Capa do livro: FORMAÇÃO DOCENTE E INTERFACES DA INCLUSÃO:<br> epistemologia e prática

FORMAÇÃO DOCENTE E INTERFACES DA INCLUSÃO:
epistemologia e prática

Autores: Maristela Ferrari Ruy Guasselli

Como educadora, desejo que este estudo possa colaborar com um movimento nacional que vem discutindo a formação de professores. Contudo, esse movimento ainda apresenta lacunas que parecem impedir a articulação com a educação especial na educação básica, gerando poucos impactos nas políticas públicas. Apesar do fortalecimento crescente das políticas educacionais para oferta de formação de professores, não se percebe nos discursos aqui analisados, que os problemas iniciais em relação à educação especial tenham sido superados, visando subsidiar proposições de ações, especialmente como processo de aprendizagem, qualificação dos professores e contribuição desse conhecimento para a prática pedagógica.
Frente às questões apontadas ao longo deste estudo, os conjuntos discursivos evidenciam que a decisão pedagógica, no que se refere à prática de educação inclusiva, é uma ação complexa no contexto da educação básica e exige saberes de diferentes naturezas, que vão além do campo epistemológico e prático, pois incluem aqueles que estão alicerçados na cultura de cada docente.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1555-9
DOI: 10.24824/978854441555.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DOCENTE E INTERFACES DA INCLUSÃO:<br> epistemologia e prática

MARISTELA FERRARI RUY GUASSELLI
Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Especialização em Prática Psicomotriz Educativa pela FEEVALE (1994), graduação em Licenciatura em Educação Física pela FEEVALE (1989). Atuou como Secretária Municipal de Educação e Desporto de Novo Hamburgo na gestão 2005-2008. Atuou como Diretora de Departamento na Secretaria da Educação do Estado/RS (2009-2011). Atua como Professora Universitária. Atuou como Professora e Diretora de escola na rede municipal de ensino de Novo Hamburgo. Atua como Membro da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Universidade FEEVALE. Atua como Secretária Municipal de Educação de Novo Hamburgo na gestão 2017-2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional, formação de professores, políticas educacionais de educação especial/inclusiva.