Capa do livro: DOCÊNCIA, COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM:<br> contextos diversos

DOCÊNCIA, COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM:
contextos diversos

Autores: Maria José Costa dos Santos - Francisco Régis Vieira Alves (Orgs.).

Esta obra intitulada DOCÊNCIA, COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM: CONTEXTOS DIVERSOS é fruto das pesquisas de doutores preocupados com a qualidade na educação. As reflexões ora postas nos alertam para pensarmos como aponta no posfácio, a professora Isabel Alarcão que "Para além do conhecimento desenvolvido nas universidades “sobre os professores” e, mais recentemente, também “com os professores”, urge valorizar o conhecimento construído pelos próprios professores em contexto de trabalho. Sendo útil e gratificante para os próprios, é também uma maneira de chamar a atenção da sociedade para o seu saber específico e o seu sentido de responsabilidade social."  Com efeito, a professora Bernadete Gatti na apresentação desta obra destaca que "Temos muitos trabalhos sobre os vários fundamentos da educação, mas, no que refere aos aspectos da ação dos docentes como profissionais do ensino as referências em pesquisas para a formação inicial e continuada desses profissionais se torna mais rarefeita e esparsa."  E complementa que "em suas variadas contribuições, este livro se mostra com possibilidades de referenciar vários temas que nos desafiam tanto em nossas formas de pensar as realidades, quanto em nossas escolhas no agir educativo para a formação de professores e o trabalho na educação básica." Por fim, face às demandas urgentes no panorama educacional contemporâneo que vão desde a necessidade de identificar a natureza de profundas mudanças e a forma como elas interferem na qualidade de educação brasileira, convido a todos para se deleitarem com a leitura deste livro que enseja colaborar na significação de diretrizes, metas e estratégias pedagógicas seja na academia, seja na escola.

Impresso
de R$ 63,48 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 44,44

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1443-9
DOI: 10.24824/978854441443.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DOCÊNCIA, COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM:<br> contextos diversos

SOBRE OS ORGANIZADORES

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Pesquisadora nas áreas de Educação, Educação Matemática, Formação matemática do Pedagogo e do licenciando em Matemática, Ensino de Matemática, Currículo, avaliação, formação de professores, Integração das Tecnologias ao Currículo, Psicologia Educacional e do desenvolvimento cognitivo, Tecnologias, EaD e Informática Educativa. Desenvolve os projetos de pesquisa CNPq/PIBIC sobre a relação da Pós-graduação com a Graduação, e o projeto PIBITI. Cursando Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, no programa de Pós-graduação em Educação-PROPED (2016-2017). Líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(TERCOA/UFC/CNPq).

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997) e graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela UFC (2002) e doutor em Educação em 2011. Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE – 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) – UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia – IFSP, Rencima – Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática – BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PGECM/IFCE (acadêmico).

SOBRE OS AUTORES


LUIS RADFORD
Professor desde 1992, tem ensinado e realizado pesquisa na École des Sciences de l’éducation de l’Université Laurentienne. A universidade está localizada em Sudbury, Ontário, Canadá. Tornou-se Professor Titular em 1997. Atualmente, é Presidente da nossa Escola e também presidente do Grupo Internacional de Estudos sobre as relações entre a História e Pedagogia de Matemática (um grupo afiliado da Comissão Internacional de Instrução Matemática). Interesses de pesquisa abrangem ambos os aspectos teóricos e práticos da matemática pensamento, ensino e aprendizagem. O eixo vertebral da sua pesquisa é um envolvimento sustentado no trabalho em sala de aula com professores e alunos. Como teórico sociocultural, é interessado em ir além discursos pedagógicos centrados nos estudantes e burgueses. Baseando-se na escola histórico-cultural de Lev Vygotsky do pensamento e da epistemologia. Seu trabalho atual da Evald Ilyenkov centra-se na elaboração de uma abordagem em que o problema do ensino e da aprendizagem é formulado em torno do conceito de alteridade de Emmanuel Lévinas e Mikhail Bakhtin.

