Capa do livro: INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO

INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO

Autores: Vania Carvalho de Araújo (Organizadora)

“Infâncias e Educação Infantil em foco” procura reunir autores, cujo compromisso com as diferentes infâncias e a educação infantil se desdobra em vários percursos de produção acadêmica. Sob variados aspectos e ângulos, as reflexões apresentadas suscitam outros possíveis deslocamentos teóricos e metodológicos capaz de estreitar as necessárias redes, ainda tênues, entre as particularidades da infância e sua visibilidade no campo da educação. Pensar a infância na sua pluralidade implica colocar em cena questões que dizem respeito aos seus diferentes mundos de vida e os efeitos de determinadas políticas públicas que continuam a exercer formas controversas de reconhecimento das crianças como sujeito de direitos à educação infantil.
A diversidade dos temas abordados depõe positivamente sobre os objetivos do livro, não só por reunir alguns acúmulos de discussões interinstitucionais, mas por ousar desmontar determinadas fronteiras que nos impedem de produzir outras e tantas possíveis reciprocidades acadêmicas tendo como horizonte comum de investigação as diferentes infâncias da educação infantil e a ampliação dos debates sobre a infância.
Em um tempo onde o desmanche da reflexão e da capacidade de inscrevermos outras formas de reencantamento com o mundo e com a educação nos assombra e nos ronda, este livro se apresenta como um dispositivo de insistência que potencia não apenas o encontro acadêmico, mas um dispositivo que faz reacender o compromisso que ainda temos pela frente com as diferentes infâncias e com a educação infantil.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1609-9
DOI: 10.24824/978854441609.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO

ANA LÚCIA GOULART DE FARIA
Professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora do Gepedisc linha culturas infantis da FE Unicamp. Membro do colegiado de doutorado da Faculdade de Ciências da Educação da Università degli studi Milano Bicocca. Membro da gestão 2016-18 do Fórum Paulista de Educação Infantil filiado ao Mieib.

MÁRCIA APARECIDA GOBBI
Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP. Cientista Social, mestre e doutora pela UNICAMP. Pesquisa temáticas relacionadas aos estudos da infância em especial desenho e fotografia em espaços urbanos.

MARTA REGINA PAULO DA SILVA
Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente-Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Docente da Universidade Metodista de São Paulo.

JADER JANER MOREIRA LOPES
Possui graduação em Geografia, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela UFF (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Atualmente é professor do programa de pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde orienta mestrado e doutorado. Pesquisador da FAPERJ, do CNPq e CAPES. Atuou como membro do Grupo Gestor da Creche UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI).

MARISOL BARENCO DE MELLO
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, na Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos. Doutora em Educação pela PUC-RJ. Coordena o Grupo Atos UFF, realizando pesquisas e estudos em torno ao referencial teórico do Círculo de Bakhtin.

ROGÉRIO DRAGO
Licenciado em Pedagogia. Mestre em Educação pelo PPGE/UFES. Doutor em Educação pela PUC-Rio. Pós-Doutorado em Educação pelo PPGE/UFES. Professor Associado do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, na linha de pesquisa de Educação Especial e Processos Inclusivos. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão – GEPEI.

ISRAEL ROCHA DIAS
Licenciado em Pedagogia; Mestre e Doutorando em Educação pelo PPGE/CE/UFES, na linha de pesquisa de Educação Especial e Processos Inclusivos. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão – GEPEI. Docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Atendimento Educacional especializado das prefeituras municipais de Serra e Vitória, respectivamente.

MAGALI REIS
Doutora e Pós Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Minas. Coordena o Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq). É membro associada da International Sociological Association (ISA), da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), coordena a sub sede mineira do Grupo de Teoria Crítica e Educação, ligado à UFSCAr, Unimep e Unesp.

VANIA CARVALHO DE ARAÚJO
Doutora e Pós-doutora em Educação pela USP. Professora Associada IV do Departamento de Educação, Política e Sociedade – DEPS/UFES. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Infância, Educação, Sociedade e Cultura – IESC” (CNPQ/UFES). Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil – NEDI/CE/UFES.

EDSON MACIEL PEIXOTO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Cachoeiro de Itapemirim, atuando nos Cursos Técnicos, de Graduação e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo, principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas Educacionais, Gestão Democrática da Educação, Legislativo Municipal, e Financiamento da Educação Infantil. Membro dos grupos de pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura (IESC) e Matemática e Educação.

VALDETE CÔCO
Doutora em Educação. Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo – DLCE/PPGE/CE/UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” – GRUFAE. Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação – PET EDU.

MARCELA LEMOS LEAL REIS
Mestre em Educação (UFES/ES). Integrante do grupo de pesquisa Formação e atuação de educadores (GRUFAE). Membro do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (FOPEIES). Inspetora de Ensino na Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Itapemirim, Estado do Espírito Santo (SEME/PMI/ES). Membro do Conselho e Fórum Municipal de Educação e também da Comissão do Plano de Ações Articuladas (PAR) no município de Itapemirim.

VALÉRIA MENASSA ZUCOLOTTO OLIVEIRA
Mestre em Educação (UFES/ES), Professora em Função Pedagógica na Rede estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU/ES) e Coordenadora Pedagógica no Sistema de Ensino Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC/ES).

LIGIA MARIA LEÃO DE AQUINO
Doutora em Educação pela UFF (2002). Coordenadora do GT7 - Educação da Criança de 0 a 6 ano (2006-2009) e membro do comitê científico (2010-2015) da ANPEd. Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na vice-coordenação desse programa (2013-2017). Coordena o grupo de pesquisa Infância e Saber Docente. Integra o Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão (NEIPE/UERJ). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, formação de professores e políticas públicas e práticas pedagógicas.

MARIA CRISTINA MARTINS
Pós doutora em educação pela UERJ. Doutora em Educação pela UFF. Professora do Núcleo de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – NPGECIMA/Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, história da infância, direitos humanos educação, saberes tradicionais. Membro do GEPEC – Grupo de estudos e pesquisa sobre exclusão e direitos humanos, EDUCON – grupo de pesquisa sobre educação e contemporaneidade. Integra o comitê gestor do Fórum Estadual de Educação Infantil de Sergipe. Coordenadora do curso de especialização em docência na educação infantil.

TANIA DE VASCONCELLOS
Doutora em Educação pela UFF com Mestrado na mesma área na PUC-Rio e graduação em Pedagogia na UERJ.É professora da Universidade Federal Fluminense desde 1998 e hoje atua na Faculdade de Educação. Coordena o Núcleo de Estudos de Infância e Cultura. Dedica-se à pesquisa das relações entre Infância e Cultura, particularmente quanto a produção da infância e a produção do lugar; quanto ao jogo, brinquedo e brincadeira na perspectiva do patrimônio e quanto ao diálogo entre a infância e a filosofia.

ROSALI RAUTA SILLER
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP/Campinas. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação/ Santa Maria de Jetibá-ES. Tem experiência no Ensino Superior e na educação básica, Educação Infantil e Ensino Médio. Membro dos Grupos de Pesquisa GEPEDISC – culturas infantis e GPP/UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa “Infância, Educação, Sociedade e Cultura – IESC (CNPQ-UFES). Atua principalmente nos seguintes temas: educação infantil, políticas públicas, crianças/infâncias, formação de professores da educação infantil, migrações, currículo.