Capa do livro: A CONSTRUÇÃO DA INTERAÇÃO NA FALA DE ADOLESCENTES

A CONSTRUÇÃO DA INTERAÇÃO NA FALA DE ADOLESCENTES

Autores: Rosa Maria Nechi Verceze

A pesquisa procura discutir os processos de referenciação na língua falada por adolescentes por meio da construção anafórica, dando relevância à essencialidade do sistema referencial na progressão referencial e tópica do texto oral. O trabalho tem por base teórica os princípios da Linguística Cognitiva,  para a qual o texto é o resultado de processos mentais. O embasamento  teórico recorre a Lakoff & Johnson (1986), Lakoff (1987), Fauconnier (1997), Fauconnier & Turner (1994, 1995, 1998) e Salomão (1997, 1999), cujas pesquisas estão voltadas para o estudo da cognição, por meio de Modelos Conceituais e Modelos de Espaços Mentais, respectivamente; Bakhtin (1986); Goffman (1970, 1974); Mondada e D. Dubois; Schwartz (2007); Marcuschi (1998, 1999, 2000, 2001, 2003, 2005); e Koch (2002, 2003, 2004, 2005), que voltam sua atenção para as questões da categorização, da criação de "objetos-de-discurso", da referenciação, que facilitam essa identificação. A partir da análise, verifica-se que  o modelo textual, ou memória discursiva, é continuamente elaborado, reelaborado e modificado através de novas referenciações. Por isso, o processamento textual, a progressão referencial e tópica se desenvolvem em uma constante oscilação entre os movimentos projetivo e prospectivo, que fazem o texto progredir, mediante a ativação e reativação de novas informações e a retomada de informações não novas. Sendo assim, as associações de conhecimentos (domínios e modelos)  não são suficientes para ativar ou operacionalizar cognitivamente os vários tipos de conhecimentos armazenados que entram em ação durante o processamento do pensamento e da linguagem, o que torna crucial a inserção nas práticas sociais, mais especificamente,  na interação situada, pois é nela que  esses conhecimentos se interconectam nas relações interpessoais para a construção do sentido. da anáfora direta e indireta e das operações de nominalização e coerência, entre outros. Para fins de análise, busca-se investigar as correlações existentes entre os processos cognitivos e as construções lingüísticas na língua falada. Nesse sentido, a investigação incide sobre o modo como os adolescentes constroem sentidos na fala durante suas intervenções em trocas discursivas. A discursivização do mundo por meio da linguagem, que o adolescente constrói, consiste num processo de reconstrução do próprio real, constituindo significados para o mundo na interação comunicativa. A anáfora indireta com o pronome de terceira pessoa “ eles” sem antecedente, bem como a anáfora indireta nominal construída por metonímias, nomes genéricos e metáforas com maior produtividade na língua falada apontam para o uso de conhecimentos partilhados num grau mais elevado do que na escrita. Os interlocutores  em interação face a face têm condições mais favoráveis para identificar os referentes discursivos durante a co-construção do sentido, a que se somam os elementos extralingüísticos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-081-4
DOI: 10.24824/978858042081.4
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A CONSTRUÇÃO DA INTERAÇÃO NA FALA DE ADOLESCENTES

Rosa Maria Aparecida Nechi Verceze

É de São Carlos (SP). Graduada em Letras pela Universidade São Marcos (1984), Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Botucatu (1994), mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP (1998), sob a orientação do Prof. Ataliba Teixeira de Castilho, e doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2009), sob a orientação do Prof. José Hilton S. Siqueira. Lecionou no Curso de Letras do Centro Universitário Paulistano em São Paulo a disciplina de Língua Portuguesa, lecionou também Língua Portuguesa na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Mudou-se para o Estado de Rondônia, onde prestou concurso público e ingressou no Serviço Público Federal.

Atualmente pertence ao quadro efetivo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR no cargo de professor Adjunto, lotada no Departamento de Letras Vernáculas e leciona a disciplina Língua Portuguesa no curso de Letras e em outras licenciaturas. Suas pesquisas se voltam para a área de Linguística, com ênfase em Análise da Conversação, Linguística Textual e Linguística Cognitiva. Possui publicações em língua falada e ensino de Português. É Coordenadora do projeto Descrição do Português Falado em Rondônia: Análise da Conversação e dos Processos Interacionais, projeto que vem desenvolvendo junto a um grupo de professores e alunos vinculados ao Curso de Letras da Universidade Federal de Rondônia. E que pretende em breve realizar a publicação do V.1 do Livro intitulado: A linguagem falada culta em Porto Velho – RO o qual, semelhante aos publicados pelo Projeto NURC (Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta), irá se somar às obras já existentes que descreveram a linguagem falada culta das cidades de São Paulo, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre.