ATIVIDADES PRÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO:<br> da sala de aula ao campo

ATIVIDADES PRÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO:
da sala de aula ao campo

Autores: Jean Dalmo de Oliveira Marques - Lucilene da Silva Paes - Edson Valente Chaves (Orgs.)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro é fruto de pesquisas desenvolvidas com alunos de graduação em Ciências Biológicas, Química e pós-graduandos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET), ambos, pertencentes ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Representam experiências de atividades desenvolvidas em sala de aula, laboratório e campo como forma de maximizar alternativas de recursos e estratégias metodológicas para o ensino nas áreas de artes, ciências biológicas, ciências naturais, ciências agronômicas e química, promovendo um ensino contextualizado. Espera-se que esta obra possa contribuir para uma melhor interação entre os objetos de estudos, alunos e professores, favorecendo uma relação harmoniosa e interativa e, acima de tudo, promovendo um processo de ensino e aprendizagem mais significativo. As temáticas abordadas são multidisciplinares com base em processos investigativos, abordando o ensino de solo, impacto ambiental, ensino de química, ensino de botânica, conhecimentos agroecológicos, horta escolar, ensino de música, ensino de educação física e educação ambiental. Assim, otimizou-se questões conceituais, musicais, estruturais, fisiológicas, químicas, ecológicas, agronômicas e ambientais a partir da realização de atividades práticas validadas com a participação de alunos e professores disponibilizando roteiros didáticos para a execução das atividades práticas.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1496-5
DOI: 10.24824/978854441496.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ATIVIDADES PRÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO:<br> da sala de aula ao campo

Autores

ALEXANDRE NICOLETTE SODRÉ OLIVEIRA
Professor da Secretaria Municipal de Manaus – SEMED. Graduado em Pedagogia. Especialista em Mídias na Educação. Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2017).

ANA CLÁUDIA RIBEIRO DE SOUZA
Graduada em História pela Universidade Federal do Amazonas (1990). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (1996). Mestre em História da Ciência (2002) e Doutora em História Social (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. É membro do Núcleo Fé e Cultura da PUC/SP e da Associação Nacional dos Professores Universitários de História. Professora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico/MPET. Atua no ensino superior, com ênfase em Educação Tecnológica, com os temas História da Ciência e Ensino Profissional.

ANDERSON COLARES SOARES
Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFAM (2017). Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Ambiental e Ecológica, investigando processos de ensino e aprendizagem entre conhecimentos Agroecológicos e as Ciências Naturais. Atua nas temáticas:
Agroecologia, Ensino, Educação Ambiental e Sustentabilidade.

AUXILIADORA CRISTINA CORRÊA BARATA LOPES
Graduada em Licenciatura em Química (UEMA) e Tecnologia em Alimentos (IFMA). Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (UNINTER). Mestre em Ensino Tecnológico pelo IFAM (2016).

DELAINE CHAVES FRANÇA DE LIMA
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (2016).

EDSON VALENTE CHAVES
Químico pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (1995), Mestre em Química pela UFAM (2001) e Doutor em Biotecnologia pela UFAM (2008). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) atuando em cursos tecnológicos e licenciaturas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Recursos Naturais, desenvolvendo pesquisas relacionadas à fitoremediação, meio ambiente, metais pesados, química ambiental e área contaminada.

EMILY SILVA GOMES DOS SANTOS
Bacharel em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Atualmente, é aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico no IFAM.

FRANCIANE PRAIA SOLART
Graduada em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2008) e em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFAM (2016). Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Tem experi
ência na área de Biologia, com ênfase em ciências naturais.

FRANCIMARY NOGUEIRA CABRAL
Graduada em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Faculdade Oswaldo Cruz (2009). Atualmente, é aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico no IFAM.

HENRIQUE OLIVEIRA LIMA
Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFAM (2016). Participou como bolsista no Programa de Iniciação Científica – PIBIC do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia na área de Genética Molecular e Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética de populações e Polinização respectivamente. Também participou como bolsista no Programa de Iniciação a docência – PIBID na Universidade Federal do Amazonas, na área de educação botânica. Atuou junto ao Programa de Educação Tutorial – PET, desenvolvendo trabalhos voltados para educação botânica e ambiental. Atualmente, é aluno de Mestrado no IFAM, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.

JANIO CARLOS RAMOS TEIXEIRA
Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (2011). Especialista em Educação Musical pelo Instituto PROMINAS – Universidade Cândido Mendes – Minas Gerais (2015). Atualmente é professor do IFAC e aluno do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico no IFAM. Desenvolve trabalhos com ênfase em Música. Músico atuante, compositor, arranjador e instrutor musical.

JANNY CHRISTINY FERNANDES LIMA
Graduado em Ciências Biológicas pela Escola Superior Batista do Amazonas (2005). Participou como bolsista no Programa de Iniciação Científica – PIBIC do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia na área de Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia Central, chironomidae, insetos aquáticos, imaturos e sub família. Tem experiência em sala de aula, ministrando as disciplinas de ciências, biologia e química. Atualmente, é aluna de Mestrado no IFAM, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.

JEAN DALMO DE OLIVEIRA MARQUES
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (1996), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós Graduação-IPOG (2013), Mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP) (2000) e Doutor em Biologia Tropical e Recursos Naturais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) (2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), atuando em cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Recursos Naturais, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao Manejo dos Recursos Naturais e Educação em solos e ecológica.

JOSÉ RIBAMAR DE ABREU CARDOSO
Graduado em Física pela UFAM (1983) e em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO (2014). Mestre em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFP (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

JUVENAL SEVERINO BOTELHO
Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela UFAM e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Norte – UNINORTE. Atualmente é professor do IFAM/CMC e aluno do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico no IFAM. Desenvolve trabalhos voltados para atividades didáticas de solo no ensino de geografia.

LAÍS CÁSSIA MONTEIRO DE SOUZA BARRETO
Graduada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Atualmente, é professora de Ciências da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas e aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico no IFAM.

LANA BARROS DE MATOS
Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Docência do Ensino Superior (CIESA). Mestre em Ensino Tecnológico pelo IFAM (2016).


LUANA LOPES CASA
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas.

LUCILENE DA SILVA PAES
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) (2004) e Doutora em Agronomia Tropical pela UFAM (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) atuando em cursos tecnológicos e licenciaturas. Tem experiência na área de Biologia desenvolvendo pesquisas relacionadas à botânica e micologia.

MÁRCIO SILVEIRA NASCIMENTO
Graduado em geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Possui Especialista em informática na educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (2009). Membro do Grupo de pesquisa Interdisciplinaridade, Comunicação & Políticas Públicas do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia (NUPS). Atualmente, é aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico no IFAM.

MARIA MATILDE DA SILVA CARVALHO
Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (2016).


PAULINO PINHEIRO GAIA
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA-CE. Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Integrada de Patos. Atualmente é Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

RAFAELA DE ARAÚJO SAMPAIO LIMA
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) e especialista em Arquitetura de Interiores pela UNINORTE. Atua como professora dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado em Paisagismo e Curso Superior de Tecnologia em
Agroecologia do IFAM, Campus Manaus Zona Leste. Atualmente, é aluna de Mestrado no IFAM, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.

SANDRA MARA DE ALMEIDA LORENZONI
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFAM (2016). Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas.