Capa do livro: A ESCRITA HIPERTEXTUAL E COLABORATIVA:<br> uma experiência de produção de texto no ensino fundamental II

A ESCRITA HIPERTEXTUAL E COLABORATIVA:
uma experiência de produção de texto no ensino fundamental II

Autores: Jacimara Ribeiro Merizio Cardozo

A educação escolar sempre teve como desafio aperfeiçoar nos alunos habilidades que os levassem à eficiência na escrita. Percebe-se que as produções dos educandos parecem aquém da expectativa da modalidade escrita da língua. Concomitante aos problemas da produção textual está o advento da tecnologia digital, bem como sua influência na comunicação escrita dos alunos. As implicações da redação virtual chegam às escolas, mas ainda não existe uma estrutura organizada para saber aproveitar os benefícios da informática como instrumento auxiliar no processo educativo. Algumas escolas não preparam o educando para participar crítica e ativamente do mundo virtual. O processo de letramento escolar limita o aluno a uma atitude passiva diante das situações de leitura e escrita. O hipertexto é uma ferramenta que, como objeto de aprendizagem, pode auxiliar a escola a exercer sua função democratizadora de inserir o aluno na cultura digital, ao mesmo tempo em que potencializa suas competências e habilidades na modalidade escrita da língua no contexto contemporâneo. Acreditamos que uma produção textual, sequenciada pelo hipertexto, pode ser um instrumento de resgate do aluno que se encontra desmotivado devido a propostas limitadas de produção textual em sala de aula. Pode também contribuir para a autonomia do educando em explorar conteúdos, e, ainda, auxiliá-lo na organização e na representação de seu pensamento, além de potencializar uma escrita colaborativa e fazer surgir um interlocutor concreto para os textos produzidos, auxiliando na construção do hipertexto. Isso pressupõe a importância de se testarem novas estratégias de aprendizagem para tentar resolver velhos problemas de produção escrita.

Impresso
de R$ 42,94 por
R$ 33,03
Digital
de R$ 38,90 por
R$ 24,99

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1543-6
DOI: 10.24824/978854441543.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

A ESCRITA HIPERTEXTUAL E COLABORATIVA:<br> uma experiência de produção de texto no ensino fundamental II

JACIMARA RIBEIRO MERÍZIO CARDOZO
Graduada em Letras Português – língua e literatura pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Tem especialização na área de Estudos da Linguagem pela Faculdade SABERES. Especialização em Artes na Educação pela Faculdade de Educação. Mestre em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Pesquisa sobre os desafios da produção textual no Ensino Fundamental II. Propõe como alternativa de produção de texto a construção de Hipertextos, com participação colaborativa do aluno, como objetos de aprendizagem para o educando. Estuda o Hipertexto à luz da Semiótica. Atua como professora efetiva na Rede Municipal de Cariacica, lecionando no Ensino Fundamental II – 6° e 7° anos. Atua também como professora efetiva na Secretaria de Educação do estado Espírito Santo, lecionando no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Atuou, no ano de 2015, como mediadora na formação de professores de Língua Portuguesa da SEME – Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariacica.