Capa do livro: ENSAIOS SOBRE A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO

ENSAIOS SOBRE A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO

Autores: Regina Maria de Souza Correia Pinto - Monica Pereira dos Santos (Orgs.)

Este livro reúne textos de autores e autoras, de origens diversas, mas que se unem em um interesse comum a todos e a todas: a questão da Inclusão em Educação. Instigados pela Professora Dra. Mônica Pereira dos Santos, o grupo debateu calorosa e criticamente o papel da Educação como uma prática de reflexão-ação imprescindível na e da sociedade e como um processo sócio-histórico-político que pode contribuir para a permanente transformação das relações sociais e, em última instância, da sociedade em que vivemos, em um sentido mais democrático. A visão de inclusão presente nesta obra reflete o conceito defendido pelo Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ, coordenado pela professora supracitada e organizadora do livro, que reconhece a necessidade de combate a qualquer processo de exclusão, baseado em valores humanitários de direitos à igualdade de condições e à diversidade. Todos os autores e autoras deixam transparecer nos seus textos o desejo de minimizar ou até mesmo de eliminar quaisquer barreiras que impeçam a aprendizagem e a participação de toda e cada pessoa em qualquer instância/contexto, acreditando no desenvolvimento da autonomia na construção da cidadania plena. Desta forma, “Ensaios sobre Inclusão” se dirige a todas as pessoas que almejam estar em um mundo mais inclusivo, ou menos excludente, através de relações sociais mais humanas e profundas. Este livro pretende compartilhar o conhecimento produzido na academia através da crença em um mundo menos desigual e injusto, entre todos aqueles e todas aquelas que lutam pela inclusão.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1552-8
DOI: 10.24824/978854441552.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSAIOS SOBRE A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO

SOBRE A ORGANIZADORA

 

MÔNICA PEREIRA DOS SANTOS
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia, Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Tem atuado como parecerista ad hoc em várias agências financiadoras de pesquisa, além de ser membro efetivo de importantes Associações nacionais e internacionais, como por exemplo, a Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Direitos Humanos – Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC), e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Atualmente, é coordenadora do Observatório Estadual de Educação Especial (OEERJ), diretamente vinculado ao Observatório Nacional (ONEESP), bem como coordena ações de pesquisa e extensão em níveis institucional, de sistemas e nacional, todas voltadas para a temática da Inclusão em Educação em uma perspectiva omnilética, que extrapola o campo da educação especial. É autora de três livros sobre inclusão em Educação e publicou vários artigos sobre a temática. É membro do conselho editorial da Revista Espaço, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), da Revista Brasileira de Educação Especial, da Revista Conhecimento e Diversidade e da Revista Poiesis Pedagógica. Atuou como gestora nacional da Gerência de Educação do Departamento Nacional do SESC entre 2004-2007 e Cocoordenadora do Programa Nacional Escola de Gestores/MEC (2009-2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Políticas Educacionais e Inclusão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Culturas, políticas e práticas de Inclusão em Educação, Interculturalidade em Educação, Direitos Humanos, Formação de Professores, Ensino-aprendizagem, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia Escolar, Psicologia Social, Psicopedagogia, Educação Especial. Fundadora e coordenadora do LaPEADE – Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação. Orienta monografias de graduação, de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado.


SOBRE OS AUTORES


ATILA TORRES CALVENTE
Doutorando UFRJ, Instituto de Economia, PPED-Estratégias, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (1980). Pós-Graduação em Economia Energética pela FGV-Rio (1972). Concentração em projetos de desenvolvimento local, agricultura e economia ecológica, práticas não formais de educação, problemas e questões na educação pública, desenvolvimento humano e justiça social. Ex-coordenador de pesquisas sobre a região amazônica (Programa do Trópico Úmido do CNPq (1977-1984). Programas de formação e fixação de pesquisadores nas universidades da Amazônia. Trabalhos de pesquisa para o Governo Federal, Banco Mundial com relação à ocupação e a colonização agrícola na Amazônia, a intensificação do desmatamento em Rondônia e o POLAMAZÔNIA da SEPLAN. Experiência em consultoria sobre projetos agropecuários. Projeto Cacaio – Programas de educação não formal para a sustentabilidade local.

AMÉRICO RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Educação Física pela Associação Brasileira de Ensino Universitário (Licenciatura – 2005, Bacharelado – 2015), Pós-Graduação Latu Senso em Educação Física escolar (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor docente 1 de Educação Física na Secretaria Estadual de educação do Rio de Janeiro, atuando no CIEP 390 Chão de Estrelas, em Nova Iguaçu (desde 2008) e no Colégio Estadual Machado de Assis, em Nova Iguaçu (desde 2016); tendo exercido a mesma função temporariamente nas seguintes instituições: CIEP 189 Valdylio Villas Boas (São João de Meriti – 2009), Colégio Estadual Arêa Leão (Nova Iguaçu – 2012) e CIEP 316 General Ladário Pereira Telles (Belford Roxo, 2016). Também é professor docente 1 de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, atuando na Escola Municipal Deputado Hilton Gama desde 2010. Também atua como professor de musculação e personal trainer em academias. Atualmente também é estudante do último período de Licenciatura em Pedagogia pela UERJ – CEDERJ.

