Autores: Dulce Maria Strieder - Vilmar Malacarne (orgs.)
Este trabalho é estruturado a partir dos resultados de pesquisas científicas desenvolvidas por integrantes do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, criado e cadastrado no CNPq no ano de 2002. Tal grupo de pesquisa tem recebido apoio financeiro, para o desenvolvimento de suas pesquisas, da Fundação Araucária e da Unidade Gestora do Fundo Paraná.
As pesquisas, cujo desenvolvimento e resultados são apresentados e discutidos neste texto, tiveram origem em projetos estruturados e avaliados institucionalmente e, em sua maioria, desenvolvidos por meio de parcerias estabelecidas com grupos de pesquisa de outras universidades, como exemplo, o LaPEF/USP.
O foco central dessas investigações, e, por consequência, da presente coletânea, é a formação docente na área de Ensino de Ciências e Matemática, abrangendo reflexões acerca de elementos vinculados às políticas e às práticas de formação inicial e continuada, concepções e representações de professores com origem em elementos culturais pouco abordados nos processos formativos, além do relato sobre a integração de professores em momentos específicos de formação. Neste sentido, as problemáticas abordadas nos sete capítulos que constituem o livro são uma rica fonte de consultas.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-117-0
DOI: 10.24824/978858042117.0
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Integrantes do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática
Dulce Maria Strieder (org.)
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.
Vilmar Malacarne (org.)
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/USP e docente do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.
Angelita Minetto Araujo
Doutora
Arleni Elise Sella Langer
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ UNIOESTE.
Dulcyene Maria Ribeiro
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP e docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.
Francieli Agostinetto Antunes
Mestre
Tania Stella Bassoi
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná e docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Tatiane Staub
Graduanda do Curso de Licenciatura
Docentes pesquisadores colaboradores externos
Maria Tereza Carneiro Soares
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná/UFPR.
Sergio de Mello Arruda
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/USP; docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina/UEL.