Capa do livro: MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores: Marcia Ambrósio - Hércules Tolêdo Corrêa (Orgs.).

Este livro reúne textos de diferentes autores da área em um debate sobre a mediação tecnológica e a formação docente, dialogando com as diretrizes para a educação básica, na busca de possibilidades metodológicas para a EaD. Tem como propósito desvelar o avanço das práticas pedagógicas na Educação a Distância, procurando melhorias na qualidade da educação oferecida nas escolas da rede pública de educação básica do Brasil e contribuindo para a formação de professores, nos cursos de licenciatura mediados pelas tecnologias digitais. Ademais, enfatiza práticas exitosas e estimula novas experiências acadêmicas em ambientes virtuais de aprendizagem. Desse modo, focaliza os seguintes aspectos:

1. a mediação tecnológica na formação docente; 2. a importância da linguagem e suas disciplinas na formação de pedagogos; 3. a questão dos letramentos na produção de materiais didáticos para uso na EaD; 4. a avaliação na EaD, em diferentes áreas do conhecimento e o uso do portfólio/webfólio no ensino superior; 5. o ensino da História por meio de jogos digitais em rede e por meio de projetos coletivos de conhecimento na EaD; 6. a sala virtual de coordenação pedagógica como espaço de cogestão dos tutores e do professor; 7. a docência/trabalho na  EaD, no contexto do ensino superior, da alienação e da estrutura social. A obra procura estimular o leitor a refletir sobre trabalhos que apresentam estudos e pesquisas, nos quais se articulam vivências de prática pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem, e que permitem o confronto entre os conhecimentos cotidianos dos indivíduos e os conceitos científicos desenvolvidos nos últimos anos e que trazem reflexões sobre a formação do professor em cursos a distância e que vão preparar os alunos de hoje para o mundo de amanhã.

Márcia Ambrósio e Hércules Tolêdo Corrêa

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1538-2
DOI: 10.24824/978854441538.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE
DANIEL MILL
É professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal (Uab). É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e, como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

EUCÍDIO PIMENTA ARRUDA
É graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutor em Educação pela UFMG. É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na área de Políticas Públicas em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão. Orientador de Mestrado e Doutorado. É atualmente coordenador do sistema Universidade Aberta do Brasil na UFMG e Diretor de Inovação e Metodologias de Ensino. Possui livros e capítulos de livro publicados, bem como artigos em periódicos científicos. Desenvolve projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPEMIG na área de modelagem computacional, formação de professores e ensino e aprendizagem por meio de tecnologias digitais.

HÉRCULES TOLÊDO CORRÊA

É graduado em Letras, mestre em Estudos Linguísticos e doutor em Educação pela UFMG. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade do Minho, em Portugal. Atualmente é professor adjunto do Centro de Educação Aberta e Distância da UFOP e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da mesma instituição, onde orienta trabalhos relacionados aos multiletramentos e formação de leitores e de professores. Faz pesquisas sobre letramento literário, digital e acadêmico, além dos multiletramentos. É líder do grupo de pesquisa MULTDICS – Multiletramentos e usos das TDIC na Educação, inscrito no CNPq.

INAJARA DE SALLES VIANA NEVES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Feral de Minas Gerais, mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pos-doutora pela Universidade Aberta de Portugal (Uab), bolsista CAPES. Professora adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP. Membro da Comissão Assessora da área de Pedagogia ENADE 2017. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, gestão da educação, ensino superior, formação e trabalho docente.

JANETE FLOR DE MAIO FONSECA
Possui graduação e estrado em História pela UFMG onde também realizou o doutorado em História Social da Cultura. Atualmente é professora adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP, onde desenvolve atividades em ensino, pesquisa e extensão voltadas para o Ensino da História e o uso de Novas Tecnologias. Atua também nos cursos de pós-graduação em Práticas Pedagógicas e Mídias na Educação. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “Patrimônio Cultural: Educação e Novas Tecnologias”.

JÚLIO ARAÚJO
Tem pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG e é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros textuais digitais, novos letramentos, EaD, convergência de mídias e hipertextos.

MÁRCIA AMBRÓSIO
É mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas. Possui experiência nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Colaborou na implantação da Escola Plural, atuando em diferentes setores da Secretaria Municipal de Educação (SMED/PBH). Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Educação Aberta e Distância da UFOP. Chefe do Departamento de Educação e Tecnologias, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas. Seus temas de estudos, pesquisas e publicação acadêmicas são: os registros escolares, a avaliação, a autoavaliação, o portfólio/webfólio e a relação pedagógica em sala de   aula e em ambientes virtuais.

MARILENE ANDRADE
É doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação: Tecnologias na Educação pela Universidade de Brasília - UNB. Professora Adjunta do Centro de Educação Aberta e Distância da UFOP. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e formação de professores; educação a distância. Suas publicações em periódicos, livros, capítulos e anais de eventos têm foco nos seguintes temas: currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologia de informação e comunicação (TIC) e formação de professores. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Tecnologias Educacionais – UFT, membro do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias para Educação a Distância – NTEAD – UFOP.

MESSIAS DIEB
É professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cursou Mestrado e Doutorado, ambos em Educação, pela UFC. Em 2015, concluiu Estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em 2016, concluiu um segundo Estágio Pós-Doutoral em Educação, com financiamento da CAPES, pela Universidade da Califórnia - USA - Campus Santa Barbara (UCSB). Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: os estudos da escrita e os letramentos acadêmicos.

REGINA CLÁUDIA PINHEIRO
É mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará, lotada no Centro de Educação, Ciências e Tecnologias da Região dos Inhamuns - CECITEC. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos em ambientes digitais, formação de professores de Língua Portuguesa para o uso de tecnologias digitais, leitura e escrita em ambientes digitais.

RUBENS YUTAKA YAMAGUCHI
É graduado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É colaborador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens), em que tem desenvolvido pesquisas e estudos sobre Sistemas de Educação a Distância.

SUZANA DOS SANTOS GOMES
Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela UFMG. Professora da UFMG. Pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME/FaE/UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social e do Mestrado Profissional em Docência. Desenvolve pesquisas e estudos sobre tecnologias digitais e letramento, políticas públicas, avaliação educacional, docência na educação básica e superior.