FLÁVIA COTA
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha de pesquisa: Inclusão, Ética e Interculturalidade. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de janeiro, habilitação em Educação Infantil e Formação de Professores. É Professora Orientadora do Programa de Jovens e Adultos na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Formadora de docentes na rede Municipal do Rio de Janeiro através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Possui experiência nas áreas de: Alfabetização, Educação Especial, Educação Infantil e de Jovens e Adultos. Pós-graduada em Psicopedagogia, Administração Escolar e Docência Superior.

LEYSE MONICK FRANÇA NASCIMENTO
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Fe­deral do Rio de Janeiro – UFRJ, da linha de pesquisa: Inclusão, Ética e Intercultu­ralidade; Mestre em Educação pela UFRJ; Especialista em Acessibilidade Cultural/Rio de Janeiro – UFRJ (2014) e em Psicopedagogia/Faculdade de Macapá-FAMA (2003). Possui graduação em Peda­gogia/Universidade Federal do Amapá-UNIFAP (2005) e Bacharelado em Admi­nistração de Empresas/Centro de Ensino Superior do Amapá (2002). Tem experi­ência na área de Educação, na Educação Infantil, no primeiro segmento do ensino fundamental e na Educação Especial. Trabalha na Secretaria Municipal de Educa­ção de Macapá/SEMED, na Divisão de Educação Especial-DIEES/SEMED/PMM. Como membro/pesquisadora do LaPEADE – Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação, participa de pesquisas realizadas na área da educação especial e da inclusão em educação; participa como membro/pesquisadora do Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ) e do Núcleo de Estudos sobre Sexualidades, Identidades, Diversidade e Inclusão – NESEI, da Universidade Fede­ral do Rio de Janeiro, onde também atua como Formadora no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa (PNAIC/UFRJ).

LENI FERREIRA THEODORO
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/Inclusão, Ética e Interculturalidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação (GPEE – UFRJ) coordenado pelo Prof. Dr. Renato José de Oliveira, tendo como referencial a pesquisa A Ética na Formação Pedagógica: o curso de Pedagogia da UFRJ em foco ( desde 2015). Especialista em História da África e da Diáspora Africana no Brasil pela FIS (2007). Possui graduação em Pedagogia (1982) e em Estudos Sociais (1979) – Faculdades Integradas Simonsen. Formadora de docentes das redes públicas municipais do Rio de Janeiro no PNAIC – Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa – A oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização; A arte no ciclo de alfabetização (2016). Possui experiência na área de Educação com Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atua na Orientação Pedagógica do Instituo de Educação Nova Jerusalém (desde 2015).

MANOELLA RODRIGUES PEREIRA SENNA VASCONCELOS DA SILVA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha: Inclusão, Ética e Interculturalidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação – LaPEADE/UFRJ. Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação Científica da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e atuou no Observatório Nacional da Educação Especial (ONEESP) e no Observatório da Educação Especial no Rio de Janeiro (OEERJ) (2011 – 2014). Área de Estudos/Atuação: Inclusão em Educação; Gestão Educacional/Escolar; Orientação Educacional.

MARCIA CRISTINA TROLY DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela FAMATh (2012), Especialização em Diversidade e Inclusão pela UFF (2012) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI, UFF (2016). Possui mais de 40 anos de experiência na área de Educação. Atualmente, é professora da Sala de Recursos Multifuncional, da Escola Municipal Professora Maria Ângela Moreira Pinto, no município de Niterói. Atua nos seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva; materiais didáticos acessíveis; e orientação pedagógica.

MONICA DOS SANTOS
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada à linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Atua como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal Fluminense (UFF) – Unidade COLUNI. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e especialização (lato sensu) em Psicopedagogia pelo Instituto AVM/Universidade Cândido Mendes (2012). Pesquisadora do LaPEADE (Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação) – UFRJ. Áreas de interesse: inclusão em educação, formação docente, gestão educacional/escolar.

PATRÍCIA FERREIRA DE ANDRADE

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Mestrado em Educação também pela UFRRJ através do PPGEduc (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Faz parte do grupo de pesquisa LEPEDI (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e inclusão/UFRRJ), e atua no cargo Professor 1 Educação Especial no Município de Duque de Caxias/RJ, onde acompanha duas escolas regulares que possuem salas de recursos multifuncionais. Sua práxis relaciona-se em promover a inclusão em educação aos estudantes público alvo da Educação Especial do Município.

REGINA MARIA DE SOUZA CORREIA PINTO
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. Possui Graduação em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1977), Graduação em Português-Inglês pela UFRJ (1998) e Mes­trado Interdisciplinar de Linguística Aplicada pela UFRJ (2004). É Professora de Inglês do Colégio Pedro II, Cam­pus São Cristóvão III, ex-diretora pedagógica do mesmo Campus (2013-2015) e é membro/pesquisadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), da FE/UFRJ. Interesse, principalmente, nos seguintes temas: Educação; Inclusão em Educação; Formação de Professores; ensino de Língua Estrangeira.

RENAN SANTIAGO
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Educação pelo mesmo programa. É licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário, e graduando em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem interesse na área de Educação Musical, e o foco da sua produção se dá nos seguintes temas: teorias do currículo aplicada à disciplina de Música, Música e Estudos Culturais, multiculturalismo na Educação Musical e formação de professores(as) de Música para a Educação Básica.

RITA DE CÁSSIA DE SOUZA DA SILVA
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Na área profissional, é professora II da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Atualmente faz parte do Núcleo de pesquisa NESEI do LaPEADE – Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).