Autores: William de Goes Ribeiro
Vivemos um momento político complexo e tenso em que eclodem diversas problemáticas no campo da educação, exigindo dos pesquisadores novas reflexões e diálogos, possibilidades outras para pensar e se perguntar a respeito dos processos que envolvem a escolarização pública. No Brasil, os caminhos trilhados nos últimos anos nos permitem apontar, indubitavelmente, para alguns avanços em um sentido democrático, já que sugerem maior aproximação com as demandas interculturais, as quais vinham ocupando possibilidades entre as articulações em disputa. No entanto, mudanças recentes sinalizam um novo cenário, a partir do qual se ampliam os espaços para uma política radicalmente polarizada e antidemocrática, tomando traços de uma onda neoconservadora que reitera sentidos homogeneizadores, vinculados à ideia de uma identidade nacional. Rejeitando a via do imobilismo, propomos um diálogo com o leitor interessado no tema, cônscios deste cenário apontado, uma vez que o horizonte no interpela, nos provoca. Nesse sentido, o outro, o diferente, parece ser inimigo de quem pretende homogeneizar a sociedade a partir da sua própria forma de ver e agir no mundo. Por isso, as discussões éticas, políticas e multiculturais aqui apresentadas são relevantes, assim como o desenvolvimento de propostas pedagógicas que façam frente a uma realidade dura, porém transformável. Nossa expectativa com o livro é ir além de uma lista de propostas para aplicação nas escolas e/ ou cursos de formação. Retomamos, no atual livro, análises variadas de projetos de extensão, experiências com estágio, currículos, pesquisas, programas e projetos escolares envolvendo a ação pedagógica e/ ou a reflexão sobre ela. Tal é o propósito do livro. Uma boa leitura, caro leitor!
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1614-3
DOI: 10.24824/978854441614.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
WILLIAM DE GOES RIBEIRO
É bolsista PDJ com apoio do CNPq, doutor e mestre em educação pelo PPGE – UFRJ. Nesta instituição, participou do Grupo de Pesquisas Multiculturais (GEM), sob a coordenação da professora Ana Canen (Ivenicki). Atualmente, participa do grupo de pesquisa Currículo, Subjetividade e Diferença (Proped – Uerj), coordenado por Elizabeth Macedo. É Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde é integrante do Grupo de Pesquisas Curriculares (GPeC) do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), coordenado por Clarissa Craveiro.
SILMARA LÍDIA MARTON
CRISTIANE GONÇALVES DE SOUZA
MARCEL CAVALCANTE
JEIMIS NOGUEIRA DE CASTRO
LUCIANA REQUIÃO
REGINA DE FATIMA DE JESUS
CLARISSA B. CRAVEIRO
ALLAN RODRIGUES
ADRIANO VARGAS FREITAS
KÉSIA COSENDEY SINDRA MESCOLIN DOS SANTOS
ANA IVENICKI
RENATO JOSÉ DE OLIVEIRA