Autores: Marco Antonio Stancik
O livro aborda aspectos menos evidentes, porém não menos reais, significativos e esclarecedores relativos ao conflito. Assim, o objetivo central da obra não é descrever e analisar combates, bombardeios, destruição, ou comentar o emprego de armamentos, tampouco indicar números de mortos e feridos, embora isso também seja tratado sempre que necessário para o desenvolvimento da reflexão.
Tomando por princípio que a guerra moderna, na sua forma de guerra total, não está restrita aos campos de combate ou à atuação militar, o que se propõe aqui é uma reflexão em torno de singulares e ilusoriamente singelas armas amplamente empregadas nos idílicos tempos da Belle Époque. Ou seja, trata-se de cartões-postais de conteúdo iconográfico belicista produzidos antes e durante a Grande Guerra. Eles são descritos e analisados de forma a desvelar seu papel de mobilização de militares e civis, tomando como exemplo o caso francês.
Constata-se que se tratava de pequenos souvenirs cujas funções estavam então profundamente ligadas às duas acepções do termo: eles, singelamente colorizados à mão, eram enviados no intuito de presentear seus destinatários, mas também atuavam no sentido de buscar manter e reafirmar na memória elementos enraizados no imaginário social do período. Por isso, tratando da guerra, os postais se mostram reveladores de percepções relativas à virilidade e feminilidade – entre tantos outros temas que se poderia explorar -, na forma como tenderam então a ser pensados na França. Indo além e a título de comparação, a obra também analisa exemplares produzidos na Alemanha naquele mesmo contexto.
Pretende-se assim proporcionar ao leitor elementos a mais para a análise e a reflexão em torno de aspectos ainda pouco explorados associados à Grande Guerra, conflito inaugurador do trágico século XX.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1512-2
DOI: 10.24824/978854441512.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
MARCO ANTONIO STANCIK
Doutor em História, Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Editor do periódico Ateliê de História – UEPG, Coordenador do Projeto de Pesquisa Continuada História e Imagem: Discursos Imagéticos e Representações, no âmbito do qual foi desenvolvido o presente estudo.