Capa do livro: EDUCAÇÃO DIALÓGICO-LIBERTADORA É POSSÍVEL?

EDUCAÇÃO DIALÓGICO-LIBERTADORA É POSSÍVEL?

Autores: Silvana Aparecida Pin - Cênio Back Weyh

A obra “Educação Dialógico-libertadora é possível?” resulta da pesquisa realizada no Mestrado em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, com o intuito de refletir sobre as contribuições de Paulo Freire a partir da educação dialógico-libertadora para a humanização do ser humano, trazendo presentes os elementos que fundamentam essa proposta do autor. Além disso, fez-se uma leitura hermenêutica dos Cadernos de Formação de Professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, a fim de perceber que relações existem entre o pensar de Freire e a proposta apresentada por esta política educacional. A educação dialógico-libertadora é uma das respostas a iluminar alguns aspectos e necessidades da educação brasileira contemporânea. A formação do professor e do jovem pensante e questionador das estruturas sociais injustas constitui-se em valioso instrumento para a possibilidade de construção de uma sociedade com mais justiça e solidariedade. Dessa forma, não se pode perder de vista a importância de uma educação dialógico-libertadora. Assim, fica evidente nossa tarefa enquanto filósofos, pensadores inquietos, de olhar atento e solidário aos fenômenos que acontecem no dia a dia e às muitas propostas apresentadas ao universo educacional, talvez, sem antes terem sido pensadas e problematizadas pelos próprios sujeitos. Nesse horizonte do pensamento apresentamos reflexões feitas a partir das nossas pesquisas, mas também, trazendo para o contexto teórico os problemas e desafios do nosso cotidiano nas salas de aula da Educação Básica e Superior. Como educadores somos desafiados a cada dia na construção de uma educação que liberta e transforma os ambientes em que vivemos e nos quais convivem nossos educandos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1585-6
DOI: 10.24824/978854441585.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO DIALÓGICO-LIBERTADORA É POSSÍVEL?

SILVANA APARECIDA PIN
Mestra em Educação (URI-FW, 2016), Licenciada em Filosofia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Campus de Frederico Westphalen/RS (2014), Bacharela em Teologia pela Faculdade São Bento da Bahia (2008), Salvador/BA. Especialista em Docência no Ensino Superior (URI/FW, 2015). Membro do Grupo de Estudos em Filosofia da URI/FW e do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Formação Docente da URI/Santo Ângelo. Professora da rede estadual e municipal de ensino.


CÊNIO BACK WEYH
Doutor em Educação (2005) pelo PPG em Educação pela UNISINOS; Mestre em Educação (1993) pela UFSM; Especialista em Educação pela FUNDAMES / URI (1987); Graduação em Pedagogia (1983) e Graduação em Filosofia (1984), ambas pela UNIJUÍ; Docente titular do PPG - Mestrado Acadêmico em Educação - URI - Campus Frederico Westphalen; docente titular do PPG – Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico e do Curso de Pedagogia – URI – Campus de Santo Ângelo. Líder do Grupo de Pesquisa: “Estudos Pedagógicos: Formação Docente e Gestão Educacional”; Livros publicados: “Educar Pela Participação” (FURI - 2011); “Educação Emancipatória como estratégia de efetivação do controle social em conselhos municipais de Saúde” (CRV – 2016).