade de Ensino Regional Alternativa. Tem experiência em orientadora de TCC nas áreas ligadas a Psicopedagogia. Coordenadora local da FERRA_ Faculdade de Ensino Regional Alternativa. Experiência em Docência: Educação infantil, Fundamental I, II, EJA e Ensino Superior; Coordenação Pedagógica: Educação Infantil, Fundamental I, II, EJA; Palestras e oficinas realizadas: UNOPAR. A importância do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os danos no desenvolvimento da aprendizagem às crianças que sofrem abusos Cirandando, Escola Especializada. O prazer de ler se ensina Jornada Pedagógica do Município de Poções – BA. Educação Infantil – A inquietante arte de ser educador.

QUESIA ALENCAR
Mestre em Ciências da Educação, pela Universidad Autónoma del Sur – UNASUR. Fisioterapeuta especialista em saúde coletiva. Professora universitária.

SARA TURANI
Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur – UNASUR. Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNIGRAD – Vitória da Conquista. Pós Graduação em Enfermagem Obstétrica, Ginecológica e Neonatal pela UNIPÓS – Vitória da Conquista. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) Vitória da Conquista – BA. Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências Educacionais – FACE – Valença. No momento vice-diretora Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães.

SILVIA TAVARES
Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma del Sur – UNASUR. Pós-Graduada em Texto e Gramática pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS / UNICAMP. Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Graduada em Letras Vernáculas com língua estrangeira pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professor da escola estadual Maria José Bastos Silva – SEC.

RITA DE CÁSSIA ALVES NEIVA ALMEIDA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. É graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará e especialista em Gestão Educacional pelas Faculdades Integradas de Patos – FIP, Paraíba. É Analista universitária da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, desenvolvendo atividades no Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional – CPEDR. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA/UFSC) e do Grupo de Pesquisa Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas (AAPP/UNEB). Suas pesquisas são direcionadas para a socioeducação, atuando principalmente nos temas: Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e docência em espaço socioeducativo com privação de liberdade.

CARMEN LUCIA ALENCAR ELSEMAN GONÇALVES
Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur – UNASUR, MBA em Gestão de Negócios Educacionais pela Faculdade Adventista da Bahia- IAENE, Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional – pela Faculdade Adventista da Bahia – IAENE, Pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Adventista de São Paulo – UNASP – Especialização em Gestão Escolar pela Universidade URCA-CE, Graduação em Pedagogia pela Universidade URCA-CE, Bacharelanda em Direito Funcionária há 28 anos na Rede Adventista de Ensino onde exerci funções como: Docente, Orientadora Educacional, Direção e Coordenadora Pedagógica. Atualmente – Coordenadora Pedagógica na Rede Adventista de Ensino em Salvador-BA.

NIVIA SANTOS ALMEIDA
Mestre em Educação. Professora de História na Secretaria Municipal de Entre Rios – Bahia. Membro do PROGE- Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva.

MARIA ELIZABETE DE SOUSA
Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma Del Sur – UNASUR, Graduada em Pedagogia pela ULBRA – Universidade Luterana Brasileira e em Psicopedagogia Pela Universidade UNINTER – Centro Universitário Internacional.

DORIAN CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA
Licenciatura Plena em História, UCSal, Bacharel em Psicologia, Especialista em Educação Infantil; Educação Superior; e Psicomotricista Relacional; Mestra em Educação Inclusiva.

OSIMEIRE GUIMARÃES SILVA
Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma Del Sur-UNASUR. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Santíssimo Sacramento – FSSS(2000-2004); especialização em Metodologia do Ensino Superior – Faculdade de Ciências Educacionais – FACE (2004-2005), e em Coordenação Pedagógica – Faculdade Santíssimo Sacramento – FSSS (2008-2009), especialização em LIBRAS-LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS: Educação Especial – Faculdade São Luís de França – FSLF(2008-2010), Pós-graduação em Gestão Escolar – Instituição de Educação Superior UNYAHANA de Salvador – IESUS(2012-2013). Atuou como professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Aramari/BA (1997-2015), também foi Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Catu/BA(2009-2015). Exerceu a Gestão da Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas/BA, no período de (2008-2012). Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, atuou no Projeto de Monitoramento Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na rede do Estado da Bahia – PAIP; Faz parte do grupo de pesquisa PROGEI – Programa de Educação Inclusiva. UNEB/Campus I, Salvador/BA.

OZILENE GUIMARÃES MARQUES
Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos – Universidade do Estado da Bahia- UNEB – Especialização em Metodologia do Ensino Superior – Faculdade de Educação da Bahia Olga Metting – Especialização em Gramática e Texto – Universidade Salvador – Unifacs. Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Atuou como professora de Língua Portuguesa na Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia – UNICENID. Atualmente cursando Pedagogia – CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER. Professora do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira. Membro do Núcleo Ambiental Vieira Verde - Ministra curso de Língua Portuguesa particular.

CARLA NASCIMENTO DE SOUZA
Graduanda em Pedagogia, pela Faculdade Maurício de Nassau – Lauro de Freitas/Bahia, dezembro de 2016.

IRAUDICE MADALENA DA SILVA NUNES
Mestre em Ciências da Educação – Universidad Autónoma Del Sul – (UNASUR). Especialista Formação Continuada em Mídias na Educação (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA). Especialista em Deficiência Auditiva no Curso de Especialização em Educação Especial: Deficiência Auditiva, Deficiência Intelectual, Deficiência Visual, Transtorno Global de Desenvolvimento.   UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Especialista em Educação Inclusiva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO E IESDE BRASIL S.A.  Licenciatura em Pedagogia Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

MARIA JOSÉ CALAZANS B. CONCEIÇÃO
Mestrado em ciências da Educação pela Universidade Autónoma Del Sur – Unasur, Especialização em psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Bahiana (FBB), Especialização em Neuropsicologia pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Especialização em Artes Terapia pelo Instituto Junguiano da Bahia (IJB), Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Santíssimo Sacramento (FSS), Professora De Pós-Graduação em psicopedagogia  Faculdde Kurios ( FAK), Psicopedagoga Clinica  Med  Center, Professora de Língua Portuguesa.