Capa do livro: PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores: Klinger Teodoro Ciríaco - Zionice Garbelini Martos Rodrigues (Orgs)

Nesta obra, o leitor poderá se deleitar com capítulos que buscam, no desenrolar das discussões, apresentar trabalhos investigativos que procuram medidas de superação dos estigmas e estereótipos predeterminados pela cultura profissional docente e de formação inicial/contínua do professorado brasileiro em relação à Matemática. Para este fim, em seus objetivos e ações compartilhadas, os autores tornam públicas suas práticas profissionais e de pesquisa em grupos colaborativos em distintas regiões do país.  Enquanto professores-pesquisadores, atuantes em cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, acreditamos que podemos caminhar e avançar, de forma mais efetiva, nas discussões acadêmicas sobre o potencial formativo das práticas colaborativas com professores em exercício profissional se o fizermos coletivamente, questão esta que estrutura-se como sendo a raíz central do projeto que culminou na elaboração/organização deste livro. Assim, discutir as potencialidades da ação pedagógica na perspectiva colaborativa é o grande objetivo do conhecimento reunido ao longo da leitura desta coletânea.

Impresso
de R$ 65,88 por
R$ 57,48
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 46,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1349-4
DOI: 10.24824/978854441349.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

KLINGER TEODORO CIRÍACO
Pós-Doutorando em Educação para Ciência, ênfase em Psicologia da Educação Matemática, pela Faculdade de Ciências da UNESP, Câmpus Bauru. Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus de Naviraí) concursado na área de "Tópicos Específicos da Educação Pré-Escolar". Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (FCT-UNESP) com Programa Intercalar em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa - Portugal (Doutorado Sanduíche); Mestre em Educação pela UNESP, área de concentração em Educação Infantil e Matemática; Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus Três Lagoas). É Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES - de Pedagogia da UFMS/CPNV; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/UFMS/CPNV) e do Grupo de Investigação Práticas Colaborativas em Educação Matemática (GIPCEM), ambos cadastrados no CNPq; Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA-FCT/UNESP). Tem experiência com a Docência na Educação Básica onde atuou como professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial (AEE). Atua na área de Educação e Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil, Grupos Colaborativos, Formação de Professores que Ensinam Matemática e Início da Docência.

ZIONICE GARBELINI MARTOS RODRIGUES
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Concluiu o doutorado em Educação Matemática na Universidade de Campinas em 2010. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História Oral, Formação de professores com Licenciatura em Matemática, Etnomatemática. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Birigui, SP. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do Subprojeto Birigui de 2012 a 2015. De 2011 a 2015 coordenou o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional. Desde 2014 é líder do grupo de pesquisa Grupo Colaborativo em Educação Matemática e Científica certificado pelo CNPq. Possui Pós-doutoramento pela Universidade Estadual Paulista, Campus Bauru, Faculdade de Educação. E Pós-doutoramento pelo Instituto de Educação na Universidade de Lisboa, Portugal. Atualmente atua no Núcleo de Gestão do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência, junto a Pró-reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.