Capa do livro: HISTÓRIA, POLÍTICAS E EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO ESCOLAR:<br> o lugar da orientação pedagógica nos sistemas de ensino públicos do Rio de Janeiro

HISTÓRIA, POLÍTICAS E EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO ESCOLAR:
o lugar da orientação pedagógica nos sistemas de ensino públicos do Rio de Janeiro

Autores: Sabrina Moehlecke - Daniela Patti do Amaral - Silvina Julia Fernández

O livro “História, políticas e experiências de gestão escolar: o lugar da orientação pedagógica nos sistemas de ensino públicos do Rio de Janeiro”, organizado por Sabrina Moehlecke, Daniela Patti do Amaral e Silvina Julia Fernández, professoras e pesquisadoras da área de políticas públicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como objetivo contribuir para um melhor entendimento dos sistemas de ensino públicos no estado do Rio de Janeiro e suas particularidades, em especial no que se refere aos modos de organização e gestão escolar. Parte da compreensão da escola e da atuação da orientação pedagógica como um espaço privilegiado na análise da implementação do Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), principalmente no que diz respeito à gestão democrática da escola. Organizado em duas partes, na primeira, apresenta uma discussão teórica e conceitual, onde são analisadas as principais orientações em âmbito nacional relativas à organização e gestão da escola; na segunda, traz um retrato de experiências em curso nos diferentes sistemas de ensino públicos do Rio de Janeiro, para que se possa visualizar os modos e estratégias adotadas localmente para a implementação do Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014) e de mecanismos de gestão democrática da escola, identificando as orientações, tensões e particularidades presentes nesse processo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1635-8
DOI: 10.24824/978854441635.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

HISTÓRIA, POLÍTICAS E EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO ESCOLAR:<br> o lugar da orientação pedagógica nos sistemas de ensino públicos do Rio de Janeiro

SABRINA MOEHLECKE
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Educação pela USP (2000) e doutorado na área de Estado, Sociedade e Educação realizado na USP (2004), com bolsa sanduíche na Universidade de Harvard. Atuou como consultora da UNESCO em 2005-2006, junto ao Ministério da Educação em Brasília. Desde 2006 é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (GESED). Foi coordenadora acadêmica de extensão do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (2014-2016) e coordenadora de extensão da Faculdade de Educação da UFRJ (2008-2012). Tem experiência na área de Sociologia, Educação e Políticas Públicas, desenvolvendo pesquisas sobre políticas públicas educativas, sociologia das organizações, gestão escolar e políticas de diversidade.

SILVINA JULIA FERNÁNDEZ
Pedagoga graduada na Universidad Nacional de Entre Ríos, Argentina, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia, foi chefe do Departamento de Administração Educacional no período 2012-2016. Seus trabalhos focalizam a gestão, o planejamento e a avaliação educacional, com ênfase na democratização da educação, a cidadania, as políticas públicas e o cotidiano escolar. Atualmente desenvolve pesquisas sobre planejamento escolar no contexto das atuais políticas de planejamento e avaliação de sistemas educacionais. Integra a equipe do LaPOpE - Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (http://www.lapope.fe.ufrj.br/) e do Observatório Educação e Cidade (http://www.observatorio.fe.ufrj.br/).

DANIELA PATTI DO AMARAL
Licenciada em Pedagogia pela UFF (1997) e doutora em educação pela UFRJ (2008) com pós doutorado (2011) pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) em Administração Pública e Estágio Avançado de Pós doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Organização e Administração Escolar na Universidade do Minho, Portugal, sob supervisão do Professor Dr. Licínio Lima (2017). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FE/UFRJ - linha Políticas e Instituições Educacionais. Foi coordenadora de formação pedagógica dos cursos de licenciatura da Faculdade de Educação da UFRJ (2012-2014) e vice-diretora da mesma unidade (2014-2015). Pesquisadora e coordenadora do GESED - Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ. Coordenadora do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica - CESPEB/UFRJ - ênfase em políticas públicas e projetos socioculturais em espaços escolares. Desenvolve pesquisas sobre as políticas públicas em educação; formação de professores e demais profissionais da educação; gestão escolar e gestão democrática de unidades escolares.

FRANCINE MARIA CRUZ DA SILVA
Possui ensino-médio pelo Colégio Estadual Rubens Farrulla(2009). Licencianda em Pedagogia na Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

MARIANA FANZERES CASARES
Possui ensino médio pelo Colégio e Curso Ponto de Ensino(2015). Licencianda em Pedagogia na Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

BRENDA FRANKLIM LIMA
Possui ensino-médio pelo Colégio Estadual Rubens Farrulla (2009). Licencianda em Pedagogia na Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

SANDRA REGINA CARDOSO

Graduada em Pedagogia, com pós-graduação em Gestão da Coordenação Pedagógica pela UFRJ e em Gestão Ambiental pela UERJ, atualmente Diretora Adjunta de escola na rede estadual do Rio de Janeiro e Supervisora escolar no município de Belford Roxo/RJ e integrante de pesquisa do GESED/UFRJ.

JEFFERSON WILLIAN SILVA DA CONCEIÇÃO

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Pedagogia pela mesma Universidade (UFRJ). Tem experiência no Ensino Fundamental como mediador de alunos com Síndrome de Down (SME/RJ) e como professor auxiliar e de reforço da Língua Portuguesa (SME/RJ), atuando do 1º ao 6º ano. Atua como supervisor administrativo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa UFRJ (PNAIC/UFRJ).

DJENANE LUISA FREIRE FIRMINO
Doutoranda em Educação pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFRJ e Especialista em Coordenação Pedagógica. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretora na Secretaria Municipal de Educação de Niterói, professora do curso de especialização em coordenação pedagógica (modalidade EAD) do Programa Nacional de Escola de Gestores da Educação Básica (MEC/UFRJ) e tutora-coordenadora das disciplinas pedagógicas no CEDERJ/UFRRJ no Município de São Gonçalo.

MONA LISA FOUYER
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGE/UFRJ ( turma 2015 ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (2006). É funcionária pública na Prefeitura Municipal de Mangaratiba/Supervisora Educacional e na Prefeitura Municipal de Angra dos Reis/Docente I - Anos Iniciais. Tem experiência em lecionar com turmas de alfabetização de crianças, jovens e adultos, em cursos de formação técnica profissionalizante, em graduação nas áreas de Pedagogia e Assistência Social e na coordenação pedagógica e orientação educacional de unidades escolares e sistemas de ensino. Possui artigos publicados em revistas e livros. Atua no magistério desde 1995 e atualmente tem desenvolvido discussões na área de políticas públicas educacionais com foco no papel dos colegiados escolares e na compreensão dos processos de provimento do cargo de gestor escolar, das concepções de mérito, desempenho e participação presentes nos planos de educação.