MARCELO DE CARVALHO BORBA
Doutor em Educação Matemática pela Cornell University, livre-docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus de Rio Claro e coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática. Atualmente é coordenador adjunto da área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES e bolsista produtividade do CNPq, nível 1A. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação a Distância on-line, Tecnologias Digitais, Metodologia de Pesquisa Qualitativa, Modelagem Matemática e Performance Matemática Digital, tendo livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. É editor Associado do ZDM, periódico avaliado com Qualis A pela CAPES.

MARIA DEUSA FERREIRA DA SILVA
Doutora em Educação – Linha Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Profa. Titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Campus de Vitória da Conquista. Pós-Doutoranda no PGEM – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Coordenadora do GPERCEM – Grupo de Pesquisa e Extensão em Recursos Computacionais no Ensino de Matemática.

MARCO ANTONIO MOREIRA
Licenciado em Física (1965) e Mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil e Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS 1967 a 2012. Integrou o Comitê de Educação do CNPq de 1993 a 1995 e de 1999 a 2001. Foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino de Física da SESu/MEC de 1996 a 1999, presidindo-a em 1998 e 1999. É Pesquisador Sênior do CNPq na Área de Educação. Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) de 1997 a 2001. Foi Representante da Área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES de 2000 a 2007. É Coordenador da CPG do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) desde 2013.

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Foi coordenadora do curso de Graduação em Pedagogia – vespertino/noturno (2014-2015). Atualmente Professora, orientadora e pesquisadora na graduação e pós-graduação, na Faculdade de Educação/FACED da Universidade Federal do Ceará/UFC nos Programas de Pós-graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Ensino de Ciências e Matemática. Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED) na Universidade do Estado do Rio de janeiro-UERJ. Interessa-se pelos temas currículo, formação inicial, avaliação, Educação Matemática, Tecnologias, com fins nos processos de ensino e de aprendizagem, a partir de metodologias ativas.

FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS
Graduado em Física pela Universidade Federal do Ceara (UFC), Mestre em Ciência da Computação (UFC) e Doutor em Engenharia de Teleinformática (UFC). É professor efetivo – Adjunto III da UFC, vinculado ao Instituto Universidade Virtual – Instituto UFC Virtual, realizando trabalhos de pesquisa nas áreas de Avaliação Educacional com Modelagem Matemática Computacional,  de  Novas Tecnologias para a Educação, Educação a Distancia e de Informática Educativa. É Coordenador do Curso de Extensão Formação Continuada em Conselho Escolar da UFC/ MEC/SEB. Consultor do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da SEB/MEC, Coordenador do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Ceara e Coordenador Adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (COMFOR/UFC). Exerceu o cargo de Diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará, e atualmente é Secretário da  Educação do Município de Sobral-CE.

MAIRTON CAVALCANTE ROMEU
Doutor em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004) e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007). Atua principalmente nos seguintes temas: Física Aplicada, Ensino de Física e de Astronomia.

JANNE CRISTINA DE ARAÚJO SILVA
Graduada em Recursos Humanos (2007) e em Psicologia (2015) pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Atualmente, aluna do curso de pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Estadual do Ceará.

GEÓRGIA ALBUQUERQUE DE TOLEDO PINTO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestre em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas lúdicas, educação infantil, psicologia educacional e psicologia cognitiva. Professora do Centro Universitário Estácio do Ceará.

GILMAR ALVES DE FARIAS
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Pará, pós-graduado em Handebol pela Universidade Federal do Pará e mestre em Atividade Física em Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2012). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – FACED.

FERNANDA CÍNTIA COSTA MATOS
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora cadastrada no CNPq pelo Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA). Atua nas áreas de Educação Matemática; Didática; Metodologia; Educação a Distância; Educação de Jovens e Adultos; Estágio Supervisionado e Orientação de TCC.

