Capa do livro: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(S):<br> possibilidades para uma prática articulada aos diferentes contextos

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(S):
possibilidades para uma prática articulada aos diferentes contextos

Autores: Maria Eurácia Barreto de Andrade - Sineide Cerqueira Estrela

Esta obra apresenta uma relevante abordagem da alfabetização e do letramento para além do cotidiano escolar, por compreendermos, que existem outras agências que não podem ser desconsideradas nesse processo. Para tanto, alguns pontos são tomadas como referência de reflexão ao longo da obra, destacando, sobretudo, ampla abordagem conceitual da alfabetização e do letramento, reflexão acerca da apropriação da leitura e da escrita e as relações com as práticas de letramento, bem como, a relação entre letramento social, escolar e as ações alfabetizadoras, pautado nos discursos, saberes e interações dos sujeitos. Aponta possibilidades para uma prática mais articulada, voltada para a ampliação dos espaços de aprendizagens. Destina-se a todos os profissionais da educação, principalmente aos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, aos estudantes de Pedagogia e Letras, bem como coordenadores pedagógicos e pesquisadores que se interessam pela temática. Com certeza esta obra se constitui uma grande referência para os leitores, pela sua ampla contribuição, sobretudo, por trazer aportes que garantem um repensar sobre as práticas pedagógicas no intuito de qualificar o processo de alfabetizar letrando a partir das experiências vivenciadas na vida cotidiana. Para tanto, a obra aponta para a necessidade de o professor priorizar o diálogo e, sobretudo, articular o conhecimento historicamente produzido com o contexto sociocultural concreto do estudante e sua família.

 

Impresso
de R$ 74,57 por
R$ 57,36
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 43,02

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1467-5
DOI: 10.24824/978854441467.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(S):<br> possibilidades para uma prática articulada aos diferentes contextos

MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE
Doutora e Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação. É professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atuando no Centro de Formação de Professores (CFP). Autora das obras Alfabetização e Letramento: o desvelar de dois caminhos possíveis (Paco Editorial), A Inclusão de Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: pontos e contrapontos (Editora CRV) e Alfabetização e Letramento(s) na Escola e na Família: o processo de apropriação da leitura e da escrita sob um olhar para além da sala de aula. Organizadora e coautora da obra Diálogos Emergentes na Educação: olhares que se entrecruzam para uma nova práxis (Paco Editorial) e coautora das obras Múltiplos Olhares na Pesquisa em Educação (Editora Massangana) e Inovação Pedagógica na Educação Brasileira: Desafios e Modernização na Práxis Educativa (Paco Editorial). Além disso, é autora de diversos artigos publicados em revistas, periódicos e anais de eventos, resultado de pesquisas realizadas nas linhas de atuação. Possui uma vasta experiência na docência da Educação Básica e Superior, assim como, na coordenação e assessoria pedagógica. É pesquisadora da Educação com ênfase em Formação do Professor, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Alfabetização e Letramento.

SINEIDE CERQUEIRA ESTRELA
Doutora e Mestre em Educação, Pedagoga e Especialista em Supervisão Escolar, Novas Tecnologias da Educação, Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar. É professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Autora das obras A Inclusão de Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: pontos e contrapontos (Editora CRV) e Alfabetização e Letramento(s) na Escola e na Família: o processo de apropriação da leitura e da escrita sob um olhar para além da sala de aula. É coautora da obra Diálogos Emergentes na Educação: olhares que se entrecruzam para uma nova práxis (Paco Editorial), além de diversos artigos publicados em revistas, periódicos e anais de eventos. Possui uma vasta experiência na docência da Educação Básica e Superior, na coordenação e assessoria pedagógica. É pesquisadora da Educação com ênfase na Formação do Professor, Políticas Públicas da Educação Brasileira, Letramento e Alfabetização.