GUTTENBERG SERGISTÓTANES SANTOS FERREIRA
Professor com Graduação em Ciências (habilitação em Matemática), Especialização em Matemática e Física, ambas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus de Juazeiro do Norte). Atua também como pesquisador junto ao Grupo de Estudo Educação, Tecnologia e Formação Docente e ao Grupo de Pesquisa e Investigação no Ensino de Matemática, realizando pesquisas em Educação Matemática, com foco em Metodologias de Ensino, Resolução de Problemas e História da Matemática.

WILAMI TEIXEIRA DA CRUZ
Possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professor D4-1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Desenvolve pesquisas em dimensões extras e localização de campos em membranas. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.
Revisor do International Journal of Modern Physics D. Consultor ad hoc do CNPq.

NIZOMAR DE SOUSA GONÇALVES
Possui graduação em Física (licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente, é Professor D 304 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e cursa graduação em Medicina na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Física da Matéria Condensada e de Ciência dos Materiais, atuando principalmente em caracterização de materiais por Difração de Raios-X e Espectroscopia Mössbauer. Tem interesse em astronomia com ênfase em Astrofísica, Cosmologia, Matéria e Energia Escuras. Há vários anos atua também com divulgação científica, pois entende que este é um importante instrumento de captação de recursos humanos para a carreira científica, assim como também é um dever tornar públicos os avanços que a ciência alcança. Atualmente, é coordenador do curso de Licenciatura em Física (IFCE), é coordenador de área/Física do PIBID no IFCE/campus Fortaleza desde 2014 e também coordenador do projeto OBF/OBFEP no IFCE/campus Fortaleza desde 2015.

JOSAPHAT SOARES NETO
Professor da rede pública estadual do Ceará (SEDUC), mestrando no Programa de pós-graduação acadêmica em ensino de Ciências e Matemática(PGECIM), no Instituto Federal do Ceará(IFCE). Atua na área de formação de professores de Biologia e Ciências, Educação Ambiental e Ciências tecnológicas, com foco especialmente, nas ideias de Paulo Freire.

RAPHAEL ALVES FEITOSA
Professor da Universidade Federal do Ceara (UFC), Campus do Pici, Departamento de Biologia. Possui Doutorado em Educação pela UFC. É reconhecido como Especialista no ensino de Biologia pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio-5). Pesquisa principalmente os seguintes temas: Formação de Professores, Ensino Superior, Currículo, Ensino de Ciências e Educação Ambiental. É autor dos livros; Ensino, Currículo(s) e Formação Docente: Mandala(s) como expressão da omnilateralidade e das ciências; O trabalho e o saber docente: construindo a mandala do professor artista-reflexivo; A educação voltada para um ambiente de paz: uma análise dos documentos da UNESCO; Foi um dos organizadores da obra; Pesquisa em Educação – olhares múltiplos.

ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
Professora do Instituto Federal Ceará (IFCE), Campus Aracati. Docente efetiva do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE. Mestre e Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Licenciatura Química pela UFC e Técnica em Química Industrial. Desenvolve atividades nas seguintes áreas: Ensino de Química, Educação Ambiental e Química Ambiental.

ACÁCIO LIMA DE FREITAS
Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil(2015), atualmente é professor adjunto M da Universidade Estadual do Ceará e professor do Colégio Diocesano Padre Anchieta, Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática e formação de professor.

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), tem mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é docente adjunta da Universidade Estadual do Ceará – UECE e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática modalidade semipresencial da UAB/UECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

CÍCERA TATIANA PEREIRA VIANA
Possui graduação em Pedagogia pela UVA – Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014), e especialização em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico pela FASP – Faculdade São Francisco da Paraíba (2016). Atualmente desenvolve atividades docentes na Educação Básica junto ao Colégio São João Batista e Prefeitura Municipal de Cedro (CE), e no Ensino Superior junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – campus de Cedro) no curso de Licenciatura em Matemática.